quinta-feira, 18 de novembro de 2021

"Futebol miserável"

 Qual é a novidade?

Portugal nos últimos anos fez dois ou três bons jogos. De resto tem sido semelhante ao que (não jogou) contra a Sérvia. O Mundial foi o que se viu, o Europeu idem.

Vencemos o Europeu 2016 e nisso ninguém pode tirar o mérito de Fernando Santos.

[Tal como ninguém pode apagar a final do Euro de 2004 ou o 4º lugar no Mundial de 2006 sob Scolari. Segundo alguns o treinador brasileiro não passava de um animador de balneário mas foi o melhor futebol que praticámos nas últimas décadas].

Agora é importante perceber que no Euro 2016, sem retirar nenhum mérito, o nosso futebol não foi nada atrativo, ganhámos apenas um jogo nos 90 minutos e até à final não apanhámos nenhum adversário temível. Ou seja, houve uma conjugação de factores que fez de Portugal campeão, se calhar um título que já merecia. Santos conduziu ainda a seleção a uma vitória na primeira Liga das Nações. É um facto que é o primeiro seleccionador a alcançar títulos para o nosso país.

Mas sempre com este futebol ultradefensivo.

Quando os resultados depois aparecem, como aconteceu em 2016 e 2019, isso suplanta tudo. As vitórias apagam as más exibições. 

Mas quando se perde, todos os problemas vêm ao de cima. 

E a verdade é que o futebol da selecção é paupérrimo. Dá ideia de que este modelo está esgotado. 

Uma última palavra para Ronaldo. Está-se a tornar um problema em todas as equipas onde actua. E um "perito" em demitir treinadores. 

11 comentários:

  1. Boas Frank, não esquecer o já algo distante Euro 2000. A única campanha internacional onde Portugal não perdeu um único jogo em 90 minutos. Aliás, só não ganhou um dos cinco jogos que disputou, a derrota após prolongamento com a França nas meias finais. Nessa campanha Portugal jogou contra Alemanha, França, Inglaterra, Roménia, e Turquia. As duas últimas selecções podem parecer "fraquinhas", mas seis anos antes a Roménia tinha sido 4ª classificada do Mundial, e a Turquia foi 3ª no Mundial dois anos depois.
    Claro que o problema era o seleccionador medíocre (entenda-se com ligações ao Benfica, que é o sinónimo de medíocre para a FPF), Humberto Coelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem lembrado, Mark. Foi um grande torneio de Portugal, com aqueles jogos memoráveis com Inglaterra e Alemanha.

      Eliminar
    2. E como paga de ter construido uma equipa chutaram-no e entregaram a papinha já feita ao amigo oliveirinha, que tratou de destruir o que Humberto Coelho conseguira. São só boas coisas que palermo produz e depois ficam muito espantados com a indiferença que muitos têm para com a seleção deles, por falta de patriotismo dizem.

      Eliminar
  2. Eu quero é o Benfica a ganhar o grupo de futebol lusozuca não me diz nada, dirá a macacos, dragartos ao naundinho das deusas e quejandos, que lhes faça bom proveito. Quando eliminados, então aí há um alívio para mim indisfarçável, é sinal que jogadores do Benfica não ficarão sujeitos a lesões e achincalhamentos, isso sim é mais importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não gosto das pausas no campeonato para os jogos das selecções e grande parte das qualificações são jogos sem interesse. Mas os Europeus e Mundiais são momentos únicos de futebol. A vitória no Europeu, assim como a caminhada em 2004 trouxeram uma enorme alegria aos portugueses e eu não fui excepção.

      Eliminar
  3. Eu quero é que o Benfica ganhe sempre.
    Quanto á Seleção, gosto que ganhe é claro, mas é frustrante ver jogadores de qualidade a jogarem daquela maneira.
    É contranatura uma seleção como a Portuguesa, "montar" a sua matriz de jogo dependente de um jogador.
    É incompreensível ,para mim, que jogadores que actuam nos melhores clubes e campeonatos Europeus, habituados a um estilo de jogo de posse, pressão, ataque quase continuo, sejam obrigados a jogar na expectativa, á defesa, não tirando proveito das suas ccaracterísticas principais. Mas o Engº lá sabe...

    Os jogadores da seleção, são atletas de equipas grandes, habituados a serem mandões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo quase totalmente. O que concordo menos é a ideia de que o Engenheiro lá sabe. Em 2016 sim, não sei se foi a Fé, mas desde o início que ele disse que estaria em França até 11 de Julho.

      Eliminar
    2. Em 2016 o que ele disse foi que ficaria em França até 11 julho...não disse que ficava para ganhar o titulo. Até porque se referiu sempre na primeira pessoa...Mas pronto, ele lá sabe o que pretendeu dizer e cada um interpreta como melhor entender.
      O Engº "sabe" muita coisa e de muita coisa...Não é o sonso que aparenta.

      Eliminar
  4. Os jogadores que por lá andam estão ao serviço do filho da Dona Dolores e dos seus recordes e recordizinhos, não estão ao serviço de Portugal.
    A presença desta figura na seleção seca tudo à sua volta e enquanto lá continuar nada mudará. E preciso um treinador com "eles" no sítio para dar uma varredela na seleção. E alguém entende a chamada de um Octávio e o desprezo ostensivo ao Ricardo Horta? A selacção está ao serviço de quê e de quam? Enquanto for assim eu quero é que a "seleção" se f...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação ao Octávio, acho um escândalo. Houve para aí uns iluminados que disseram que quem estava contra era por "nacionalismo" e isso não fazia sentido. Se o nacionalismo não faz sentido, então a selecção também não...
      Quanto ao Ronaldo já escrevi especificamente sobre o tema.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.