terça-feira, 20 de maio de 2014

Os eleitos de Paulo Bento

A propósito da lista final de convocados de Paulo Bento para o Mundial, que surpreendeu muita gente, devo dizer que acertámos aqui em quase todos os nomes e que portanto não nos incluímos entre os desapontados.

Tendo escrito ainda antes da pré-convocatória, acertámos em 21 dos nomes, não tendo apenas incluído Rafa e Vieirinha na lista dos prováveis chamados (mas colocámo-los entre os possíveis). 

Considerámos que Quaresma provavelmente não seria chamado por Paulo Bento.

Admitimos que André Gomes pudesse estar entre os eleitos, por ser dos centro-campistas portugueses aquele que poderia dar algo de diferente, nomeadamente capacidade de passe, criatividade e visão de jogo. Logo nessa altura considerámos porém que Adrien não tinha possibilidades de estar na lista final.


A escolha de Paulo Bento recaiu em Rafa, que é o nome mais surpreendente entre os convocados mas que deve se aceitar. Para o lugar de extremo, o seleccionador optou por Vieirinha que fez já vários jogos por Portugal, incluindo na qualificação.


De entre os não escolhidos, tenho pena sobretudo por Antunes que tinha legítimas esperanças de ser chamado. O que aconteceu é que Paulo Bento optou por levar apenas 7 defesas e não levar propriamente substitutos directos para Coentrão e João Pereira. Os substitutos saem do lote de polivalentes André Almeida, Ricardo Costa e o próprio Amorim.

No meio campo, o trio será muito provavelmente o habitual (Veloso, Moutinho e Meireles), estando depois William Carvalho e Amorim à espreita para qualquer oportunidade. Adrien não cabia muito aqui pois seria um substituto directo de Moutinho (jogador normalmente muito fiável) que não acrescentava em termos de soluções. Amorim acrescenta (até pela sua polivalência). Eu esperava depois mais um centro campista de vocação ofensiva e daí a minha esperança de que a opção pudesse recair sobre André Gomes mas Bento colocou aqui Rafa, defendendo que o bracarense pode jogar a 10. Tem que se aceitar essa escolha.

Quanto à questão Quaresma, penso que o seleccionador terá hesitado (ele é humano como os outros e certamente tem dúvidas como muitos de nós). Em termos puramente futebolísticos e não se sabendo qual a condição de Nani, Quaresma caberia neste lote. No entanto um jogador que tem demonstrado tanta volatilidade emocional dificilmente teria condições para integrar a convocatória. Por outro lado Vieirinha dá outras garantias de jogo de equipa e de cobertura do flanco.

Em suma, trata-se de uma convocatória normal e até previsível (como não poderia deixar de ser). O que acaba por ser mais estranho para mim é que tantos "especialistas" que botam faladura na televisão a toda a hora não tenham conseguido ver o que um leigo como eu viu perfeitamente e tenham ficado tão espantados com as ausências que se explicam facilmente, como atrás demonstro. 

Mas estes autênticos "marretas", entre os quais se destacam, neste particular, Ribeiro Cristóvão, Joaquim Rita e David Borges, já nos habituaram a uma linha de comentários e análises quase sempre deslocados da realidade, de incompreensão relativamente à dimensão dos problemas e das decisões de quem lidera e de desvalorização de quem tem tido sucesso na sua carreira de treinador. Mas sobre eles e outros "comentadeiros" falarei num post seguinte.

Aplaudo o seleccionador pela sua coragem (mesmo que eu não concorde com todas as escolhas). Até podemos não conseguir fazer o Mundial que todos desejamos (a nossa equipa está algo envelhecida e as soluções de qualidade são escassas, restando ver como se apresentarão Ronaldo, Pepe, Nani, Moutinho e ainda outros), mas a escolha dos 23 merece a minha compreensão e apoio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.