segunda-feira, 8 de abril de 2024

Mourinho? Por favor poupem-nos...

 Mourinho tem assistido a quase todos os jogos do Benfica, o que evidentemente tem a leitura - que o próprio não desconhece - de que está interessado no lugar de treinador do nosso clube. Assim, para todos os efeitos, Mourinho está-se a "oferecer" ao Benfica.

Schmidt deverá sair (quem sabe se até para o Bayern, que não conseguiu garantir Alonso e não deverá conseguir também Amorim), pelo que o Benfica deverá necessitar de um novo treinador. E as opções não abundam: Abel Ferreira, que agradaria a muitos (incluindo a mim) já disse que fica no Palmeiras mais dois anos (tudo pode mudar, mas seguramente não sairá nos próximos meses, que é quando necessitaremos de ter um treinador para a próxima época) e Marco Silva (outro nome sempre falado) também não deverá querer deixar um salário milionário e uma liga de topo onde acha que ainda pode chegar mais longe. 

Mourinho, de longe o treinador português mais titulado, surge assim como uma opção que alguns não vêem com maus olhos. Simplesmente o Mourinho que ganhou não é o mesmo de agora. O grosso dos títulos de Mourinho datam do período  2002-2010. Depois disso Mourinho ainda ganhou alguma coisa com o Real Madrid (não ganhar no Real é a excepção), um novo título de campeão no Chelsea (2014-2015) e taças no primeiro ano do Manchester United (2016-2017). Mas exceptuando a Liga Conferência (uma competição terciária) nunca mais voltou a vencer o que quer que fosse. Ou seja o período áureo de Mourinho data de há quase 15 anos e o último período vencedor de há quase 8. 

Isto acontece porque a "fórmula Mourinho" deixou de funcionar. Os treinadores em geral tornaram-se mais evoluídos tacticamente e Mourinho não tem já a idade ou a criatividade para se reinventar e apresentar algo de novo que seja eficaz. Pelo contrário, neste momento apenas "amarra" as equipas que treina a esquemas tácticos que limitam as capacidades dos jogadores. Por outro lado, o lado mental, a garra e concentração que as suas equipas tinham já não é um factor diferenciador. Note-se que mesmo esse efeito se perdia invariavelmente no segundo ou mais tardar o terceiro ano.

Veja-se como Mourinho não trouxe nada de novo ao Tottenham ou à Roma (que investiu mais do que nos anos anteriores, tendo ido buscar jogadores como Abraham, Dybala ou Lukaku). Aliás, desde a saída de Mourinho que a Roma começou a jogar muito melhor, a marcar mais golos e a ganhar mais jogos. As estatísticas de Mourinho na Roma são: 138 jogos, 68 vitórias, 31 empates e 39 derrotas (49,28% de vitórias). As de De Rossi são 15 jogos, 10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas (66,66% de vitórias). 

Em conclusão, considero que Mourinho seria uma péssima escolha. É um treinador que merece respeito pelo seu percurso mas que cuja fase melhor da carreira já passou. Não trará nada de particularmente relevante mas quase de certeza porá o Benfica a jogar um futebol deprimente. Não é disso que precisamos.

Outras possibilidades? Cabe aos departamentos especializados e bem pagos no Benfica identificarem. Varandas até pode ser um péssimo gestor mas tomou duas excelentes decisões que farão dele para a posteridade um presidente muito importante da história do Sporting: o fim do apoio às claques e a contratação (que muitos consideraram louca) Amorim pagando uma cláusula de rescisão nunca antes vista em Portugal e a terceira maior (após a penalidade por pagamento em atraso) do futebol mundial por um treinador. 

Mas atenção: há muito mais coisas que estão mal no Benfica para além da questão do treinador. Há que tirar ilações do investimento colossal (à nossa dimensão) feito sem qualquer retorno. Na aposta em jogadores manifestamente sobrevalorizados, na contratação em campeonatos mais caros do que o nosso, nunca se apostando no mercado nacional, nas lacunas evidentes no plantel logo ao começar a época, entre outros erros de palmatória.

Rui Costa tem a palavra.

