terça-feira, 6 de agosto de 2013

Cardozo - a novela continua

Tal como referi ontem, as palavras de Rui Gomes da Silva no "Dia Seguinte" já davam a entender que se preparava um golpe de teatro, uma volta de 180º: Cardozo afinal pode ser reintegrado.

É uma novela vergonhosa que está a enquinar completamente o ambiente à volta da equipa.

Como tenho dito, sobretudo nas últimas semanas, há um tremendo défice de liderança - e de competência - neste momento no futebol do Benfica. JJ não pode liderar pois a grande maioria dos adeptos só a custo o toleram, a estrutura foi esvaziada precisamente para dar plenos poderes a JJ que neste momento não tem credibilidade e o Presidente desapareceu há muito tempo. Só fala de questões estruturais.

Face a este vazio, os media e comentadores vão fazendo todo o ruído, toda a especulação e o caso vai corroendo ainda mais a moral já baixa dos benfiquistas.

Sempre gostei do jogador e acho que nos faz uma falta tremenda. Não será fácil de substituir. No entanto, neste momento não existem de forma nenhuma condições para continuar. O ambiente é impossível e o próprio jogador quer sair. 

Perante isto ainda há benfiquistas que justificam esta inação da direção, como se este fosse um caso quase impossível de resolver. Mas querem que eu faça um desenho? É muito simples: a partir do momento que se decidia que o jogador ia mesmo sair, vendia-se à melhor proposta. Era abaixo do seu valor? Paciência!  

Se não era para sair, rapidamente se silenciava o ruído, se dizia que o caso estava a ser tratado internamente, se determinava uma sanção disciplinar, seguida de um pedido de desculpas do jogador e andava-se para a frente.

Isto é que não é nada!

O jogador está desvalorizado, está a ser maltratado e a ferida causada cada vez se torna mais funda, com o caso a servir como instrumento de pressão adicional sobre JJ.

Porque, lembro, JJ continua a ser o nosso treinador. E nessa medida, independentemente do que se diga e critique nos blogs, inclusivé este, ele tem que ser protegido pela estrutura e pela direção. Caso contrário está-se a lançar JJ às feras.

Como se não bastasse, o Benfica, ao mesmo tempo que começa a "plantar" nos jornais (e nas TV's) a ideia de que Cardozo pode afinal vir a ser reintegrado, faz críticas veladas ou explícitas ao jogador, numa política de sacudir as culpas do capote de quem decide. Ou seja, fala-se em reintegração mas ataca-se o jogador:


Por outro lado, segundo a mesma fonte, Tacuara «não se incompatibilizou apenas com o treinador», mas com o plantel, havendo «muitos jogadores que não perdoaram o facto de Cardozo ter apontado o dedo a companheiros», nomeadamente a André Almeida, que foi o lateral-esquerdo com o V. Guimarães, em detrimento de Melgarejo. 
Para os encarnados, Cardozo «está obcecado» com a oferta milionária do Fenerbahçe (admite-se que os turcos paguem mais de €3 milhões limpos, triplicando o salário de Tacuara), mas nada mudará a posição das águias: «Se não houver proposta que corresponda ao que o Benfica pensa que ele vale, não vai sair e será reintegrado.»

(A Bola).


Tudo isto é mau demais para ser verdade.


5 comentários:

  1. é mesmo isso que está ai escrito e o que mais me lixa no meio disto tudo, é que era tão simples...

    Um gajo não percebe nada e mesmo assim consegue perceber como as coisas deviam e podiam ter sido feitas...

    Que nervos...

    ResponderEliminar
  2. Não era abola o jornal da direcção? Bem o RGS queria ver era a história do Roberto

    ResponderEliminar
  3. Os media manipulam por completo a maioria dos Benfiquistas, inclusivé os blogs a ele afectos.

    Essa maioria nem se apercebe da teia em que vai sendo enredada.

    Há aqui afirmações (tiradas dos pasquins)que são mentiras, exactamente induzidas por quem quer criar um clima de exaltação, polémica e grande turbulência.

    E ao autor, que respeito, pergunto:
    - Porque é que não pode haver reintegração?
    Porquê?

    Saudações Benfiquistas.
    GRÂO VASCO

    ResponderEliminar
  4. Que é uma novela, lá isso é, não há dúvida. Mas não concordo com o teor do post nem com os comentários.

    Vejamos: Cardozo teve uma atitude lamentável na final da Taça, a sua saída torna-se irreversível, os interessados usam isso a seu favor.
    A direcção já podia tê-lo vendido, é verdade. Mas aí não apareceriam as vozes da contestação a dizer 'venderam-no por tuta e meia, não sabem defender os interesses do clube'?

    Uma negociação é isto. Os mesmos que elogiam Pinto da Costa por ser duro a negociar agora atacam Vieira pelos mesmos motivos. O Cardozo prejudicou o Benfica ao tomar aquela atitude (que os clubes interessados têm usado como trunfo). A direcção não cede e teremos de esperar pelo desfecho para vermos se a sua intransigência trará ou não frutos.

    Agora, na minha opinião, desenganem-se aqueles que pensam que o jogador poderá ser reintegrado. Penso que não há maneira de voltar atrás.

    Saudações
    JCS

    ResponderEliminar
  5. É a primeira vez que comento, apesar de ser leitor. Parece a história do Cardozo muito simples, mas isto na minha opinião. Cardozo esteve muito mal na Final da Taça; não houve pedido de desculpas, por culpa do Cardozo que não quis ou a direcção que não obrigou. Na entervista do JJ com o Moniz, JJ "dispensa" o jogador( Algo Já habitual ). O Cardozo recebe uma proposta de 3 milhões de ordenado da equipa turca, mas o Benfica recebe uma proposta pelo jogador mais baixa que os 12 milhões, devido a toda esta novela. O jogador e o seu empresário já só querem os milhões. A meu ver, isto vai durar até fechar o mercado de transferências da Russia, visto que o Fenerbahçe acabou de contratar Emmanuel Emenike. E vamos ver se o Cardozo não vai tentar exigir nova renovação de contrato para ficar. A melhor solução seria o emprestimo.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.