domingo, 11 de agosto de 2013

Benfiquismo demente

Faz-me uma confusão tremenda passar por alguns blogs, sobretudo o "Planeta Benfica" (que faz uma resenha diária de artigos publicados na imprensa acerca do Benfica) e verificar que qualquer opinião, análise ou comentário que aponte qualquer defeito ou questione minimamente algumas opções do futebol do Benfica mereça de imediato um chorrilho de insultos.
Os autores das opiniões (muitas vezes benfiquistas!) são desde logo apelidados de "avençados" (esta é a preferida), "jornaleiros", "submissos", "andrades", "corruptos", "amestrados" e uma série de outros insultos mais baixos.
Isto não é um fenómeno exclusivo da blogosfera benfiquista, importa dizê-lo. Por alguma razão (provavelmente o anonimato), a internet é o lugar onde vão desaguar muitas das frustrações e maus fígados da sociedade. Mas o próprio Facebook, onde muitos têm perfis razoavelmente preenchidos, também é palco destas "exibições".
Há muito tempo porém que isto me faz confusão. Naturalmente que há jornalistas com agendas muito próprias que merecem ser denunciados (com um mínimo de civilidade, de preferência).
Se Gobern foi despedido por ser benfiquista e fugazmente festejar um golo, muitos comentadores portistas, que muito a custo o disfarçam, mereceriam certamente o mesmo tratamento.
Aliás tenho aqui diversas vezes criticado esses jornalistas e a falta de objectividade e imparcialidade de muitos comentários.
 
Mas isso é muito diferente de: 1) ver fantasmas por todo o lado; 2) achar que qualquer crítica ao Benfica visa prejudicar o clube; e, finalmente, entrar no insulto fácil e soez.
Até porque há de facto múltiplas razões para estarmos preocupados e vários motivos para criticar as opções técnicas e de liderança nos últimos meses (para não dizer anos) da vida benfiquista.
É ridícula a atitude de ver fantasmas por todo o lado, inimigos a cada canto, como é ridícula a pergunta, que tantas vezes vejo, de "mas quem é este senhor para vir dizer isto?". Ridículo porque quem está no espaço público, bem ou mal, atingiu uma certa notoriedade, ao contrário de quem faz os comentários nos blogs. Errado porque em vez de atacar o mensageiro, devia-se analisar a mensagem.
 
O Benfica atravessa um momento difícil. O fim da época passada foi muitíssimo doloroso e esta pré-época não correu bem. Há muita incerteza no plantel e opções mais do que duvidosas em matéria de contratações e dispensas. Percebe-se que exista uma certa desorientação entre os benfiquistas.
 
Mas para que haja uma verdadeira reflexão, importa começarmos a olhar realmente para os problemas que temos, ao invés de insultar quem os aponta. E isto aplica-se também ao "diálogo" entre "Vieiristas" e "oposição".

PS - a desvalorização da Supertaça não faz qualquer sentido. Se o Benfica tivesse ganho o Campeonato, como podia, e a Taça, como devia, teria estado ontem a disputar o troféu. Se o Porto tem mais Supertaças é não apenas porque tem ganho quase todos os campeonatos nos últimos anos mas também porque quando nãos os vence conquista por regra a Taça e disputa o troféu. Esta é a realidade, o resto é atirar poeira para os olhos das pessoas - e para isso não contem comigo.

4 comentários:

  1. Demente inda e pouco.Andam completamente chanfrados,levaram tanta derrota tanta paulada na cabeca que ja nao regulam como deve ser.

    Vamos por partes,o Benfica atingiu o limite maximo do ridiculo,reparem nas coisas e nas peripecias que nos tem acontecido ao longo dos anos. Eu ja nem falo que ficamos 4 anos seguidos atras do sporting recentemente,falo so dos ultimos 3,que foram autenticos pesadelos

    Voces acham que algum dia,o benfica tinha dado 5 ao porto,tinha ido la carimbar o campeonato,tinha ido la dar reviravoltas pra taca,2 anos seguidos a servir de bombos da festa quando tinham 5 e 4 pontos de vantagem,ja nem falo que tambem ganharam uma uefa e nos nem uma tportugal desde 2004,Ate o pinto da costa era corrido a murraça e ao pontape...