17 comentários:

  1. Sinceramente, acho que de todos os problemas que o Benfica tem, o treinador é o mal menor. Essa estatística de resultados que apresentas da Roma, quando se vê as do Schmidt...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente. Pelas percentagens de vitórias o Schmidt é Bom Treinador. Têm que lhe explicar substituições à Benfica. Se for humilde e aceitar corrigir, por mim pode ficar.

      Eliminar
  2. Mourinho???? Em Palermo é que ele está bem.

    ResponderEliminar
  3. " pagando uma cláusula de rescisão nunca antes vista em Portugal" Se fosse no Benfica a comunicação social propagandista fazia-lhe logo a folha, não tinha a menor hipótese.

    ResponderEliminar
  4. Não é porque tivemos um ano menos bom que se vai mudar tudo. A hipotética contratação do Mourinho implicaria mudar tudo no departamento de futebol do Benfica. Isso teria custos incalculáveis e o retorno, com o Mourinho, seria zero.

    ResponderEliminar
  5. Viva Frank,

    Confesso que começo a ficar muito nervosa por tantos dizerem que o Moutinho é uma hipótese para treinador do Benfica.

    Por favor, não!!!

    Por todas as razões que enuncia às quais acrescentaria que é uma espécie de Sérgio Conceição, a culpa é sempre dos outros, critica e entra em choque com os jogadores de uma forma vergonhosa, só pede jogadores caros, para já não falar no ordenado, e o Benfica já está bem acima das suas possibilidades e, por último, o futebol que pratica neste momento, como muito bem diz, é horrível!!

    O "special one" já não existe!!!! O Mourinho que vá treinar uma seleção qualquer, mas que fique bem longe do Benfica! Por Deus!!

    Esta época está a ser má, o plantel tem muitas deficiências e, sendo certo que o RS está a ser incapaz de as ultrapassar, não tenho certeza de que muitas contratações feitas tenham sido pedidos seus, o perfil de jogador do RS não bate certo com várias delas, para não falar de terem sido contratados jogadores para posições onde há superavit e onde até o Neres tem tido dificuldades em ter minutos. Evidentemente que tem responsabilidades mas a direcção não pode passar incólume, onde andam os laterais, onde anda um trinco? Para que queremos tantos avançados e 2º avançados? Para a próxima época? Começamos então já muito mal pois os problemas mais prementes continuam por resolver e continuamos a jogar com 3 e 4 jogadores adaptados, a querer encaixar círculos em quadrados, o xadrez não funciona.

    Sendo certo que nem todas as contratações pegam de estaca, são muitos erros e muitas interrogações pelo que o o treinador não pode ser o bode expiatório, como tem acontecido. Ao contrário do que muitos defendem, e se descontarmos os milhões, objectivamente não temos um plantel melhor do que na época passada, pelo contrário.

    O RS pode não ser a última bolacha do pacote, é certo, mas não há milagres. E já nem vou falar do aspecto financeiro, pois mesmo com sucesso desportivo, todo este investimento, é sinónimo de ter que vender e 1 venda mesmo de 100 M pode não chegar. O Benfica pelo mercado onde está inserido não tem hipótese de manter as contas equilibradas com este nível de gastos.

    O Benfica tem um histórico de impaciência com os treinadores, não deu bons resultados no passado, dificilmente trará benefícios no futuro. Qualquer projecto ou visão, tem um tempo de implementação e sobressaltos pelo meio, mudar a cada revés não, não me agrada.

    Apesar do erros todos, o Rui Costa é alguém que tenho como inteligente e com capacidade para, de futuro, melhorar e deixar-se, entre outras coisas, de negociatas, um lastro antigo.

    Resumindo, Benfica tem muito trabalho pela frente, há muito a reflectir.

    Se calhar fugi um bocadinho do tema, mas foi um desabafo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomaria o Benfica conseguir contratar o José Mourinho.

      Eliminar
    2. Caro,

      Se me explicar as razões que sustentam a sua opinião, podemos debater.

      Tal como muitos, respeito o passado do Mourinho mas, no presente, as coisas são muito diferentes.

      Eliminar
    3. Olá Elsa.

