terça-feira, 4 de maio de 2021

Mourinho...

 José Mourinho foi durante anos o melhor treinador do mundo. Foi campeão europeu pelo Porto e pelo Inter e levou o Chelsea ao bicampeonato inglês em dois anos (antes disso, o Chelsea apenas por uma vez se sagrara campeão). No terceiro ano de Mourinho no clube, o Chelsea ficou em segundo lugar. Pelo meio venceu ainda duas taças da Liga e uma de Inglaterra e ficou perto de nova final da Champions no primeiro ano, tendo sido eliminado nas meias finais pelo Liverpool de forma polémica.

Depois partiu para Milão, tendo o Inter alcançado um ciclo de ouro sob a sua liderança. Daí seguiu para Madrid - e nunca mais seria o mesmo.

É verdade que Mourinho chegou ao Real numa altura em que o Barcelona dominava o futebol espanhol, mas uma Liga e uma Taça do Rei em três épocas nunca pode ser suficiente para um clube como o Real. Isto para não falar da humilhação dos 5-0 em Nou Camp ou dos problemas com Casillas, Sérgio Ramos e o próprio Cristiano Ronaldo, assim como o ambiente de permanente guerrilha com jornalistas e rivais. A aura de José começou a dissipar-se.

No regresso a Inglaterra ainda começou bem no Chelsea (campeão) e no United (Taça UEFA e da Liga), mas acabou despedido de ambas, após à primeira época se seguirem épocas em que não ganhou nada. Regressou ao comando de uma equipa através do Tottenham mas aqui nada ganhou (teria tido uma oportunidade na Taça da Liga se não tivesse sido despedido) e deixou a equipa num demasiado modesto 7° lugar  eliminada da Taça de Inglaterra e da Liga Europa (aqui de forma escandalosa, às mãos do Zagreb).

Em suma, Mourinho foi despedido ou dispensado dos últimos quatro clubes por onde passou. E em nenhum deles deixou saudades. O futebol praticado pelas suas equipas nos últimos anos é miserável. Ao contrário do que acontecia no início da sua carreira, a tendência agora é para perder finais, derbies e jogos decisivos.

O único "sucesso" que tem tido é a coleccionar indemnizações.

Felizmente já não será opção para o Benfica, caso as coisas corram mesmo mal neste fim de época e JJ ficar numa situação insuportável. Isto porque já está confirmado na Roma.

Sinceramente não vejo que tipo de sucesso possa vir a ter na Roma, face a um Inter renascido e campeão, uma Juventus que se  fortalecerá para recuperar o título, um Nápoles e um Milan que têm subido nos últimos anos.

Itália era dos poucos países em que Mourinho tinha um legado intacto. Com esta "traição" ao Inter, ele já está maculado - e provavelmente as coisas só irão piorar à medida que os resultados não aparecerem e os romanos perceberem o erro em que incorreram. Antevejo mais um capítulo da decadência de Mourinho, desde um dos melhores do mundo até um treinador demitido por todos os clubes por onde passa sem deixar saudades a ninguém. 

6 comentários:

  1. em termos futebolísticos, e não de resultados, não acho que os problemas do mourinho tenham começado no real os conflitos esses são uma marca por onde ele passa e é uma maneira de criar um grupo uma vez corre bem outras mal.

    a partir do real é que a coisa em termos de futebol praticado começou a ser uma desgraça e foi sempre a pique.

    mourinho não esta nas minhas principais preferências agora é o que ele é, e continua a ser,é a principal referencia de treinadores portugueses sobretudo pela mentalidade que ele trás para as equipa, e continua a trazer, que é aquilo que temos mais em falta.
    e sem ser ele de portugueses só temos mais dois, em termos de qualidade, mas que depois não tem o que precisamos mentalidade.

    mas pelos vistos depois da mania que existia até a década de oitenta que treinadores só poderiam ser estrangeiros agora existe a mania de que não podem ser estrangeiros.

    ResponderEliminar
  2. Como disse carolina salgado, mourinho não ganhou sozinho.
    afinal de contas é a mesma pessoa que no porto disse que para ganhar vale tudo.
    espero que lhe aconteça o mesmo que ao artur jorge, e mais ninguem lhe pegar.

    ResponderEliminar
  3. Pois, lamento discordar, mas o Mourinho no Benfica era a melhor coisa que podia acontecer, mesmo não tendo direção, ou tendo um presidente que estar ou não estar é a mesma coisa.
    Mourinho para o futebol português era caso para o SLB entrar em cada jogo já a ganhar, tal é a inteligência e assertividade das suas conferências de imprensa. Alguma vez Mourinho "engolia" calado um caso vergonhoso como o do Palhinha? Alguma vez "engolia" calado um caso como o de um treinador que só é suspenso à enésima expulsão? Alguma vez "engolia" calado um caso como o adiar de jogos em caso de covid que só o SLB não teve direito? Mourinho, melhor que ninguém, sabe o papel importante e fulcral da comunicação e do valor da palavra que um treinador deve ter. Mais uma oportunidade que esta pseudo-direção desperdiçou... não faz mal, 2024 é já ali... vamos é ver como lá chegamos, e se lá chegamos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há que lamentar. É bom haver diferentes perspectivas.
      Em relação à mentalidade e aos casos lamentáveis do futebol português, concordo. O Mourinho não engoliria isso calado e trataria de denunciar as situações.
      O problema a meu ver é mesmo o futebol jogado. Acho que nesse capítulo o Mourinho parou no tempo. O seu futebol não tem dinâmica nem criatividade. As suas equipas apresentam uma gritante falta de qualidade. Os jogadores ficam presos e não exprimem o seu talento.
      Mesmo a consistência defensiva, que era o seu principal atributo, parece perdida.
      Também a relação com os jogadores é cada vez pior: conflitos com todos (Pogba, Rose, Bale).
      Por isso acho que infelizmente o Mourinho já não voltará a ter o sucesso que teve no início da sua carreira.

      Eliminar
    2. E mais uma: a suspensão do Conceição já foi... suspensa. Futeluso no seu pior.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.