sábado, 16 de março de 2013

Jornada perigosa

Faltam 8 jogos e estão em disputa 24 pontos até ao fim do campeonato.
Neste momento, só 4 equipas, o Benfica, o Porto, o Braga e o Paços de Ferreira, podem  chegar ao título. Todas as outras estão já matematicamente impossibilitadas de o alcançar.
No fim desta jornada, caso o Benfica vença, fica a 19 pontos de matematicamente se tornar campeão. No caso do Porto escorregar, amanhã ou noutro jogo, por exemplo na semana seguinte em Coimbra, 17 ou 16 pontos poderiam ser suficientes.

Isto são factos que toda a gente sabe mas que demonstram uma coisa: nesta fase do campeonato, dois pontos de vantagem podem não ser muito, mas basta um deslize de quem vem atrás para esse avanço se tornar quase irrecuperável.

Quem também sabe isto é o clube do Porto. E Joaquim Oliveira!
Nesta medida, é importante procurar que o Benfica perca pontos o mais depressa possível e que o Porto não os perca de forma nenhuma. Se for preciso faz-se como o ano passado, até porque depois não faltará imprensa (e até alguns benfiquistas míopes, para não dizer pior, que fazem o jogo dos nossos inimigos) para branquear os "erros" de arbitragem, culpando Jesus, os jogadores, o plantel, etc, etc.

Ora o mais depressa possível começa esta jornada e só assim se justifica tão descarado quadro de nomeações: Paulo Baptista em Guimarães e Capela no Funchal. Quer um, quer outro têm um temor reverencial pelo sistema, quer um quer outro sabem que não é pela sua verticalidade e isenção que têm sido premiados no mundo da arbitragem. Quer um, quer outro têm um historial de prejuízo do Benfica e benefício do Porto. Capela foi um dos obreiros do título do Porto no ano passado, nomeadamente expulsando Aimar em Olhão, complicando ainda mais esse jogo que viríamos a empatar e inviabilizando ainda, através do seu relatório que contribuiu para a inusitada pena de 2 jogos de suspensão para El Mago, a sua utilização contra Braga e Sporting, vindo o Benfica a perder esse jogo (e a última esperança de chegar ao título) também graças a outro grande árbitro, o inenarrável Soares Dias, que há umas jornadas e depois de marcar dois penalties a favor do Porto, ofereceu a sua camisola a um adepto dragão. Até ao fim do ano ainda teríamos que apanhar com outra peça: Benquerença, por muitos chamado com graça de Olarápio Benquerença.

Capela fará tudo o que puder para agradar ao Porto e só não fará mais porque na Madeira também não são todos completamente parvos nem submissos. Mas tenhamos consciência das coisas: com Capela e depois do que aconteceu em Málaga, onde o Porto foi completamente vergado, sem apelo nem agravo, saindo sem glória nem dignidade da Champions, estando já só a disputar campeonato e Taça da Liga (que de repente passou a ser importante), muito dificilmente o Porto perderá pontos esta jornada. Não é impossível, mas é bastante difícil, porque além do Porto, o Marítimo jogará contra a arbitragem.

Daí os cuidados redobrados que o Benfica terá que ter em Guimarães. Cuidados com cartões e cuidados com penalties. Qualquer situação duvidosa na nossa área, nomeadamente qualquer bola na mão ou choque provocado pelos vimaranenses, dará um penalty. Qualquer entrada mais imprudente de um jogador do Benfica dará amarelo ou até vermelho. Ainda assim, o Benfica não poderá deixar de disputar as bolas com virilidade, de por o pé, sob pena de perder todas as divididas e de ficar por baixo no jogo, sem capacidade de reagir a qualquer possível adversidade.

Foi em Guimarães que o ano passado começou a queda do Benfica. É lá que este ano importa começar a escrever o capítulo final da conquista do presente campeonato. Com cabeça, com firmeza, com calma, com respeito pelo adversário, com confiança e com classe. E sempre de olhos bem abertos. Não os podemos deixar fazer o que fizeram o ano passado. E isto é também um alerta para os que vão estar no Estádio e que precisam de se fazer ouvir desde as bancadas.

3 comentários:

  1. Tens toda a razão para além do arbitro vamos ter um vitoria a todo gás, porque aqui em Guimarães se ganharem ao Benfica é como serem campeões.
    Carrega Benfica

    ResponderEliminar
  2. Basta uma arbitragem isenta e ganhamos.

    ResponderEliminar
  3. como aconteceu a morte do director dos andrades corruptos,. Mesquita Alves que apareceu baleado na etar de contumil em 20/11/2012? Porquê tanto silencio...

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.