sábado, 13 de fevereiro de 2016

Complicámos as contas...

O Benfica tinha tudo para ganhar este jogo. Com o golo, a que chegou com alguma facilidade, o Benfica tinha o Porto praticamente encostado às cordas. Mais um golo naquela altura e a equipa do Porto podia ter-se desmoronado.
No entanto, em vantagem e com tudo a seu favor, o Benfica concede um golo no primeiro remate do Porto à baliza, numa jogada em que demos todas as facilidades e em que Júlio César não me parece isento de responsabilidade.
Depois disso vem o festival de oportunidades falhadas. A de Mitroglou a meio metro da linha de golo custa a acreditar. Mas essa foi apenas uma de meia dúzia. Estava escrito que o Benfica iria perder este jogo. O Porto fez três remates à baliza e marcou dois golos. Inclusivamente o Porto esteve à beira de fazer dois autogolos. Mas a noite estava destinada a acabar mal para nós e bem para eles.
Diga-se que as substituições também não nos correram bem. Peseiro foi à procura do resultado, quando o jogo estava 1-1, fazendo entrar um avançado. Mesmo que este não tenha feito muita coisa, mexeu com o jogo e deu um sinal de confiança e ambição à equipa. Já Rui Vitória só mexeu quando estávamos a perder e não da melhor forma. Estava-se a ver que era um jogo para mais objectividade e não para brincar na areia... E atenção que eu gosto quer de Talica quer de Carcela mas o jogo não estava para eles, sobretudo entrando ambos ao mesmo tempo. Dá-me ideia que não voltámos a ter oportunidades e multiplicámos os passes errados, apesar do Porto estar quase todo metido no último terço do terreno.
O futebol é assim, a diferença entre a glória e a derrota por vezes é uma linha muito fina.
Esta noite o Benfica tinha, repito, tudo a seu favor para vencer o jogo mas deixou fugir essa oportunidade. Faltou maturidade, faltou mentalidade para aproveitar as fragilidades psicológicas do adversário.
Tacticamente também houve coisas que não correram bem: parece-me que, perante uma equipa que tem mostrado muitas limitações em termos de soluções ofensivas, o Benfica deu demasiadas liberdades aos jogadores mais criativos do Porto e não se soube posicionar da melhor forma. Defensivamente não demonstrámos segurança. É para mim evidente que as lesões de Luisão, Lisandro e Fedja vieram na pior altura e contribuíram para esta insegurança.
As coisas agora complicaram-se. O Benfica em 5 jogos com o Sporting e o Porto esta época perdeu todos. Custa a acreditar que seja sempre coincidência, embora me pareça que pelo menos nos jogos com o Porto não merecêssemos a derrota. Mas no futebol não há propriamente injustiças, sobretudo quando o árbitro não tem (como foi o caso neste jogo) influência no resultado.
Parece-me que depois desta derrota (a 4ª da época) a margem de erro fica muito diminuta e que ficamos agora quase obrigados a ganhar em Alvalade. A ideia de que os campeonatos não se decidem nos jogos grandes parece-me que fica amplamente desmentida esta noite. Se em vez de 3 derrotas o Benfica tivesse 3 empates estaria esta noite à frente do campeonato com 5 pontos de avanço à condição sobre o Sporting e 10 de avanço sobre o Porto...  

8 comentários:

  1. Em resumo, Rui Vitória falhou em toda a linha.
    Podia deixar o porto a 10 pontos e ficou só a 2.

    ResponderEliminar
  2. Tanto o Porto como o Sporting, jogam com 3 médios verdadeiros no meio campo; Adrien, Wiliam e João Mário; Danilo, André André e Herrera. O ben fica joga com dois médios verdadeiros, Samaris e Renato, e talvez seja por esse desequilibrio no meio campo que nós perdemos os jogos com equipas mais fortes. Não gostei de terem deixado o Gonçalo de fora. O Nelson tem de jogar.Benfica Sempre!!!!

