segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Vitória tranquila(o)

Rui Vitória passou por momentos difíceis na sua época de estreia. Nessa altura mostrou porém uma característica que foi determinante para dar a volta à situação: um grande equilíbrio emocional que lhe permitiu não entrar em pânico, não se deixar afectar ao ponto de desacreditar nas suas capacidades e, no momento da verdade, ter tido a frieza e capacidade de análise para tomar as decisões certas.
Espero, como todos os benfiquistas autênticos, que isso vá acontecer novamente esta época e que a eliminação da UEFA possa ter sido um momento de viragem. É porém demasiado cedo para juízos desse tipo e não é uma vitória em casa contra um adversário frágil que nos deve levar a embandeirar em arco.
Dito isto, o Benfica fez uma belíssima exibição. Começámos com alguma falta de confiança, como seria de esperar face ao desastre europeu, mas o golo logo aos 7 minutos contribuiu para uma mudança de atitude para melhor. Com o segundo golo e a expulsão de um homem do Setúbal o jogo ficou resolvido. Mas independentemente de factores aleatórios, houve razões para a melhoria substancial de rendimento: uma, talvez a principal, chama-se Krovinovic. O meio campista foi sempre inconformado e quase sempre decidiu bem, fazendo uso da sua técnica acima da média bem como da sua visão de jogo. Jogou e fez a equipa jogar.
Outro factor que fez a diferença para melhor foi a atitude da equipa. Apesar de alguma hesitação no início, algum medo de errar, sentiu-se que a equipa queria responder ao momento negativo e capitalizar do empate do Porto em vésperas de clássico.
O melhor veio na segunda parte. A ganhar e a jogar contra 10, a equipa libertou-se e começou a praticar um futebol atacante veloz e colectivo como já há muito não se via. Os golos foram aparecendo com naturalidade e a goleada reflecte o que se passou em campo.
Para além de Krovi, devem também ser destacadas as exibições de Grimaldo, Cervi (aquele corredor foi um pesadelo para os sadinos), Pizzi e Luisão. O capitão voltou aos golos e ainda foi o responsável pela expulsão de um adversário, numa arrancada espectacular na qual por momentos fez o papel de extremo direito perante a admiração das bancadas.
A fragilidade do adversário, potenciada pelo bom jogo do Benfica, não nos permite porém retirar grandes ilações desta vitória. Será já na sexta-feira que um teste de um outro nível nos será colocado. Um teste que precisamos de superar para realmente conseguimos inverter o rumo desta época. Do jogo de hoje ficam boas indicações mas (para além, claro, dos 3 pontos e da consequente recuperação face ao primeiro lugar) pouco mais. É de facto na sexta-feira que as coisas se poderão definir mais.
Uma última palavra para Jonas e os seus agora 101 golos. Notável. É um privilégio termos um jogador desta categoria na nossa equipa. O seu futebol aveludado é de outro patamar. Precisamos muito da sua continuada inspiração.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Tudo muito bem romanceado. São lindas as odes quando se ganha.
    A bipolaridade continua, infelizmente, a ser uma característica de muitos Benfiquistas. As análises imediatamente após os jogos enfermam de muito, muito pouca objectividade. Nada como deixar assentar a poeira, tanto nas vitórias como nos empates ou derrotas.
    Acredita, Companheiro, que estas prosas valem o que valem. Tudo comenta, tudo e todos fazem a sua catarse. Quer analisando a linha de conduta dos jogadores como a de Rui Vitória e sua equipa técnica. Porventura, um resultado negativo no antro corrupto, na próxima 6ª feira, trará consigo a antítese desta prosa. É pena, pois custa-me ver alguns Autênticos a embarcarem numa blogosfera que cada vez está mais deplorável em quase todos os aspectos, infestada de benfiqueiros sem tento na língua (o que não é o caso).
    Depois de ter acabado a leitura da tua prosa, não quero deixar de te alertar para o facto de ontem, teres andado na floresta e não teres visto a principal espécie de árvore que a compõe - condição física muito acima, muito bem acima daquela que os jogadores têm apresentado ao longo dos últimos dois meses. Simples e evidente!
    E claro, a "fragilidade" do adversário é uma ilusão de óptica. O Setúbal tem problemas a nível de dirigentes mas não a nível de equipa ou jogadores. Mas lá que foi uma humilhação bem merecida, lá isso foi. Especialmente em relação ao Couceiro, um anti-benfiquista que ontem balbuciava uns sons guturais no fim do jogo em que o Benfica, digo e repito, o Benfica lhe deu uma lição de saber estar e de responder categoricamente ao seu azedume constante e inconveniente que aparece sòmente quando defronta o Glorioso.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  3. Estou com o Grão Vasco nem os jogadores passaram de bestas a bestias nem o treinador o contrário...
    Aliás eu sou um dos mais criticos em relação a Rui Vitória nunca o escondi nem vou esconder, mesmo quando ganhou os campeonatos...
    Para mim uma equipa até pode estar num baixo de forma ou com falta de intensidade, mas existem coisas básicas no futebol que não estão a ser executadas por quem vai integrando o 11 do Benfica semana após semana...
    É caso para dizer o Rei vai nú, mas não é de agora, o ridiculo é que durante duas épocas bastou para dois adversários, após de se ter comprovado e a estrutura se ter "vingado" da suposta traição de JJ, podiam muito bem ter despachado o treinador de educação física e arranjado um a sério como o Vítor Manuel oliveira por exemplo!!
    Os processos defensivos do Benfica até uma criança de 5 anos consegue descortinar e dar indicações como a contornar...
    O Setúbal foi praticamente inoperante as unicas vezes que lá foi o Benfica tremeu... enquanto não existir solidez defensiva este Benfica nunca irá longe!!
    Corremos um elevado risco de levar o mesmo score que demos esta semana, não, não estou a ser pessimista estou a ser realista, os jogadores e a comissão técnica que coloquem os pezinhos no chão e deixem o sangue em campo porque a próxima batalha pode ditar o fim da carreira para alguns deles antecipadamente!!



    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.