segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

O caso Marega

O Porto ganhou e ficou a um ponto do Benfica, quando há apenas uma semana atrás podia ter ficado a 10... mas a principal notícia da noite de ontem, que vai dar origem a intermináveis debates televisivos e crónicas jornalísticas foi o caso dos insultos a Marega.


Marega marcou um golo e, na opinião dos adeptos do Vitória, celebrou de forma "excessiva", atendendo a que é um ex-jogador do clube.

Seguiram-se insultos, vaias e até cadeiras atiradas para o relvado. Marega agarrou numa cadeira e provocou os adeptos, fazendo o ambiente aquecer ainda mais.

Depois o público começou a vaiar Marega de cada vez que a bola ia na sua direcção e, no meio dessas vaias, foram também audíveis sons a imitar macacos, uma manifestação de um racismo que não tem cabimento e já não deveria existir nos estádios.

O maliano indignou-se e decidiu abandonar o campo. Entre o golo e a sua decisão passaram-se aproximadamente 8 minutos.

Estes são os factos. Vamos agora à minha opinião sobre eles.

Os urros que se ouviram (não é possível quantificar quantas pessoas terão participado neles, até porque o som das vaias não é assim tão distinto - a diferença é que um é contínuo e o outro interrompido) são uma coisa indigna, inaceitável e absolutamente condenável. Sobre isso acho que todos concordarão, com excepção dos racistas autênticos, tipo nazis ou skinheads.

Só que eu aqui coloco outra questão: e um estádio cantar em uníssono "SLB, filhos da p...?" É bonito? Merece ser aplaudido? Ou merece ser condenado? Colocar bonecos enforcados em pontes, é bonito?

Fazer, como acontece em muitos estádios (e lamentavelmente também no da Luz) um coro antes do guarda-redes bater a bola e, nessse momento gritar "filho da p...", é muito bonito?

Dir-se-á que são coisas diferentes - e eu concordo que são diferentes. Chamar a uma pessoa macaco por ser negro é pior do que insultar a mãe de outra pessoa simplesmente por ser de outro clube. É verdade.

Mas não podemos ignorar completamente uma das manifestações como coisa normal e rasgar as vestes em indignação, com  discursos moralistas, na outra.

Até por outra razão: a base destes ataques não é o racismo. A base dos ataques é o fanatismo clubista que traz ao de cima as paixões mais básicas e baixas dos adeptos.

Isto percebe-se facilmente quando se verifica que Marega nunca foi alvo de insultos racistas pelos adeptos do Guimarães quando era jogador do clube. O racismo é uma forma de atacar a pessoa por ser de outro clube, que não difere substancialmente do "filho da p...". A "desumanização" do adversário é uma realidade, o racismo é apenas um instrumento desse objectivo. Nenhum adepto (ou apenas uma minoria ínfima deles) é racista para com os seus atletas.

A terminar, há que ter memória e recordar que ainda recentemente o Porto foi acusado pela UEFA de racismo num jogo contra o Young Boys da Suíça. Na altura o clube desvalorizou e negou.

O mesmo (ou pior) já tinha aliás acontecido uns anos antes, nomeadamente em 2012. Na altura o Porto defendeu-se dizendo que a UEFA tinha ouvido mal. Que o que os adeptos gritavam era "Hulk, Hulk, Hulk"...

Notícia "Correio da Manhã" : https://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/fc-porto-diz-que-canticos-racistas-eram-gritos-por-hulk-com-video

Notícia "Público": https://www.publico.pt/2012/02/18/jornal/city-queixase-a-uefa-de-racismo-fc-porto-defende-que-gritos-eram-para-hulk-e-kun-24016967


Racismo é feio, não devia ter lugar nos estádios. Mas eu digo não também à hipocrisia e falso moralismo.

4 comentários:

  1. Marega fez o mesmo que Raul Silva fez no Estádio da Luz. Provocar os adeptos adversários nos festejos de um golo. O pior de tudo é a hipocrisia portuguesa na apreciação dos casos. ER mais, a partir de agora, cada queda do Marega (coitado) dá penalty para o fcp e eles irão aproveitar-se disso.
    P.S. Escrevo isto com o maior à vontade, pois a nacional hipocrisia, aliada à nossa (leia-se, portuguesíssima) forma estar no desporto, na vida é que me envergonha.

    ResponderEliminar
  2. HIPÓCRITAS !!! Casos desses já assisti a muitos...os CORRUPTOS marcam pontos na agenda mediática, num processo de vitimização recorrente neles. LFV assobia e olha para o lado, como se nada estivesses a acontecer. O caso dos balneários, os bonecos enforcados, tudo isso passou ao lado. Falta-lhe integridade , dignidade e BENFIQUISMO para denunciar isso na HORA, chamar a polícia, registar provas, e apresentar aos órgãos INSTITUCIONAIS.

    ResponderEliminar
  3. O que está em causa e que difere de tudo o resto foi a atitude corajosa do cidadão Marega (nada tem a ver com o FC Porto) perante um problema civilizacional que é o racismo. Pôr a clubite acima de tudo neste caso é simplesmente abjecto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "cidadão Marega" ganha uma fortuna para jogar à bola. Tomou a atitude que tomou, sem dúvida corajosa, que em momento algum eu crítico. Agora, há pessoas que trabalham em condições incomparavelmente piores, com imensos abusos, para ganhar uma miséria. Por isso o que aconteceu, estando obviamente errado, está muito longe de ser um drama e um caso mundial. Todos os dias há crimes e homicídios sem que ninguém se incomode. Por isso poupem-me a esta histeria e hipocrisia.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.