sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Festival dos pequeninos

O Benfica perdeu, como por vezes acontece à melhor equipa em campo.


Se há uns dias atrás (num jogo muito equilibrado e no qual o Benfica controlou durante a maior parte do tempo o seu adversário) tantas "donzelas" se ofenderam com a "mentira" do resultado, o que dizer do jogo de ontem no qual o Benfica massacrou, teve oportunidades atrás de oportunidades, viu o árbitro perdoar uma expulsão ao adversário e acaba por perder o jogo? Dessas "donzelas" nada poderemos esperar. Neste caso já não haverá lugar a reflexões sobre a justiça do futebol.


É verdade que há dois pesos e duas medidas para os comentadores de futebol em Portugal. Quando há dois anos, depois de um golo na própria, o Benfica sofreu, contra a corrente do jogo, um golo nos descontos assim perdendo o campeonato, não se falou de sorte. Nessa altura era Jesus que falhava nos momentos cruciais e era o Benfica que não ultrapassava o trauma do dragão. 

Do mesmo modo, quando perdemos 3-2 na Luz há 3 anos com um golo de Maicon em claro fora de jogo, os analistas também não falaram em sorte mas em mérito do Porto e erros imperdoáveis do Benfica. Recordo que vencíamos esse jogo por 2-1 e ameaçávamos o 3-1 quando o Porto marcou praticamente do nada o 2-2 (numa jogada aliás precedida de falta).

Mas agora já muitos falaram de sorte e de um domínio do Porto. Antes o domínio não valia nada, o que contava era o resultado. 

E ontem, face ao que aconteceu, o domínio e a sorte deixaram novamente de existir e passou a existir uma estratégia bem montada pelo treinador do Braga.

A questão dos dois pesos reflecte-se noutra coisa: o Sporting não foi apurado para os oitavos de final da Champions e os comentadores lembram que não o foi devido a um penalty mal assinalado a favor do Shalke. Jornais fizeram manchete clamando "Roubo!" em grandes parangonas. 

Ora bem, o que disseram esses mesmos jornais nada tenham dito quando há uns meses o Benfica viu serem-lhe espoliados 3 - três! - penalties na final da Liga Europa, vindo a perder a partida nos desempate por penalties, num dos maiores roubos da história do futebol, perpetrado por um canalha? Nada! Nada! As capas falavam de Beto e do "falhanço" do Benfica!! Isso não pode ser esquecido pelos benfiquistas. Tiveram que ser os espanhóis a denunciar o roubo. Então 3 penalties não são coisa nenhuma mas 1 penalty já constitui um roubo e o motivo pelo qual se é eliminado de uma competição?

Ontem o Benfica perdeu e houve festa dos pequeninos. É normal, pois o Benfica é grande e felizmente nos últimos anos não costuma perder.

Foi um jogo de azar mas que tem que servir de alerta para o futuro. Há erros que não se podem cometer e nunca se pode dar nada por adquirido. Importa agora concentrar todas as baterias no campeonato onde há que vencer o máximo possível de jogos consecutivos. Se o Benfica for vencendo os seus jogos mais tarde ou mais cedo abrir-se-á um fosso ainda maior que aí sim será praticamente irrecuperável para os nossos adversários, que ademais têm ainda que se desgastar nas provas europeias. Essa concentração máxima exige-se já no próximo jogo contra o Gil Vicente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.