sexta-feira, 16 de maio de 2014

Coragem

O Benfica voltou a ser escandalosamente prejudicado e desta vez pode-se falar claramente e com toda a propriedade do roubo de uma Taça. 

Depois da nossa equipa ter sido muito enfraquecida em virtude de uma péssima arbitragem do inglês Clattemburg em Turim, que distribuiu cartões a todos os benfiquistas, enfraquecimento caucionado pela UEFA apesar de todas as evidências apontarem no sentido da despenalização de Markovic, após ser ainda mais desfalcado por duas entradas violentas sobre o nosso Sulejmani, uma delas autenticamente brutal, o árbitro alemão da final fez questão de manter o Sevilha "vivo", ao fazer vista grossa a pelo menos duas grandes penalidades (e expulsões) evidentes.

Por vezes à medida que o tempo passa, voltamos a ter cabeça fria e ganhamos algum distanciamento, as queixas em relação à arbitragem tornam-se mais moderadas. Por vezes verificamos que foi a vontade de ganhar e a paixão clubística que influenciou de algum modo a nossa visão do jogo e que se calhar até nem fomos tão prejudicados quanto isso ou que os prejuízos poderiam e deveriam ter sido revertidos se tivessemos feito um bocadinho mais ou melhor.

Neste caso, estou convencido de que quanto mais o tempo passar mais todos reconhecerão, com a perspectiva que só o tempo e a distância dão, de que o que se passou foi uma autêntica vergonha e que o árbitro impediu, de forma deliberada ou demasiado negligente, que o Benfica ganhasse o jogo. 

Mais: mesmo sem Enzo, Sálvio e Markovic, se o árbitro tivesse sido isento em Turim na quarta-feira, o Benfica teria com grande probabilidade vencido o jogo de forma relativamente tranquila. A jogar contra 10 toda a segunda parte e provavelmente a vencer (se Lima concretizasse o penalty), o Benfica tinha a final no bolso.

Houve os penalties e as expulsões perdoadas, mas houve mais: faltas que para um lado eram e para o outro não, foras de jogo claros de Sevilhanos a passar em claro. Foi uma arbitragem absolutamente desprezível com erros gravíssimos e sempre contra o Benfica.


No desempate por penalties, veio o golpe de teatro final: 3 ou 4 árbitros, já nem sei, não são capazes de ver o evidente avanço de Beto (ele que lave a boca antes de falar do Benfica e do seu treinador). É de cena de comédia: se não vêm a única coisa que deviam, aqueles três ou quatro pantomineiros estão todos a olhar para o quê exactamente??


Tudo isto é verdade, tudo isto é revoltante e indigno.

No entanto o Benfica precisa agora de coragem para voltar a enfrentar nova final e para voltar a vencer. Trata-se de um troféu de grande, enorme importância. 

Se pensarmos no que são os objectivos no início da época, o campeonato é evidentemente o número um e realisticamente o segundo tem que ser a Taça, pois a conquista de um troféu internacional é algo que acontece excepcionalmente e que não pode ser visto como um objectivo. Objectivo sim é chegar o mais longe nas competições europeias, nomeadamente na Liga dos Campeões que é onde começamos. O resto é do domínio da ambição e do sonho, a maior parte das vezes nem confessado.

Isto só para dizer que se existe um sentimento de injustiça ele tem que nos catapultar para uma grande exibição e vitória no Jamor e não para nenhum tipo de desânimo ou depressão.

O Benfica está a fazer uma grande, uma excelente época e amanhã deve torná-la numa época quase perfeita. Para isso precisa de coragem e espírito de sacrifício, depois de injustiças tão gritantes. 

Contra ventos e marés...


1 comentário:

  1. A mim o que me indigna mais, ainda mais que este roubo escandaloso, é ninguém na imprensa portuguesa lhe dar destaque. Mesmo sabendo da rivalidade historica entre portugueses e espanhois ainda foram estes que não tiveram problemas em afirmar que o Benfica foi roubado como provavelmente nunca se viu numa final europeia. É triste sentir que o Benfica, a equipa que levou o nome de Portugal a 2 finais europeias e dignificou o nosso futebol nos últimos 2 anos é tratado como uma equipa estrangeira e com uma hostilidade atroz. Depois disto para mim acabou. Em Portugal tudo o que não é do Benfica é nosso inimigo e deve ser tratado como tal.

    Depois de tudo o que se passou na final da Liga Europa e após, estou impaciente que chegue Domingo e uma nova final. E não é uma final menor por ser o Rio Ave. Mais uma vez e sempre será uma final do Benfica contra o anti-benfica.

    Estou também impaciente por uma nova época e por festejar mais um titulo. Ainda mais do que este que acabamos de vencer.

    Para finalizar apenas um aparte. Alguém ouviu falar dos 4 portugueses do Benfica que alinharam na final da liga europa? Dos 3 jovens internacionais portugueses que já jogaram uma final europeia, sendo que um deles já jogou inclusivamente duas? Alguém fala que o Benfica é a equipa com mais jogadores portugueses pré-selecionados para o mundial? Pois agora já não interessa. Vamos ter de esperar que o Benfica jogue com 11 estrangeiros para vermos novamente numa noticia as palavras "Benfica" e "jogador português" juntas.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.