domingo, 8 de março de 2020

O que se passa com Bruno Lage?

A equipa do Benfica é hoje a imagem do seu treinador: apática, mole, à espera do que lhe vai acontecer.

É estranho porque no ano passado vimos uma equipa confiante, a jogar um bom futebol: atacante, apoiado, com a bola e os jogadores sempre em progressão para a baliza adversária.

Claro que este ano não temos João Félix que era importante no sistema de jogo de Lage, ao fazer a ligação entre o meio campo e o ataque, mantendo em sentido  a defesa adversária graças à sua imprevisibilidade e sentido de baliza. O ano passado havia ainda Jonas que entendia também muito bem esse papel de ligação entre sectores.

Mas isso não explica tudo.

Lage dispôs de várias soluções que, não tendo a mesma qualidade, podiam trazer algo à equipa. É há Vinicius que garante muitos golos.

Mais do que a falta de jogadores (que é uma realidade que se verifica sobretudo nas competições europeias) ou mesmo da má forma de vários titulares, o principal problema do Benfica hoje é a falta de uma ideia de jogo.

Bruno Lage não consegue este ano nem dar consistência e coesão à equipa, nem tirar partido das qualidades dos jogadores que tem. Não consegue aplicar o sistema do ano passado aos jogadores deste ano, mas também é incapaz de criar um novo, adaptado a estes mesmos jogadores.

Começa a ser demasiado - experiências a mais, duplas a mais, erros a mais -, demasiados jogos sem ganhar. Começa a escassear o tempo e a esgotar-se o crédito de Lage.

12 comentários:

  1. A mim o que me preocupa é que até ao Gabriel sair da equipa e excluindo a champions o Benfica não era nada disto!!! O que é que aconteceu com todos depois de janeiro? Foi a vinda de Weigl que desuniu? Foi a entrada de Rafa? A má forma de Grimaldo é Ferro? Terá sido mesmo a saída do Gabriel? São muitas perguntas e poucas respostas, e continuamos a ver a equipa ir pelo cano abaixo com tanto deslize.

    ResponderEliminar
  2. O que se passa com Lage?
    Não está a corresponder ao que esperávamos dele. Só pode ser isso. As exibições dececionantes dos últimos jogos, e os nove pontos perdidos de rajada, provam-no. E parece que o treinador (que a equipa técnica, todos são culpados - eu lembro que continuamos a marcar os cantos e os livres à moda das equipas amadoras, quando temos um treinador para esse treinamento específico) não é capaz de resolver o problema. Se é, que o faça quanto antes, que maio está quase a chegar.

    ResponderEliminar
  3. O que se passa?
    É fácil de explicar: Uma equipa que não tem ninguém que saiba marcar um canto, um livre e agora até um penáltis; Uma equipa que não tem uma jogada estudada nem agressividade e mobilidade na marcação de cantos; Uma equipa em que os seus jogadores não metem o pé para disputar a bola, não disputam bolas de cabeça (só há dois ou três jogadores que o fazem), não pressionam minimamente o árbitro nem mesmo quando têm razão; Uma equipa que tem jogadores que jogam com uma displicência de arrepiar mesmo quando estão a perder, como o Tomás Tavares por exemplo.
    Desculpem, mas uma equipa destas só poderá ganhar jogos por milagre.

    ResponderEliminar
  4. sim neste momento, alias à um mês, que o lase esta completamente à nora e isso ele tem conseguido passar para a equipa.

    já o disse varias vezes que a virtude do lage o ano passado foi adaptar a táctica aos melhores jogadores que tinha.
    este ano ele não tem jogadores para a táctica e não soube adaptar a mesma aos melhores jogadores que tem.

    mas existe falta de jogadores não só para a europa mas sobretudo para poder fazer uma rotação como deve ser.

    sobretudo falta um segundo avançado e isso nunca tivemos e andamos desde o inicio da época a rodar jogadores pela posição, e praticamente só lá falta colocar o andre, e nenhum serve.
    a depois para tentar colmatar isso temos andado a tirar daqui e a colocar ali e com isso desequilibrou completamente a equipa que agora com o cansaço por falta de opções e de rotação veio expor aquilo que já existia mas que se ia conseguindo esconder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a incapacidade de aproveitamento daquilo que tem (e que todos concordamos que não chega) é este ano a principal lacuna do Lage. Mas até isso é estranho, porque no ano passado o seu maior mérito foi precisamente o de tirar o maior rendimento dos jogadores que tinha...
      Como o explicar? Cansaço?

      Eliminar
    2. É isso que já falei desde o princípio da época, falta um 10 como Félix e Jonas. Um playmaker que ligue o meio campo ao ataque e que tenha golo. O Lage já tentou RDT, Chiquinho, Taraabt, Pizzi e Rafa. Nada deu. O unico que podia dar não quer jogar: Zivkovic. Há o Tiago Dantas, mas neste momento era como manda-lo para dentro de um tanque cheio de tubarões. Não sou treinador, mas acho que o Lage devia criar um sistema táctico com 3 medios, onde um tivesse mais liberdade para organizar e com dois extremos puros a colocar bolas no avançado. Rafa, Pizzi, Chiquinho e até Cervi a vaguear pelo meio dá dó ver a nulidade que .