    ResponderEliminar
  3. "A ideia de que os campeonatos não se decidem nos jogos grandes parece-me que fica amplamente desmentida esta noite."

    Não concordo. Se o Benfica tivesse ganho a Arouca e União, tinha mais 5 pontos. Mesmo com esta derrota, e mesmo o Sporting ganhando hoje, continuava em primeiro.

    Num campeonato com 34 jornadas, com a vitória a valer 3 pontos, há 102 pontos possíveis. 12 são contra Porto e Sporting. Sobram 90. O máximo que um campeão fez foi 86.

    Há dois caminhos. Ganhar todos os jogos aos médios e pequenos, ou não os ganhar todos mas ganhar alguns aos grandes. Falhar nos dois campos é que não pode ser.

    ResponderEliminar
  4. nós perdermos ontem porque falhamos uns 12 golos! O benfica não encontrou só casillas!!! desde lindelof, jonas e mitroglou a falharem golos de encostar? o benfica mesmo com lindelof, eliseu, a.almeida e samaris 4 suplentes massacrou o porto! agora é tentar fazer o mesmo com o zenit e ter 1 aproveitamento de 20% que ja chega para dar 4!

    ResponderEliminar
  5. o benfica poderá se dar ao luxo de ser campeão perdendo os 4 jogos contra os seus adversarios... convençam-se disso! o benfica contra os pequenos tem tido 1 aproveitamento ao nivel da perfeição já o porto e o sporting tem-se visto... ainda vão jogar entre eles! terão de ir a braga e a guimaraes... à madeira. portanto estou confiante porque não me lembro dum jogo que tenhamos sido tão superiores ao nosso principal rival!

    ResponderEliminar
  6. Para mim nada de novo, a muito tempo que é visível que damos muito espaço aos adversários devido a forma escolhida por Rui Vitória na forma como coloca os jogadores no campo a nível defensivo organizativo.

    Quando o adversário ainda por cima joga com três médios centros que tem uma qualidade acima da média e rematam bem de longe, isto tudo porque com Fedja é uma coisa e com Samaris outra totalmente diferente.

    O grego não é possante fisicamente nem sabe no decorrer do jogo quando o adversário lançado no ataque onde se posicionar para estancar as jogadas de imediato(não é inteligente) e pelos vistos ninguém lhe sabe chamar atenção/ensinar. Nem 45 minutos decorridos e os dois lances do Porto são consequência da sua inercia e falta de agressividade e baixa de forma.

    Quando entra Talisca(só sabe jogar com espaço) damos o ouro ao bandido. O Benfica precisava de profundidade devia ter saído o grego na mesma mas entrar nelson semedo e o andré voltar para médio, com dois pontas de lança exímios só faltaram cruzamentos, pois com o recuar do Gaitan deixaram de existir.

    Por último Salvio se precisa de ritmo é para isso que existe a equipa B (é um grande jogador mas não era jogo para ser lançado). Outra solução que me agradava era Pizi ou Gaitan que estavam a fazer um excelente jogo tanto a defender como atacar irem para a posição 8 e 10 mais o Puto Renato a estancar o jogo posição 6.
    Se Rui vitória não se apresentar em Alvalade com três médios centros(sendo Gaitan 10 um dos falsos médio centro com o REnato e se possível o FEdja senão fica o Pizzi 8 recuando o renato para 6) e não aprender a ler o jogo com erros deste tipo não é treinador para o Benfica mesmo que eventualmente venha a ser campeão!

    Que duvido que aconteça se perder em alvalade, ou empatar e perder pontos em qualquer outro jogo até final, o verdadeiro candidato ao título e mts vão-se rir neste momento é o Porto que depende de si próprio bastando ganhar ao Sporting no Drgão e fazer os mesmos pontos que o Sporting até final da época.


    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostava que me informassem qual é o jogador que gosta e consegue jogar sem espaço!

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.