sábado, 15 de maio de 2021

A vitória que se exigia

 Uma primeira parte de grande qualidade, contra uma equipa debilitada pela ausência dos dois jogadores mais fortes do seu meio campo, ditou uma vitória incontestável do Benfica no derby.

Era o resultado que eu esperava e que os benfiquistas em geral mereciam, numa época de grande desilusão. Claro que este foi o campeonato covid e que mesmo que o vencessemos não teria o mesmo sabor. Mas é evidente que ficámos muito aquém do exigível.

Era importante vencer não somente por uma questão de brio mas também para que o Sporting não terminasse o campeonato invicto.

O Benfica tem melhores jogadores, mas não tem melhor equipa. Neste jogo as individualidades vieram ao de cima e a vitória é justa. Poderíamos ter alcançado um resultado mais expressivo mas facilitámos um pouco na segunda parte. Além disso, o árbitro também teve - MAIS UMA VEZ - influência. Houve dualidade de critérios em relação aos amarelos - o de Gabriel é escandaloso - e ficou um vermelho por mostrar ao lateral esquerdo do Sporting.

É já cansativo falar disto. Na jornada passada houve um jogador do Nacional a defender uma bola com as duas mãos e nem assim o VAR interviu...

Em todo o caso vencemos que era o mais importante. Não pelo segundo lugar, que obviamente já estava fora de questão graças a Soares a Dias, mas pela honra. Haverá agora que conquistar a Taça de Portugal para iniciar um novo ciclo vitorioso. 

13 comentários:

  1. Conquistar a Taça de Portugal?
    A jogar com a postura de hoje, vamos colecionar mais uma desilusão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei porquê. Então ganhámos ao Sporting a jogar assim e vamos perder com o Braga (que foi derrotado 3 vezes pelo Sporting esta época)? A postura na primeira parte foi muito boa. Na segunda parte não tanto mas a verdade é que tínhamos uma vantagem muito confortável.

      Eliminar
  2. "nem assim o VAR interviu..."? Não é interviu...é interveio!

    ResponderEliminar
  3. Boas Frank, para ganharmos ao Braga temos que ser muito o Benfica da 1ª parte, e de preferência nada do pior do Benfica na 2ª parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. O Sporting tem algum mérito porque lutou bastante quando o jogo parecia completamente resolvido e nunca se desconjuntou. Mas claro que nós facilitámos. No fim até tivemos algumas oportunidades (como contra o Porto) mas durante demasiado tempo desligámos.

      Eliminar
  4. mas uma equipa que esteve com uma vantagem de tres por duas vezes não pode acabar o jogo aflita.

    mesmos com cinco defesas continuamos a permitir muitas oportunidades e a sofrer muitos golos, já é a segunda vez que sofremos tres neste esquema, isto porque se controla os jogos no meio campo e não na defesa.
    mas este treinador nunca percebeu isso e nunca reforça o meio campo por isso é que nenhuma equipa treinada por ele sabe controlar um jogo mesmo que tenha um javi, um ramires, um witsel ou um matic.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. O Vertonghen facilitou no primeiro (foi ultrapassado com demasiada facilidade) e o Veríssimo foi demasiado passivo no segundo deles e ainda fez o penalty. Portanto também houve erros individuais dos nossos defesas.
      Mas não discordo dessa análise, até porque se viu como na primeira parte o nosso meio campo se superiorizou e na segunda, com os jogadores mais experientes do Sporting em campo, eles dominaram.
      Mas neste caso o Jesus até tentou rectificar, com a entrada do Gabriel. Mas aquele cartão amarelo inacreditável limitou-o. É revoltante a facilidade com que os árbitros dão amarelos aos nossos jogadores. Já os do Sporting fazem o que querem. Veja-se o Pote e o Nuno Santos neste jogo, em que protestaram, gritaram e insultaram o jogo todo e o árbitro fez de conta de que nada se passava. Há uma bola em que o Pote vai de pitons ao Cebolinha. Até cerrou os dentes! Vá lá que acertou na bola apenas, mas foi por sorte apenas (sobretudo para o nosso jogador que se podia ter lesionado.

      Eliminar
    2. Só para complementar, esse Pote passou o jogo também a provocar os nossos jogadores, incluindo Seferovic e Darwin que até são muito calmos e correctos. Fez falta alguém que lhe impusesse respeito. Aliás esse é um aspecto em que somos carentes.

      Eliminar
    3. mas os erros começam antes no primeiro existe uma perda de bola displicente do taarabt, que deixa a equipa desequilibrada, e depois foi passivo a pressionar.

      no segundo foi uma entrada à queima do grimaldo que ficou logo ultrapassado e mais uma vez equipa desequilibrada.

      mas o gabriel foi mais uma vez anjinho foi logo se meter em confusão, que alias deu cartão para os dois jogadores.

      com dois medios só funcionada se jogares como weigl, gabriel, samaris e não vou dizer o florentino porque não esta cá.
      mas isto é sempre não é às vezes e em curtos espaços.

      se introduzes jogadores como o taarabt, o pizzi e o chiquinho só com tres medios senão passas a vida a ver navios a meio campo.

      mas se a direcção não se manifesta nem protesta então aceita as regras do jogo e só tem de ter capacidade para contratar de modo a ultrapassar isso, e o treinador só tem de trabalhar com essas condicionantes já que concordou com elas, até porque ele já sabia o que a casa gastava.
      mas nem temos nem uma coisa nem outra.

      Eliminar
  5. Caro joão carlos, com um médio como Weigl (jogador do ano segundo os adeptos benfiquistas), que não existe defensivamente, sendo mel para os adversários, fazendo qualquer Gil Vicente ou Nacional parecer o Bayern, como pode o Benfica controlar jogos. Já adaptámos a táctica, metendo mais um central para fazer o trabalho defensivo que ele não faz, mas mesmo assim não chega. Onde andava Weigl na segunda parte? Viu a postura risível dele na jogada do Pedro Gonçalves no 1o golo adversário? Um bom médio faz toda a equipa jogar melhor. Desde que Weigl chegou todos passaram a jogar pior... curioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ele tem melhorado muito - e não é um trinco tradicional - mas continua a ter momentos de falta de intensidade e cultura defensiva. Nesse lance ele e o Vertonghen não estiveram bem.

      Eliminar
    2. a entrada do central não tem nada a ver só com o weigl, mas sobretudo com as bolas que o taarabt perde, de modo infantil, e aquilo que o pizzi não defende.

      sim ele não foi agressivo, não o é, masd depois existe quem só veja o desfeitos dele e depois outros passam como se não cometessem erros nenhuns.

      então nesse lance veja quem é que perdeu a bola de modo infantil e que depois pouco pressionou quem fez o passe para o pedro gonçalves.
      mais veja lá quem é que mais uma vez perdeu uma bola de modo infantil no lance em que o pedro gonçalves atira ao poste.

      o weigl não é um trinco varredor, nunca foi, mas a culpa é de quem acha que ele é e o coloca ali a jogar sem apoio mas com jogadores como o taarabt e o pizzi quando joga ali, não existe medio defensivo que aguente nem o javi nem o matic nem outros melhores.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.