segunda-feira, 24 de maio de 2021

Que tristeza... Parabéns Vieira (e quem votou nele)

 O título diz praticamente tudo. 

Os resultados falam por si.

Atentemos apenas ao seguinte: Jorge Jesus tem 5 finais da Taça e apenas uma vitória, no Benfica perdeu duas, perdeu mais duas na Liga Europa e outras duas Supertaças para o Porto (a segunda esta época). Ou seja, excluindo Taças da Liga, Jorge Jesus tem o seguinte registo de finais no Benfica: 6 finais, 4 derrotas e duas vitórias. Ambas as vitórias foram alcançadas perante... o Rio Ave, uma no Jamor, com um 2-1 em que acabámos o jogo com o credo na boca e uma Supertaça... nos penaltis.

E não me venham com a conversa de que para perder é preciso lá chegar e que estamos nas decisões. Isso não é conversa para o Benfica. Principalmente a nível nacional, é absolutamente normal o Benfica estar nas decisões.

O que temos de constatar é o contrário: o Benfica de Jorge Jesus é um derrotado crónico em finais. Quando lá chegamos (como em todos os jogos decisivos) Jorge Jesus falha. Isto é apenas a confirmação do que já sabemos há muito.

Eu vou porém mais longe: o Benfica de Vieira é um clube de perdedores. Já com Lage perdemos a final do ano passado com o Porto (permitindo a dobradinha deste clube) e também nas Youth League perdemos todas as finais. É um clube sem alma, sem chama, sem espírito e sem cultura vencedora que vai para as finais todo contente como se o objectivo fosse participar. No que participamos quase sempre (e sempre se contarmos apenas as finais a doer, com adversários grandes) é na festa dos outros.

Uma tristeza, isto não é o Benfica. Isto é um clube que foi tomado por arrivistas e espertalhões que o usam para negociatas e alpinismo social. Uma vergonha, para não dizer um nojo.

Lembrar-me do que fizeram a Jorge de Brito, um Senhor, um benfiquista a sério, para dar lugar ao tipo de gente que desde então tomou conta do clube para se servir dele, entristece-me e revolta-me.

O Benfica nunca mais foi o mesmo. De certo modo, os sócios estão a ter o que merecem, especialmente os que votaram em Vieira nas últimas eleições, quando já era por demais evidente o seu perfil.

Para mim, isto não é o Benfica. São necessárias mudanças profundas, a começar pelo presidente. Enquanto isso não acontecer vai ser mais do mesmo, um título aqui, outro ali - era o que mais faltava que o maior clube de Portugal nunca ganhasse - mas nunca seremos um clube verdadeiramente vencedor, conquistador, dominador, com espírito, com raça, com valor, que faça os adversários tremer, que faça os seus adeptos orgulhosos. Não com este presidente, não com estes dirigentes. Resta saber se ainda há entre os adeptos benfiquismo autêntico. 


15 comentários:

  1. Subscrevo ! "Todos os caminhos têm um inicio", já não quero saber do JJ. O inicio do nosso caminho é SÓ UM: RUA VIEIRA !! A cabeça da serpente.

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo, assim. Fui um dos carneiros que apoiou a saída de Jorge de Brito. Disso me arrependo, sinceramente. Nunca mais o Benfica foi Benfica.
    E não contem com qualquer mudança enquanto lá estiver a "cabeça da serpente". Mudança e higienização que tem de ser profunda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É chegada a hora dos benfiquistas agirem. Quanto mais tempo esta situação se prolongar mais difícil será recuperar.

      Eliminar
  3. " Resta saber se ainda há entre os adeptos benfiquismo autêntico" O Sr está profundamente enganado, eu sou adepto e sócio há quase 30 anos, raramente vou ver o MEU BENFICA, porquanto moro a 250 Kms do Estádio da Luz, se isto não é BENFIQUISMO então não sei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, eu sei que existem e conheço bastantes. A questão é se são suficientes para parar esta deriva.

