São três jogadores de uma categoria superlativa, que não tem passado pelo Benfica nos últimos anos. (Há ainda Waldschmidt que não conheço.)
O Benfica tinha no seu plantel alguns jogadores de qualidade - já lá vou - mas craques desta dimensão não. Cebolinha é o que vi menos mas o facto de ser um jogador de selecção brasileira diz muito.
A confirmarem-se as notícias, as contratações de Vertonghen e Cavani dariam uma outra dimensão ao Benfica, uma outra capacidade de competir a nível europeu. E, claro, uma obrigação de ganhar tudo a nível nacional.
As contratações melhorarão muito um plantel no qual há já qualidade: Odysseas, Grimaldo, Rúben Dias, Florentino, Gabriel, Pizzi, Rafa e Vinícius são jogadores que poderiam facilmente fazer parte dos plantéis de grandes clubes europeus sem envergonhar. E depois há ainda o caso de Weigel que alguns insistem que é um grande jogador mas que até ao momento não mostrou nada. Mas claro que tenho consciência que jogou num clube e num campeonato altamente competitivos pelo que alguma qualidade terá.
Tem faltado ao Benfica agressividade defensiva e acutilância ofensiva. A confirmarem-se as contratações, as coisas vão mudar para melhor. Vertonghen é um defesa com os níveis certos de agressividade e assertividade e Cebolinha é um jogador que assume o jogo ofensivo e avança sobre os adversários. Sobre Cavani nem vale a pena falar.
Vamos então às dispensas.
A seguinte lista é um misto do que eu acho e do que penso que JJ decidirá:
Zlobin
Tomás Tavares (emprestado)
Jardel
Fejsa
Taarabt
Chiquinho
Zivkovic
Dyego Sousa
Ferreyra (que regressou do empréstimo)
Seferovic.
Estou quase seguro de que a grande maioria destes sairá mesmo. E não posso dizer que não concorde, apesar de reconhecer que alguns deles são jogadores interessantes e/ou que deram o seu melhor ao clube. Simplesmente acho que o seu rendimento não está ao nível de um Benfica. No caso de Fejsa e Jardel o caso é diferente: com a idade e historial de lesões simplesmente chegaram ao fim do seu ciclo no clube. A minha maior dúvida é Seferovic porque apesar de tudo é um jogador agressivo, com características interessantes de velocidade, poder físico e capacidade de choque.
Numa segunda linha, temos outros jogadores que estarão na "corda bamba", sobretudo por a concorrência dos ser muito forte, casos de Cervi, Jota (empréstimo) e Samaris. São jogadores de que gosto e que têm qualidade mas que nas actuais circunstâncias não terão grandes hipóteses de jogar. No caso de Samaris, só com a saída de Weigel ou Gabriel (em que não acredito) faria sentido continuar, até porque, segundo a imprensa, JJ gosta de Florentino e aposta no jogador.
não sei se o tomas não tem mais hipótese de ficar como lateral esquerdo do que o nuno.
ResponderEliminarpor conhecer o homem até acho que o jardel tem mais hipóteses de ficar, até porque ele deve ficar com cinco centrais, do que o ferro.
quer o taarabt, quer o chiquinho não sei se não ter possibilidades de ficar noutras posições que não as que ocuparam este ano.
seferovic ou dyego sousa um dele deve ficar.
quanto aos outros tres o samaris só deve sair se for contratado mais algum jogador para a posição, até porque ele pelos vistos quer 25 jogadores de campo e isso vai implicar sempre no mínimo 5 medios centro.
cervi é a grande incognita, quanto ao jota se ficar não joga por isso o melhor é ser emprestado.
Taarabt pode ser o 8 que mais se aproxima de Enzo. Jesus pode ser a salvação de Jota.
ResponderEliminarSe o Jota não cortar o cabelo vai ter o mesmo destino do Nélson. Lembram-se?
EliminarEstúpido como o outro é! Agora espero que o Jesus lhe dê tanto na cabeça até alguns neurónios começarem a funcionar.
Eliminar