      Excelente análise.
      Após o jogo no dragão fiquei furioso com Schmidt e considerei que era o principal responsável pela derrota humilhante. Mantenho essa ideia (os treinadores são sempre os responsáveis) mas também sei que não há treinadores perfeitos. A verdade é que Sérgio Conceção que todos dizem que é tão bom está a 9 pontos do Benfica do "péssimo" Schmidt. E o que se diria se o Benfica perdesse 3 vezes com o Estoril na mesma época??
      Outra coisa em que penso é que no ano passado o Sporting fez uma péssima época. Mas não foi por isso que o Rúben Amorim passou a ser mau treinador ou foi despedido. E este ano é o que se vê.

      Eliminar
    4. Exactamente Frank!

      E não é só em Portugal, por essa Europa fora temos vários exemplos bons e maus.

      Veja-se o Liverpool, o Klopp não ganhou nada nos 1° anos, precisou de tempo. A Real Sociedad é bom outro exemplo. Por outro lado, veja-se o Man Utd, tem sido uma roda viva de treinadores e os resultados sao o que se vê. O Bayern é outro, um clube bem gerido e deu-lhes para brincar aos treinadores e bem arrependidos devem estar.

      E mesmo no Benfica, o JJ perdeu tudo, o Vieira segurou-o e sabemos o que aconteceu.

      Eu não sei se é melhor o RS ficar ou não, mas uma coisa sei, não se coloca tudo em causa por um percalço.

      Eliminar
    5. Quem queimou Gilberto e limitou a lateral direita a Bah. Quem queimou Ristic e escolheu Jurasek, quem prefere colocar o melhor médio de 2023 a lateral e retirar a força do meio campo da época anterior, quem nao consegue optar por um Carreras ou alguém da equipa B ou sub23 nem num jogo básico em casa prefere manter o Aursnes nesse posto,quem nao consegue criar dinâmicas diferentes e aproveitar Cabral e Marcos Leonardo, quem teima em nao gerir DiMaria (falta de autoridade?), quem voltou há pouco tempo a falar em Gonçalo Ramos e Grimaldo?
      Desejo sempre o melhor a Schmidt pois é sinal que vencemos mas esta época tem sido uma quantidade de equívocos impensáveis. Nao age, apenas reage. A equipa joga a top level e nós vemos k oposto. Conseguiu destruir a aura positiva entre ele, equipa e adeptos.
      Sinceramente, tem-se vindo a arrastar clm exibições vergonhosas atendendo à qualidade do plantel.
      Mas nao é o único responsável, longe disso!
      O clube a meu ver tem regredido naquilo que é a gestao de um clube de topo e com os principais adversários em situações mt difíceis quer financeiras, quer estruturais

      Eliminar
    6. Boa Tarde Paulo,

      O RS, como todos os treinadores, tem as suas idiossincrasias e teimosias, mas não creio que haja justeza no que diz.

      Mas eu também posso deixar-lhe algumas questões.

      Quem é que apostou no AS e no JN? Quem é que fez o JM ter possivelmente a melhor época da carreira, quem é que fazia o Chiquinho, que segundo muitos, não era jogador para o Benfica, parecer o Zinédine Zidane em alguns momentos - pronto estarei a exagerar um bocadinho, mas percebe a ideia, quem é que fez a equipa jogar um futebol espectacular na época passada?

      Falou-se no Santiago Giménez, no Milos Kerkez e, houve uns rumores sobre o Daichi Kamada. Estes parecem-me muito mais o perfil de jogador do RS. O Kerkez e o Gimenez pelos vistos eram muito caros, Vieram o Jurasek, que não se adaptou e me parece muito curto e sobrevalorizado, e o Kokçu -, que, já agora e não sei de onde tiraram essa ideia, não jogava a 10 no Feyenoord e teve um grande azar que se chama João Neves - estes admito que sejam contratações do treinador, não resultaram, acontece. Mas o Kokçu teve muitas oportunidades, o RS tentou de todas as formas encaixá-lo, mas jogador só quer fazer o que lhe apetece, e são precisos 2 para dançar o tango. E o Kokçu não o Enzo, tomara ele.

