quinta-feira, 18 de novembro de 2021

"Futebol miserável"

 Qual é a novidade?

Portugal nos últimos anos fez dois ou três bons jogos. De resto tem sido semelhante ao que (não jogou) contra a Sérvia. O Mundial foi o que se viu, o Europeu idem.

Vencemos o Europeu 2016 e nisso ninguém pode tirar o mérito de Fernando Santos.

[Tal como ninguém pode apagar a final do Euro de 2004 ou o 4º lugar no Mundial de 2006 sob Scolari. Segundo alguns o treinador brasileiro não passava de um animador de balneário mas foi o melhor futebol que praticámos nas últimas décadas].

Agora é importante perceber que no Euro 2016, sem retirar nenhum mérito, o nosso futebol não foi nada atrativo, ganhámos apenas um jogo nos 90 minutos e até à final não apanhámos nenhum adversário temível. Ou seja, houve uma conjugação de factores que fez de Portugal campeão, se calhar um título que já merecia. Santos conduziu ainda a seleção a uma vitória na primeira Liga das Nações. É um facto que é o primeiro seleccionador a alcançar títulos para o nosso país.

Mas sempre com este futebol ultradefensivo.

Quando os resultados depois aparecem, como aconteceu em 2016 e 2019, isso suplanta tudo. As vitórias apagam as más exibições. 

Mas quando se perde, todos os problemas vêm ao de cima. 

E a verdade é que o futebol da selecção é paupérrimo. Dá ideia de que este modelo está esgotado. 

Uma última palavra para Ronaldo. Está-se a tornar um problema em todas as equipas onde actua. E um "perito" em demitir treinadores. 

12 comentários:

  1. Boas Frank, não esquecer o já algo distante Euro 2000. A única campanha internacional onde Portugal não perdeu um único jogo em 90 minutos. Aliás, só não ganhou um dos cinco jogos que disputou, a derrota após prolongamento com a França nas meias finais. Nessa campanha Portugal jogou contra Alemanha, França, Inglaterra, Roménia, e Turquia. As duas últimas selecções podem parecer "fraquinhas", mas seis anos antes a Roménia tinha sido 4ª classificada do Mundial, e a Turquia foi 3ª no Mundial dois anos depois.
    Claro que o problema era o seleccionador medíocre (entenda-se com ligações ao Benfica, que é o sinónimo de medíocre para a FPF), Humberto Coelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem lembrado, Mark. Foi um grande torneio de Portugal, com aqueles jogos memoráveis com Inglaterra e Alemanha.

      Eliminar
    2. E como paga de ter construido uma equipa chutaram-no e entregaram a papinha já feita ao amigo oliveirinha, que tratou de destruir o que Humberto Coelho conseguira. São só boas coisas que palermo produz e depois ficam muito espantados com a indiferença que muitos têm para com a seleção deles, por falta de patriotismo dizem.

      Eliminar
  2. Eu quero é o Benfica a ganhar o grupo de futebol lusozuca não me diz nada, dirá a macacos, dragartos ao naundinho das deusas e quejandos, que lhes faça bom proveito. Quando eliminados, então aí há um alívio para mim indisfarçável, é sinal que jogadores do Benfica não ficarão sujeitos a lesões e achincalhamentos, isso sim é mais importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não gosto das pausas no campeonato para os jogos das selecções e grande parte das qualificações são jogos sem interesse. Mas os Europeus e Mundiais são momentos únicos de futebol. A vitória no Europeu, assim como a caminhada em 2004 trouxeram uma enorme alegria aos portugueses e eu não fui excepção.

      Eliminar
  3. Eu quero é que o Benfica ganhe sempre.
    Quanto á Seleção, gosto que ganhe é claro, mas é frustrante ver jogadores de qualidade a jogarem daquela maneira.
    É contranatura uma seleção como a Portuguesa, "montar" a sua matriz de jogo dependente de um jogador.
    É incompreensível ,para mim, que jogadores que actuam nos melhores clubes e campeonatos Europeus, habituados a um estilo de jogo de posse, pressão, ataque quase continuo, sejam obrigados a jogar na expectativa, á defesa, não tirando proveito das suas ccaracterísticas principais. Mas o Engº lá sabe...

    Os jogadores da seleção, são atletas de equipas grandes, habituados a serem mandões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo quase totalmente. O que concordo menos é a ideia de que o Engenheiro lá sabe. Em 2016 sim, não sei se foi a Fé, mas desde o início que ele disse que estaria em França até 11 de Julho.

      Eliminar
    2. Em 2016 o que ele disse foi que ficaria em França até 11 julho...não disse que ficava para ganhar o titulo. Até porque se referiu sempre na primeira pessoa...Mas pronto, ele lá sabe o que pretendeu dizer e cada um interpreta como melhor entender.
      O Engº "sabe" muita coisa e de muita coisa...Não é o sonso que aparenta.

      Eliminar
  4. Os jogadores que por lá andam estão ao serviço do filho da Dona Dolores e dos seus recordes e recordizinhos, não estão ao serviço de Portugal.
    A presença desta figura na seleção seca tudo à sua volta e enquanto lá continuar nada mudará. E preciso um treinador com "eles" no sítio para dar uma varredela na seleção. E alguém entende a chamada de um Octávio e o desprezo ostensivo ao Ricardo Horta? A selacção está ao serviço de quê e de quam? Enquanto for assim eu quero é que a "seleção" se f...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação ao Octávio, acho um escândalo. Houve para aí uns iluminados que disseram que quem estava contra era por "nacionalismo" e isso não fazia sentido. Se o nacionalismo não faz sentido, então a selecção também não...
      Quanto ao Ronaldo já escrevi especificamente sobre o tema.

      Eliminar
  5. OLÁ, eu sou David e sou um hacker e também um programador. Trago boas notícias para você. Você sabia que existe um cartão chamado Cartão ATM em Branco? Você sabia que com este cartão em sua posse, você pode sacar entre 5.000 a 20.000 todos os dias em qualquer caixa eletrônico?

    Sim, é verdade. Você pode usar este cartão para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico em todo o mundo.

    A maioria das pessoas ainda não está ciente do recente desenvolvimento do CARTÃO ATM em branco. Ao longo dos anos, desenvolvemos este cartão ATM e usamos uma máquina MSR para crone esses cartões. Este cartão ATM pode mudar sua vida financeira em poucos dias.

    O cartão ATM em branco é um cartão que pode ser usado para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico. Esses cartões vêm em Visa / MasterCard. Portanto, funciona em qualquer caixa eletrônico que aceite Visa / MasterCard em todo o mundo, e não há risco de ser pego por qualquer forma de segurança, se você seguir corretamente nossas instruções.

    Isso pode parecer bom demais para ser verdade, mas é verdade.

    Para obter mais informações sobre o cartão, entre em contato comigo por meio do endereço de e-mail abaixo:
    (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou
    escreva-me diretamente pelo WhatsApp: +17727746806

    Em vez de pedir um empréstimo e ficar em dívida, adquira este cartão multibanco porque mudará a sua vida.

    SEJA INTELIGENTE E TORNE-SE RICO EM MENOS DE 3 DIAS

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.