segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Preparado para o pior

 Escrevi aqui antes do jogo com o Boavista que era muito importante capitalizar nos resultados positivos das últimas jornadas e aproveitar a semana que faltava para continuar a melhorar e aumentar os níveis de confiança de forma a poder encarar o jogo com o Ajax com alguma esperança.

A primeira parte do jogo com o Boavista até deu a impressão de que algo assim poderia acontecer. Os comentadores do jogo estavam a dizer (bem) que o Benfica para aquele jogo, e uma vez que tinha já uma vantagem de dois golos, tinha como objectivo aliar uma boa exibição a um bom resultado e não sofrer golos.

Depois tudo se desmoronou. Primeiro Vertonghen faz um passe de risco e Rafa tenta um bonito ainda dentro do nosso meio campo. Quando esse movimento falha e o Boavista fica com a bola, o seu jogador tem campo livre para avançar. O Benfica está totalmente desposicionado, com poucos homens para defender. O golo foi natural, até pelo domínio de jogo que o Boavista estava a exercer.

Depois o Benfica continuou sem reagir e sofreu mais um golo, em mais um lance em que defende pessimamente, neste caso num lançamento de linha lateral.

Até me parece que Veríssimo nem leu mal o jogo. O plano inicial revelou-se acertado: Taarabt encaixou muito bem e fez talvez o seu melhor jogo deste que chegou ao Benfica. E quando substitui o marroquino, Veríssimo fez uma análise teoricamente correcta: João Mário poderia dar equilíbrio e posse de bola ao Benfica, retirando assim iniciativa e crença ao Boavista. O problema é que a equipa já estava demasiado reactiva (quando deveria ter tido muito mais iniciativa e domínio) e João Mário não alterou nada, muito pelo contrário. É como se não tivesse entrado em campo. 

Dado este desfecho, o que a equipa (não) demonstrou, mas sobretudo face ao que vem acontecendo nos últimos meses, temo o pior no jogo com o Ajax. Se o Benfica sofre golos há 6 jogos consecutivos. Contra equipas medíocres... Imagine-se pois o que pode acontecer com o Ajax, uma máquina de futebol de ataque e golos, que desmantelou nos últimos anos vários adversários, incluindo, há não muito tempo, o Sporting em Alvalade. Em conclusão, estou preparado para o pior. 


2 comentários:

  1. infelismente partilho do mesmo sentimento pobre BENFICA o que te tornaste

    ResponderEliminar
  2. o verissimo fez a leitura certa mas tarde de mais aquelas substituições tinham sentido dez, quinze, minutos antes.
    naquela altura já se impunham mais alem das que fez, weigl estava condicionado com amarelo, o gonçalo desgastado o rafa já estava noutra.
    ou entrava o meite para o seu lugar ou para o do gonçalo e o weigl subia no campo a par do joão mario.

    mesmo depois de termos sofrido o golo ele tinha de fazer substituições para parar o jogo e quebrar a pressão deles mas não fez nada ficou à espera e mesmo depois do empate só alterou sete minutos depois não faz sentido nenhum.

    é que eles mostraram logo ao que vieram no inicio da segunda parte e a apatia nossa também logo nessa altura.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.