quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Taarabt e Weigl

 Convém não esquecer que, há não muito tempo, esta era a dupla do meio campo do Benfica. Treinadores chegavam e partiam, entre eles Jorge Jesus, mas esta dupla mantinha-se firme. Antes da chegada do alemão (e da recuperação do marroquino, "cortesia" de Bruno Lage), o Benfica tinha sido campeão e vencido o Sporting por 5-0 na Supertaça.

Após esta dupla assumir a titularidade, o meio campo do Benfica tornou-se num passador e nunca mais vencemos nenhuma competição nem jogo importante. 

Claro que isso não justifica partirem os dentes a Taarabt no Porto e Pepe ainda lhe dar um soco por cima, tudo claro, sem sequer um amarelo. Nesse jogo (8/2/2020) nem faltou o habitual penalti para o Porto, num lance em que o Ferro é claramente empurrado. E isto com o Sr. Soares Dias ao apito e Tiago Martins no VAR... Coitadinhos, eles não viram nada. Nunca vêem. 

A não ser quando é ao contrário, claro. 

Numa meia final da Taça da Liga da época anterior, equipa de arbitragem e VAR conseguiram ver que Rafa estava meio centímetro adiantado num golo contra esse mesmo Porto.

Há coisas que não mudam no futebol português. Mas isso são outros quinhentinhos.

Lembrei-me de Taarabt e Weigel sem aparente razão mas essa memória é ilustrativa do quanto o Benfica mudou em pouco tempo. Schmidt trouxe outra cultura, outra exigência e outros jogadores. Não se trata de mudar tudo: Ody, Ottamendi, Grimaldo, Florentino, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos já lá estavam. Mas curiosamente Schmidt cedo tornou claro que não contava com os dois jogadores mais frequentemente titulares no meio campo nas épocas anteriores. Felizmente. 

6 comentários:

  1. Frank bem hajas sentias saudades de um texto teu te ausentas demasiado tempo, pronto gostei de ler falas em dois jogadores nomes antigos do passado um se foi mas no que toca ao Weigl ainda nos pertence que se mantenha la por fora ate ao final de contrato que horror com esses dois que meio campo tao meiguinho comparado com o actual por isso nao ganhavamos nada.
    Quanto ao Tiagao Martins Soares dias e outros trafulhas da arbitragem temos que jogar mesmo bem se quizermos ganhar algo eles nao nos deixam viste o Braguinha hoje perdeu 4-0 com a Fiorentina muita falta lhes fizeram Tiago Martins e o Fabio Melo em contraste o nosso Benfica na champions ate lhes marcam uns penalties a favor coisa rara ca dentro .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Esta jornada europeia parece que foi karma: o Braga levou com uma expulsão por pisão e nós tivemos um penalty marcado a nosso favor parecido com o que nos foi sonegado em Braga.
      Por outro lado, dizia há dias um benfiquista que gostaria que o Braga jogasse contra o Benfica como joga contra o Sporting e que o Sporting jogasse contra o Benfica como joga contra o Porto. Mas contra o Benfica eles todos se superam.

      Eliminar
  2. a bem da verdade quer o weigl a titular, quer o taarabt a titular, existiram vitorias ou bons resultados em jogos importantes o que nunca aconteceu foi com os dois ao mesmo tempo a titulares.
    porque claramente eram a pior dupla possível um que perdia toda e qualquer bola o outro porque nunca foi um recuperador de bolas.

    a bem da verdade taarabt esse nunca contou para o treinador nem um particular sequer fez, weigl não era um titular para o roger mas até jogou em jogos oficiais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Weigl tinha um outro estatuto e não podia simplesmente ser remetido para a equipa B, até porque isso o desvalorizaria ainda mais. Sinceramente até hoje ainda não percebi bem quais os seus principais atributos futebolísticos. Talvez ser um jogador fiável em termos de posse de bola. Era raro perdê-la. No entanto fazia passes para o lado e para trás. A responsabilidade passava para os outros. Além disso realmente não recuperava bolas nenhumas, o que para um trinco é uma coisa impensável. Em termos de chegada à área contrária lembro-me de um golo num bom remate de fora da área e de um ou outro na sequência de canto. É muito pouco para um jogador que supostamente ia dar outra dimensão ao nosso meio campo. Deu, mas para pior.

      Eliminar
    2. O Javi Garcia e o Fejsa eram máquinas de recuperação de bolas. Estavam em cima do adversário. O seu papel era esse, não o de fazer passes longos. Agora um jogador que não recupera bolas, por quem é bastante fácil passar e que além disso não tem capacidade de passe longo, na minha opinião não cabe num 11 titular do Benfica nem de nenhuma equipa de topo. Não lhe desejo nada de mal, pelo contrário, mas acho que a sua passagem pelo Benfica foi muito prejudicial.

      Eliminar
    3. mas só fazer passes para o lado e para trás em si não é uma coisa má naquela posição desde que se tenha outras qualidades, que ele não tinha, mas a culpa nem era do jogador era dos vários treinadores que sabendo que ele não tinha qualidades para jogar naquela posição continuamente o mantinham e colocavam a titular.
      isto para não falar em quem o foi contratar e isto tanto serve para o weigl, para o taarabt e para tantos outros que foram contratados e foram titulares sem terem capacidade para o serem.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.