terça-feira, 17 de setembro de 2019

Assim, não

Continua ininterrupto o ciclo negro do Benfica na Liga dos Campeões, apesar das declarações de vontade de presidente e treinador(es) de querer mudar este triste estado de coisas.

Que começa, diga-se, logo nas bancadas, com um aspecto desolador para um jogo de Liga dos Campeões. Qualquer jogo da Liga Portuguesa, com um qualquer Paços desta vida (sem desprimor para o clube), tem muito mais espectadores, o que devia levar os dirigentes a repensar os preços tanto dos bilhetes como dos redpasses.

Quanto ao jogo propriamente dito, não posso concordar com as escolhas de Bruno Lage. São demasiados jogadores com falta de ritmo e/ou experiência ao mesmo tempo em campo. Isto independentemente do valor individual de cada um e até das exibições realizadas que não vou aqui avaliar. No Benfica quando se perde, sobretudo em casa, não faz qualquer sentido falar de boas exibições individuais. Também não o faz estar a apontar individualmente culpados quando a falha é sobretudo colectiva e portanto em primeira análise do treinador.

Para além disso, do escalonamento do 11, o posicionamento dos jogadores não foi o melhor. Desde o início que nos senti muito inseguros no jogo, sendo bastante evidente que qualquer aceleração do Leipzig criava de imediato situações de perigo na nossa baliza. Não estávamos nem confortáveis no jogo defensivamente nem minimamente perigosos no ataque. Aí a pobreza foi franciscana.

Já não é aliás a primeira vez que o Benfica não tem propriamente antíodoto para equipas que pressionam sobre todo o terreno. Taarabt foi conseguindo libertar-se a espaços, gerando aqui e ali desequilíbrios, mas quando a bola entrava no último terço simplesmente não tínhamos acutilância: Tomas estava muito sozinho na frente e os extremos demasiado recuados (ou cobertos) para poderem dar opções.

Recorde-se que no ano passado era o Benfica quem pressionava os adversários, recuperando rapidamente a bola e saindo depois com grande velocidade para o ataque. Mas neste momento não há Gabriel - jogador insubstituível neste plantel - nem Félix, nem Jonas que, mesmo com reumático, com a sua inteligência criava espaços onde eles pareciam não existir.

Este ano a dinâmica só apareceu a espaços, sendo que as opções alternativas para os jogadores que referi estão muito longe de assegurar o desejável. Temos vivido muito das acelerações de Rafa e da qualidade de Pizzi, mas em jogos de mais elevada exigência, nomeadamente física, e com marcações muito apertada o rendimento destes baixa consideravelmente.

Não tenho soluções milagrosas mas como adepto esperava muito mais e melhor esta noite. Voltámos às sendas das derrotas na CL, o que começa já a enjoar. Uma derrota que aliás compromete fortemente o apuramento. Na CL é preciso vencer os jogos em casa e procurar arrecadar alguns pontos fora. Com um início destes temo o pior. Assim, não.

3 comentários:

  1. mas infelizmente não era nada que não se tivesse avisado.
    defesa sem jogadores experientes que nesta competição conta muito.
    para alem de que ferro neste tipo de jogos anda sempre aos papeis.

    depois não se percebe que a gestão física se faça nos jogos europeus, ainda pior na liga dos campeões, então contra equipa que acabam de chegar da segunda liga não se pode mexer nada mas depois vamos mudar e muito com o líder da liga alemã é só parvo.

    depois existem uma serie de equívocos, taarabt nestes jogos só como terceiro médio.
    depois não se percebe como é que um jogador que vem de lesão nunca jogou um minuto sequer na equipa principal é melhor opção para estar no banco que o samaris.
    david tavares a médio esquerdo nem tem pés nem cabeça.

    olhando para os jogadores que foram utilizados mais parece que o objectivo foi por malta no catalogo de vendas do que fazer um bom resultado.

    ResponderEliminar
  2. Enfardai corruptos. Só sois fortes com os padres por trás e a compra de resultados e aliciamento de autogolos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corruptos? Que eu saiba, só o Porto foi condenado por corrupção na justiça desportiva - e não recorreu. Ou seja, assumiu ser corrupto.
      Mas vergonha vocês não têm. Nem inteligência. Quando toda a gente viu o que se passou no estádio do cavalo marinho contra o Guimarães com duas expulsões escandalosas e este fim de semana contra o Portimonense com penaltis roubados e descontos intermináveis, ainda tens o descaramento de dizer uma coisa dessas?

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.