quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Veríssimo mostra trabalho

 O Benfica manteve a eliminatória viva, num jogo muito difícil, emotivo e intenso.

Sofremos os dois golos da praxe, o primeiro perfeitamente evitável: Vlachodimos faz um passe demasiado arriscado, Grimaldo ajeita a bola para o adversário, deixando a equipa em contrapé (Gilberto também estava mal posicionado) e tornando o golo quase inevitável. Mas felizmente não se confirmaram os meus piores receios. Pelo contrário: dividimos o jogo, nunca nos nos desconjuntámos e o Ajax teve dificuldade em encadear o seu futebol, principalmente aquelas combinações desconcertantes que deixam as defesas em palpos de aranha. O facto é que a nossa defesa esteve por regra bem posicionada. Passámos, é certo, por momentos muito complicados no fim da primeira parte, altura em que o Ajax podia ter sentenciado a eliminatória. Mas também teria sido algo injusto, pois os holandeses já estavam na frente do marcador sem merecerem demasiado, uma vez que o Benfica até entrou bem e depois de empatar sofreu novo golo um pouco do nada e contra a corrente do jogo.

A segunda parte foi bastante diferente, para melhor. Rafa apareceu mais, Taarabt esteve excelente e criámos bastante caudal ofensivo, com largos períodos de domínio do jogo e o adversário totalmente recolhido no seu meio campo. O golo apareceu num momento de transição, quando eventualmente até já nem estávamos a dominar tanto. Depois disso podíamos ter feito o 3-2 num centro de Darwin para Yaremchuk e pelo meio houve um penalti indiscutível sobre Ramos que o VAR não quis sancionar. 

Em  geral foi um bom jogo, com vários golos e oportunidades e domínio alternado. Cabe dar os parabéns a Nelson Veríssimo pois ele é o principal obreiro deste empate (que nas actuais circunstâncias e face às expectativas e qualidade do adversário não é um mau resultado).

Primeiro, porque assumiu a equipa num momento dificílimo e ainda para mais nas circunstâncias pessoais que se conhecem. Segundo, porque apesar das coisas não terem vindo a correr bem não se desmoralizou, não deixou de continuar a fazer o seu trabalho com o mesmo profissionalismo e nunca se escondeu. E finalmente porque preparou muito bem este jogo.

Quando toda a gente pensava que iria jogar com três meio campistas e três avançados, jogou num 4-4-2 com Gonçalo Ramos a baixar e subir conforme a equipa atacava ou defendia. E Ramos fez um excelente jogo, tendo sido decisivo no segundo golo. Além disso, deixou João Mário no banco e apostou em Taarabt. Este já havia estado bem no Bessa e esta noite terá sido mesmo o melhor em campo pelo Benfica. Foi um dos jogos mais conseguidos do marroquino desde que chegou ao clube, ele que tem evoluído muito com Veríssimo, perdendo muito menos bolas.

Em suma, uma segunda parte muito boa, com ritmo fortíssimo, permite ao Benfica acalentar algumas esperanças para o jogo de Amsterdão. E isso é mérito de Veríssimo. Há agora, como disse o próprio numa boa conferência de imprensa, que dar continuidade já no próximo jogo de forma a consolidar estas melhorias. 

6 comentários:

  1. A DIFERENÇA ESTÁ NOS ÁRBITROS

    Principalmente, nos Orgãos Instituídos; Federação e Liga, nos poderes no futebol português e controle da comunicação social, que são eles que permitem todo o regabofe no futebol português: campos inclinados, indisciplina, declarações e ações de dirigentes, enfim enquanto tivermos isto, cá vamos continuar a ter mais do mesmo, este ataque cerrado do GLORIOSO, este ano internamente, tem objetivos económicos, tentam descredibilizar o GLORIOSO, porque vêm aí os direitos televisivos dos quais somos cruciais. Aqui RC, não pode ser anjinho, tem que se posicionar doutro modo: confrontar poderes, mostrar poder, discordar das coisas como estão, tomar posições, até pode gostar de mostrar que é bem educado, e pode continuar a sê-lo, mas tem de deixar de ter medo, de eventualmente serem os outros a não quererem cumprimentar, por começar a tomar posições que não lhes agradam, eis algumas: discordar da sede da LIGA no PORTO, discordar de eternizar Fernando Gomes, na federação como Presidente eternamente, discordar do Fontelas Gomes na arbitragem, abrir a Benfica TV, alterar regulamentos do VAR, etc,e outros assuntos que os participantes Benfiquistas poderão acrescentar e que considerem oportunos. RC não tem que ter medo do confronto, aí verá se o seu fair play é correspondido, se os outros (rivais com outros interesses) vão continuar a ser e a se preocuparem tanto em o cumprimentarem...de continuarem a serem !!! seus amigos. O Benfica Hoje fez um bom jogo, até deu para uma penalidade em minha opinião duvidosa não ser marcada, mas em portugal, o campo inclina nas penalidades, foras de jogo, golos do adversário irregulares, expulsões, invasões de campo, dirigentes, agressões, condicionamento de árbitros,VAR, tudo conta para desestabilizarem o BENFICA e beneficiar os de costume.

    ResponderEliminar
  2. o gonçalo esteve bem mas neste tipo de jogo que obriga a um esforço enorme a fazer aquela dupla missão leva a que depois na segunda parte quando precisávamos de um segundo avançado ele estava todo roto.

    se era para entrar na primeira parte um pouco na expectativa, e não acho que fosse uma estratégia errada, deveríamos ter jogado com o paulo bernardo ou com o joão mario em vez do gonçalo e o taraabt no lugar do gonçalo.
    e depois na segunda meter o gonçalo ou ao intervalo ou aquando do yaremchuck.

    ResponderEliminar
  3. Boas Frank, o Veríssimo ainda tem muito que crescer e não é só a nível da táctica ou dos treinos, é mesmo na leitura de jogo, substituições, e comunicação. Em todo o caso há que referir que em alguns aspectos a equipa até tem melhorado desde que o Veríssimo pegou nela, e ontem talvez tenhamos feito os melhores 90 minutos com ele. Ainda assim temos muito trabalho pela frente, mas se a evolução se mantiver, creio que Veríssimo poderá atingir o estatuto de "treinador do clube" (tipo o Toni ou o Wilson), e podendo trabalhar com um bom treinador ou bons treinadores, acredito que vá evoluir muito mais e possa ser uma garantia no caso de as coisas correrem mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que não corram com ele...
      Eu concordo, independentemente do que venha a acontecer até ao final da época ele deve manter-se no clube. Abraço e obrigado pelo comentário

      Eliminar
    2. o problema do verissimo enquanto treinador é a mesma que a maioria dos jogadores da formação sobem cedo de mais à equipa principal e numa altura que ainda não tem as qualidades mínimas para o fazerem depois a como norma não resulta porque ainda falta muita coisa.
      mas no caso do verissimo, como dos jogadores, a culpa é de quem quer fazer treinadores e jogadores como se faz enchidos.

      Eliminar
  4. Ó Mark, tu acreditas e sabes mt de futebol. Coitado do Veríssimo... Já agora, que equipa estás a treinar??!!
    SLB forever!!!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.