quinta-feira, 5 de maio de 2022

O futuro do Benfica e as competições europeias

 O Benfica venceu a Youth League na final mais desequilibrada de sempre na competição (e também da "competição mãe", a Liga dos Campeões - incluindo a fase Taça dos Campeões). Foi um jogo de domínio absoluto do Benfica, com os austríacos a terem a sua melhor oportunidade apenas num erro crasso da nossa defesa. Com excepção do fim da primeira parte e uns curtos minutos na segunda, o Benfica dominou a seu bel prazer, não dando qualquer hipótese ao RBS. A entrada no jogo foi fundamental: o Benfica foi para o ataque desde o apito inicial do árbitro e rapidamente marcou dois golos. Com alguma naturalidade, diga-se. E isto depois do Salzburgo ter cilindrado o Atlético de Madrid. Claramente a lição foi muito bem estudada pelos nossos treinadores e interpretada pelos jogadores que actuaram com grande confiança e anularam completamente o jogo do adversário.

Este tem claramente que ser o caminho do Benfica: aposta na formação e um modelo de futebol atacante e dominador. Essa é a nossa matriz e é por aí que temos de caminhar. Primeiro para voltar a vencer internamente, segundo para poder ter boas prestações nas competições europeias. Este ano isso aconteceu, mas precisamos de o fazer de forma sustentada e consistente.

Nesse sentido, a contratação de Roger Schmidt parece-me fazer sentido. Veremos depois na prática como as coisas se passam mas a ideia é legítima.

E falando de competições europeias, como não comentar o que se passou na noite de quarta-feira em Madrid? Parece mesmo existir algo de paranormal nas noites europeias do Real Madrid, especialmente esta época. Todos compreendemos que o Real tem um grande treinador e grandes jogadores, alguns entre os melhores do mundo. Courtois ontem mostrou porque é dos melhores guarda redes, ao dizer presente nos momentos decisivos, Vinícius foi infernal, Rodrygo voltou a ser talismã e Benzema tem sido o rei da Champions. E um meio campo com Modric, Kroos e Casemiro impõe respeito, especialmente se este último puder fazer faltas impunemente, como aconteceu ontem. Tudo isso é verdade, mas no jogo o City dominou praticamente desde o início, teve oportunidades flagrantes para fazer o 2-0 e acabar com a eliminatória, daquelas que quase nem se percebe como a bola não entra, e o Real marca no seu primeiro remate à baliza, quase no minuto 90, numa jogada em que a bola parecia perdida pela linha de fundo, e empata a eliminatória 1 minuto depois. A partir daí não tive qualquer dúvida de que o Real estaria na final.

Uma última palavra para os ex-benfiquistas Rúben Dias e Ederson. Infelizmente não foram felizes e ficam ligados à eliminação do City. 6 golos sofridos é demasiado e nalguns deles podiam e deveriam ter feito mais e melhor. O penalti cometido por Rúben foi o culminar de uma performance muito abaixo ele é capaz. 

2 comentários:

  1. mas temos que ter muito cuidado com estas coisas do futuro, basta ir ver os jogadores que jogaram as outras tres finais, titulares e suplentes, e ver qual foi a quantidade de jogadores por fornada que resultaram na equipa principal.
    é que desta vez a quantidade também não ira fugir muito do que foi no passado.

    o modelo a seguir no futuro pode ser esse que dizes mas no imediato o nosso grande problema é não sabermos defender na globalidade como equipa,e que vai muito alem de termos vários jogadores que defendem mal, e tenho duvidas se este será o treinador certo para alterar isto.
    até porque não me parece que o problema se resolva só pela mera troca de jogadores.

    nas competições europeia, especialmente na liga dos campeões, fica a ideia que mais do que os jogadores são os clubes que chegam, e depois vencem, às fases adiantadas das provas.
    só assim se explica que determinados clubes mesmo tendo os melhores jogadores, psg e city por exemplo mas existem mais, tenham muito mais dificuldades que outros clubes, com historial na prova, mesmo que até tenham jogadores que foram campeões noutros clubes mas depois não o consigam ser nos tais clubes sem historial.

    ResponderEliminar
  2. Será por acaso que o Real Madrid eliminou no prolongamento depois de levar um banho de bola tanto do P.S.G, Chelsea e do Manchester city ?

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.