      Eliminar
  4. Embora não queira o Vieira nem o J, o que se passa é bem mais grave. Parem e pensem bem, se o Vieira sair o Benfica passa a ser mais respeitado? NÃO, o que a escumalha quer é destruir o Benfica e dizem-no à boca cheia, só não houve quem não que. Solução? é os adeptos deixarem de se deslocar aos recintos adversários, acabar-lhes com o bodo, acabar com subscrições de sporco tv, não ver o correio da manha, não comprar pasquins, etc, e fazer alarde dessas posições, ou nos respeitam e tratam como devem ou vai tudo pelo cano. É difícil? Não, eu já o faço há muito e dou-me bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A solução é ter alguém que zele pelos interesses do Benfica e defenda intransigentemente o clube. Se tivermos alguém assim, alguém respeitado e não um indivíduo cheio de processos judiciais e negociatas com palheiros, provavelmente as coisas mudam rapidamente.

      Eliminar
  5. Frank eu julgo que te enganaste a final perdida no ano passado para os corruptos não foi com o Lage mas sim com o seu adjunto salvo erro que agora não me ocorre o nome,o Benfica é isto e com Vieira e vieiristas somos um Benfica mediocre e ninguém se chega a frente para terminar com este pesadelo chamado Vieira,eu não me chego porque não tenho capacidade para isso mas no universo benfiquista a quem o tenha mas nada faz .

    ResponderEliminar
  6. Frank eu julgo que te enganaste a final perdida no ano passado para os corruptos não foi com o Lage mas sim com o seu adjunto salvo erro que agora não me ocorre o nome,o Benfica é isto e com Vieira e vieiristas somos um Benfica mediocre e ninguém se chega a frente para terminar com este pesadelo chamado Vieira,eu não me chego porque não tenho capacidade para isso mas no universo benfiquista a quem o tenha mas nada faz .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, meu caro. O treinador era o Veríssimo. Já nem me lembrava dessa parte gaga. Enfim, outra tristeza.
      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Eliminar
  7. Atenção Frank, eu ontem gastei os insultos todos com o Vieira e com o Jesus, mas fomos uma vez mais bem gamados... o normal desta época (e meia) merdosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óbvio Mark. Mas foi assim todo a tempo4 e o que fez o Vieira? Mandou uma carta...
      A única explicação possível para isto é que Vieira não pode falar porque tem medo de represálias - contra si, não contra o Benfica, porque o Benfica mais prejudicado já não pode ser (a rábula dos penaltis, o caso Palhinha, etc, etc). Portanto eu não falo já desse assunto porque também aí a responsabilidade é do mesmo, aquele que deveria defender o Benfica até ao transe mas pura e simplesmente não mexe uma palha.

      Eliminar
  8. sobre o bazofia já disse tudo o que tinha a dizer sobre ele que não muda desde março de 2012.

    acrescento ao que dizes sobre o estado em que colocaram o clube que estas duas finais não podiam ser mais o exemplo do estado em que estamos uma com uma vantagem numérica que não só não aproveitamos como ainda permitimos que eles fizessem o que até esse ponto não tínhamos permitido.
    nesta ficamos em desvantagem e não nos transcendemos que era e foi uma das nossas marcas durante largos anos.

    só mais uma coisa nas ultimas quatro época foi assim.
    numa uma misera supertaça.
    na outra fomos campeões, mas ainda estamos todos hoje para saber como, sem mais nada.
    a seguir mais uma singela supertaça.
    e nesta uma rotunda bola como o bazofias gosta.
    mas mesmo assim muitos votaram no mesmo e mesmo assim ainda continuam com a conversa dos cinco em seis.

    ResponderEliminar
  9. Nunca pensei dizer isto: "Mas quem me dera alguém na presidência do Benfica que defendesse os interesses do Benfica, como o Pinto da Costa defende os interesses do Porto". Tenho a certeza que ganhariamos a liga europa e a liga dos campeoes. Já sei que vou ser criticado mas é o que eu penso.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.