      Eliminar
    3. não dei porque todos os jogadores ai utilizados são adaptações e nenhum é um segundo avançado.

      o zivkovic, e o dantas, não iriam resultar também porque seriam também eles adaptações.
      o único que poderia ainda ali resultar era o pizzi que tem finalização embora lhe falte outras coisa, mas só agora é que tem jogado ali quando já esta todo roto.

      Eliminar
  5. O que se passa? É,que o que aconteceu o ano passado foi um acaso, quem já tem muitos anos a ver futebol, e tem alguma perspicácia, não avalia treinadores por uma só temporada. Lage não é bom treinador, e duvido que o venha a ser!!!! A falta de experiência e de perspicácia são notórias desde o início da época, exemplos: na pré-época Taarabt foi dos melhores jogadores. Lage tira-o da equipa para colocar Samaris, que estava numa condição física deplorável, uma surpresa, pois na época anterior tinha entrado muito bem na equipa, foi um dos pilares do título, compreendi a ideia: rodar Samaris para este adquirir ritmo para o jogo com os porcos. Mas duvidei da sua eficácia, e com razão: no jogo com os porcos Samaris continuava numa condição física deplorável, teve que sair ao intervalo. RDT, o melhor avançado do Benfica, foi queimado para Lage pagar a dívida de gratidão para com o Seferovic, compreendo, pois também não sou ingrato, mas ele exagerou, Seferovic este ano já pareceu 10 ou 12 vezes à frente do guarda-redes, e não marcou uma única vez. Ainda por cima anda chateado. Mas também conseguiu ver em Chiquinho o segundo avançado, que nunca vai ser, não características para jogar naquela posição, nem intensidade, nem explosão, nem golo. E RDT podia ter sido este avançado, ele não soube ter paciência, com Ferro, pelo visto, nunca vai esgotar!!!, e também ver que a equipa jogava pouco, e por isso as oportunidades não eram muitas,e as que havia eramtodas para o Seferovic desperdiçar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. convem é não inventar, o lage não tirou ninguém para colocar o samaris.
      o taarabt tal como o samaris nunca foram titulares na pré época.

      o samaris só entrou porque o gabriel se lesionou.

      já agora por muita qualidade que o taarabt tenha, e tem, e pelo facto de ser nos últimos jogos um dos nossos melhores jogadores não impede de ser ele a jogar numa posição para a qual lhe faltam qualidades de ser o jogador que desequilibra a equipa defensivamente.

      o rdt é ponta de lança, não é nunca vai ser na vida dele segundo avançado, alias o jogador quis sair porque sabe que a jogar a segundo avançado só se iria queimar ainda mais.

      Eliminar
  6. Mas ainda tens os jogos com os porcos, quarto jogo, e tudo leva a crer que não aprendeu nada, ou seja, é quase garantida a derrota no quinto. Ir às antas e não saber que estes jogos são uma batalha, que santa ingenuidade. Tirar um dos poucos jogadores aguerridos, e que estava em boa forma, para colocar Chiquinho, para ter mais posse de bola. Viu-se o resultado: nem posse, nem agressividade……Mas há muitas mais!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebo os argumentos, mas não sou assim tão taxativo. O ano passado tivemos grandes jogos. Demos 10 a zero ao Nacional! Vencemos no Porto - com alguma sorte, é verdade. Mas fizemos um excelente final de época.
      Todos os treinadores têm coisas criticáveis, nenhum é perfeito.
      Lembro-me bem das críticas ao JJ - eu também as fiz em alguns momentos.
      Há certamente lacunas e erros no trabalho do Lage. O que me faz mais confusão é a aparente incapacidade de ultrapassar um momento difícil e responder às adversidades. Parece que quando as coisas começam a correr mal, Lage bloqueou e entrámos numa espiral negativa.
      Como escrevi acima, o tempo começa a escassear.

      Eliminar
  7. É evidente que tivemos grandes jogos, então o de alvalade foi soberbo!!!Mas tudo leva a crer que foi mais fruto do acaso, da conjectura, do que mérito do Lage. Da equipa que jogou em alvalade, só saiu o Félix, está bem que é um génio, mas não pode justificar um decréscimo tão grande da qualidade de jogo. E este ano tivemos RDT, bom jogador; temos Taarabt e Vinícius, apesar das lacunas, é goleador. A única razão que encontro para a fraca qualidade de jogo, é pouca competência e muita falta de experiência de Lage.

    Penso também que muitos jogadores já não estão com ele, o caso de Rafa parece-me evidente, como é estranho o comportamento de Samaris desde o início da época.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.