    Agora nos...tudo nos acontece,e nao so fica tudo na mesma,como ainda aparece gentes sempre a elogiar e a defender isto com unhas e dentes.
    Se nao a mais ninguem,entao azar o nosso,mas pelo amor de deus,nao defendam isto com unhas e dentes porque isto e absolutamente ridiculo e patetico,que exigencia vem a ser esta? O Benfica e isto???

    Se e,entao deixem que vos diga,foderam me bem quando me ensinaram a ser do benfica

    ResponderEliminar
  2. Rui os meus parabéns! Haja Benfiquistas lúcidos, porque também penso da mesma maneira. Alguma vez tanta incompetência era premiada lá em cima? Fdss caia o Carmo e a trindade, o Pinto já tinha sido corrido a pontapé! Mas aqui ainda se aplaude o Rei Sol! Que mediocridade de adeptos e de clube!
    ASS. Um Benfiquista (acreditem ou não).

    ResponderEliminar
  3. A passividade desta direção perante os erros aniquila a força do clube,mas os sócios e adeptos estão cá para assumir tudo

    ResponderEliminar
  4. O ultimo Presidente benfiquista que o Benfica teve foi Vale e Azevedo. Uma campanha pavorosa onde entram a comunicação social, dos patrões do futebol, mais magistrados do MP que são tão corruptos como os Engenheiros e Arquitectos das Câmaras, mais uns amigos da PJ e 2 ou 3 juízes que tiveram problemas com JVA, e está o cenário montado.

    JVA está a cumprir pena por se ter apropriado de 1 milhões de euros (sentença transitada em julgado) no caso Ovtchinikov, e 4 milhões no caso (surrealista) de 4 jogadores (sentença não transitada em julgado).

    Ora só o Farina custou 3,5 milhões em parceria com a Gestifute.. ao longo dos anos temos dezenas de jogadores que chegam fazem 2 ou 3 jogos para se mostrarem, e saem logo. Gastam-se milhões em jogadores de fachada e que se lixe o resto... Parece que só vêm para o clube apenas para "alguém" ganhar dinheiro com isso...

    Mas lá está: agora é tudo feito de forma legal. As contas do clube estão um caos completo, mas é tudo legal. As comissões, os contratos de venda inexistentes (como Roberto, aquilo era um contrato de aluguer porque não tinha cláusulas de venda e condições de pagamento) as facilidades, os negócios com Fundos, etc, dá para muita gente ganhar. E no final, lá está a campanha da comunicação social a pedir que saia o treinador...

    Mas nunca pedem responsabilidades ao Presidente. Ao contrário do que faziam com JVA...

    O Rui tem razão. A alegada competência do Benfica não existe. Existiu durante 3 anos apesar do caos administrativo e financeiro em que o clube estava, mas nem antes nem depois existe. O que esta gente sabe é que o Benfica tem muitos adeptos espalhados pelo mundo fora, e estes adeptos significam receitas que eles gerem... dinheiro, muito dinheiro...

    O BES recebe 20 milhões por ano de juros. Como é possível? Porque Vieira compra, compra, gasta, gasta, e contrai empréstimos sobre empréstimos... a estratégia é essa desde Novembro de 2000. O resto? Ganhe-se, perca-se ele está se a marimbar... E é descarado. Ora aparece e a reclamar os louros do titulo, ora aparece a criticar as pessoas que o criticam por não ganharmos mais, dizendo que "se calhar não devíamos ter ganho o ultimo titulo porque isso habituou mal as pessoas"...

    O Benfica vive a fase mas mentirosa da sua centenária existência, mentira que só é possível graças aos contributos dos notáveis, que antes falavam do que não sabiam, e agora do que se vê às claras, nada dizem...

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.