quarta-feira, 7 de julho de 2021

Arbitragem no Euro comparada com Liga Portuguesa

 A arbitragem no Euro tem sido exatamente aquilo que eu defendo: deixar jogar, apitar o menos possível, dar cartões quando eles se justificam, marcar penalties apenas quando a situação é flagrante e o VAR intervir apenas quando há erro evidente e objectivo do árbitro.

Tem havido aqui e ali um ou outro erro, um ou outro exagero, mas na maioria esmagadora dos jogos as decisões têm sido as correctas. E não há uma única selecção que possa dizer que foi eliminada por causa do árbitro.

Isto é praticamente o oposto do que acontece em Portugal onde a arbitragem: passa o jogo a apitar, interrompe a toda hora com faltas e faltinhas, dá imensos cartões amarelos, marca penalties por tudo e por nada e o VAR passa a vida a intervir. Além disso muitos jogos em Portugal são decididos nos últimos minutos através de decisões arbitrais questionáveis.

A arbitragem em Portugal é simplesmente DEPLORÁVEL.

Há dias um comentador dizia que no Euro "os jogadores também ajudam" (os árbitros). Foi imediatamente corrigido (penso que por um ex-jogador) que lhe disse, com toda a razão, que os jogadores não ajudam nada, eles sabem é que é inútil reclamar ou fazer fitas e que serão punidos se forem por esse caminho. 

Já em Portugal um jogador do Porto pode dizer ao árbitro que ele é maluco, com o gesto para todo o mundo ver, e nada lhe acontece. 

O problema em Portugal são os árbitros mas também os comentadores, incluindo ex-árbitros que de certo modo validam no plano da opinião pública as decisões completamente erradas daqueles.

Senão vejamos: quantos dos penalties do Porto na época passada seriam marcados neste Europeu? Num cálculo por alto eu diria uns 10 %, ou seja, 1 em 10. Aqueles toquezinhos dentro da área, com o jogador a mergulhar (Taremi, Conceição, etc) e aquelas bolas que batiam casualmente na mão NUNCA seriam penalties neste Euro. E muito bem, porque não o deveriam ser nunca.

Mas os pacóvios comentadores de arbitragem em Portugal e os os paineleiros dos clubes (incluindo do Benfica), vêm sempre, como verdadeiros parolos e pessoas incapazes de pensar pela sua cabeça, dizer que "houve toque por isso é falta". Idiotas absolutos.

Agora que no Euro praticamente nenhum desses toques na área é sancionado com penalty, os mesmos comentadeiros e especialistas (incluindo ex-árbitros, insisto) já acham muito bem, contradizendo completamente os seus comentários ao longo de uma época inteira.

Um dos principais problemas do futebol português é a arbitragem, que impede uma maior competitividade (mais ritmo, mais tempo útil de jogo, mais intensidade). Ao contrário de um lugar comum que costuma ser repetido, Portugal não tem "dos melhores árbitros do mundo".

Portugal tem árbitros medíocres. Soares Dias, o nosso mais bem cotado, apitou dois jogos na fase de grupos. Nem aos oitavos chegou. 


4 comentários:

  1. Frank como benfiquista vejo que a arbitragem portuguesa e miseravelmente pobre mas se fosse adepto dos outros clubes a via da mesma forma porque é verdade,do Soares Dias passou quase despercebido no euro o nosso melhor árbitro isto diz tudo sobre a nossa arbitragem melhor mesmo era lá não ter ido.

    ResponderEliminar
  2. completamente de acordo.
    mas logo no jogo de hoje tiveste precisamente o oposto do que se tem passado, talvez porque era imperioso a equipa da casa ir à final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade.
      Quiseram-me contrariar 😁

      Eliminar
    2. acho que foi mais a necessidade de ter o estádio cheio na final.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.