quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Azar ou maldição

Realmente o Benfica é uma equipa com pouca sorte. Começa mesmo a ser um case study.

Nas últimas 3 décadas atingiu quatro finais europeias e perdeu todas, incluindo uma nos penalties (ao 6º pontapé) e outra aos 92 minutos. No passado mais longínquo já tinha perdido várias, algumas das quais de forma muito injusta.

Na época 2012/2013, o Benfica perdeu um campeonato e a referida final europeia de forma totalmente injusta e cruel, vindo ainda a perder a final da Taça de Portugal num jogo em que, tendo estado bastante mal, fez ainda assim o suficiente para ganhar. 

Haverá alguma maldição, algum estigma sobre o Benfica?

Por muito que "especialistas" e pseudo-analistas tenham sempre explicações para os resultados a verdade é que muitas vezes os desfechos dos jogos dependem apenas e só de um simples facto: sorte. 

E nesse domínio, a realidade objectiva é que o Benfica é uma equipa muito pouco favorecida. Por um ou dois jogos em que o Benfica seja feliz numa época, acaba por ser infeliz e ter azar em muitos mais, sobretudo naqueles que realmente são decisivos.

Vemos inúmeras vezes (quase todos os jogos internos) o Benfica ter oportunidades umas atrás das outras e matar-se a jogar para conseguir um ou dois míseros golos. Já outras equipas passam o jogo inteiro sem criar uma única oportunidade digna desse nome e ainda assim conseguem muitas vezes ganhar.

Ontem repetiu-se este filme já anteriormente visto e uma equipa grega voltou a bater injustamente uma equipa portuguesa.

Para se perceber como a sorte é importante, veja-se como a Grécia se sagrou campeã europeia. Antes de 2004, a Grécia tinha estado apenas num Euro. Tinha sido em 1980 e a participação saldara-se num ponto conquistado e um golo marcado.

A sua qualificação para o Euro 2004 começou com duas derrotas que quase a afastavam prematuramente. Mas desde aí venceu todos os jogos, incluindo a Espanha fora. Durante o torneio propriamente dito, a Grécia não jogou praticamente nada, não criando mais do que uma ou duas oportunidades por jogo. Portugal jogou e encantou, com golos espectaculares e grande futebol durante quase todo o torneio. E na final, a Grécia limitou-se a defender o jogo todo, marcando um golo num canto e sagrando-se campeã da Europa. O "anti-futebol" vencera.

Ontem passou-se algo de parecido. O Olympiacos foi inicialmente expectante, depois completamente dominado e manietado pelo Benfica, não conseguindo fazer uma única jogada com princípio, meio e fim durante todo o jogo, marcou num canto, depois disso continuou apenas a defender e contou com Roberto e com a sorte.

O azar que o Benfica tem é inversamente proporcional à sorte que os gregos têm. Com um futebol miserável conseguiram ser campeões da Europa, ao passo que Portugal com tudo o que já deu ao futebol mundial, desde Eusébio a Cristiano Ronaldo, passando por Chalana, Futre e tantos outros, ainda nunca ganhou (e provavelmente nunca ganhará) coisa nenhuma. O que aconteceu ontem, seguindo esta "lógica" da sorte, estava por isso já previamente escrito.

O Benfica é um clube que joga muito bem, que tem um futebol bonito e atacante mas que infelizmente na maior parte das vezes perde as competições em que está envolvido. Essa é a realidade, por muito que nos custe. Temos pouca sorte.

5 comentários:

  1. Não é falta de sorte, e SIM falta de AMBIÇÃO e não é de agora!
    Com o treinador que temos, queriam o quê?
    Perguntem a ELE!
    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá está mais um anônimo anti-Benfiquista que, como qualquer burro diz mal do treinador. Deve perceber muito de futebol!!!! Quais os clubes que treinaste? Cada macaco no seu galho. Só se deve falar daquilo que se percebe. Estou farto destes estúpidos de treinadores de sofá.

      Eliminar
  2. Com um treinador vulgar querem o quê? Mudem de treinador,com os mesmos jogadores somos melhores sempre,chega de casmurros a treinar.
    Todos sabem o quê fazer contra o Benfica bolas saradas,cantos,livres laterais tudo isto não é treinado(olha ide pró campo e defendam).
    Chega de incompetentes no Benfica.

    ResponderEliminar
  3. Claro que a culpa é do treinador, assim como as perdas das outras 7 finais foi sempre falta de ambição.
    A culpa foi sempre do JJ e do Vieira. Perdedores natos!
    A única coisa que é comum a todas essas derrotas, sabem o que é? OS ADEPTOS!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.