      Agora, contratamos o Tengstedt, Schjelderup, Prestiani, Rollheiser, Marcos Leonardo, Cabral, para quê? Reforçar a equipa ou pensar em futuras vendas? Encaixam todos no modelo de jogo? São precisos tantos? O Cabral substitui o Ramos? Porque não se acautelou devidamente a saída do GR? O campo de futebol agora ficou reduzido a metade?

      Há quanto tempo se mantém o problema dos laterais? Começou com RS? O Grimaldo saiu, há quanto tempo de falava nisso? Quem não fez trabalho de casa em procura de soluções no imediato? O Carreras, o Bernart foi o treinador ou foi assim meio à pressa para ter alguma coisa?

      Veio o Di Maria, foi o RS que o contratou?

      Portanto a juntar a estes todos ainda queria que ficassem o Gilberto, o Ristic, o João Victor, o outro brasileiro que teve aquela lesão que não me lembro agora do nome.

      Eu não concordo com muitas decisões do RS, a começar pela não utilização do Florentino - já agora temos mais algum trinco? - mas, como disse acima, quando se fazem contratações numa espécie de feira de oportunidades, passo a expressão, sem se avaliar se se encaixam no sistema do treinador, não se suprindo lacunas evidentes, ninguém faz milagres, nem o Klopp nem o Guardiola.

      Planeamento foi o que faltou, critério, e, muito embora o treinador não possa ser desresponsabilizado, isto vem de cima. Olhe, lembrei-me de outra coisa, porque é que a formação do Benfica não joga desde a base no mesmo sistema da equipa principal por forma a que os jogadores que sobrem se adaptem mais facilmente?

      O comentário já vais longo pelo que fico por aqui, mas há tanta coisa a rever no Benfica, oxalá o Rui Costa seja capaz de o fazer.

      Eliminar
  6. Eu quase que aposto que o Schmidt vai continuar no Benfica para grande pena minha, era pagar ao Marco Silva o que se paga ao Schmidt e esperar que ele aceitasse ele não deve ganhar muito mais na Inglaterra, Mourinho não ,livra!

    ResponderEliminar
  7. Mourinho? Se quiserem destruir o Benfica força. Eu perdi a confiança que tinha (e era muita) neste treinador, a má época deste ano tem um dedo fortíssimo dele, portanto. Obviamente Marco Silva.

    ResponderEliminar
  8. Mourinho special one, Amorim special 2, Schmidt special em fazer substituiçoes para la do minuto 90.

    ResponderEliminar
  9. quando o rui saiu naquela altura o mourinho ainda tinha sido uma boa hipótese, hoje em dia já não é, muito por aquilo que dizes.

    discordo do abel silva que como treinador vale por onde esta não pela sua qualidade.

    o marco silva é neste momento o melhor portugues mas continuo a achar que é curto para o que precisamos.

    mesmo o roger não sendo o treinador que precisamos acho que ficou demonstrado que o treinador estrangeiro trás outra mentalidade, tem de vir acompanhada é com qualidade que neste caso ficou aquém da que precisávamos.

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente o actual treinador do Benfica, já demonstrou demasiados erros para que seja possivel culpar a estrutura apenas.
    De todos os jogadores pedidos apenas considero o Aursnes uma belissima contratação. O Bah um jogador muito inconstante, e todos os outros pedidos que ele revelou terem sido do próprio, por já seguir os atletas no passado, revelaram-se uma desgraça.
    Desgraça essa quase tão grande como a falta de capacidade de mexer na equipa nas substituições, sempre tardias e muito pouco ambiciosas.
    Não quero com isto dizer que o Rui Costa e o Diretor Desportivo estejam isentos de culpa. Mas a realidade é que o Benifca não joga nada, e no final da epoca passada pouco jogou tambem.
    Eu acho impossivel o Mourinho vir para o Benfica, mas tambem acho que a grande maioria dos Benfiquistas que não gostam do Mourinho, revelam é um desdem enorme pela carreira do melhor treinador Portugues da história do Futebol.
    Num saudosismo Salazarento, confundem ambição e resultados, com arrogância. Apontam à sua falta de titulos pelo Tottenham....como se fosse fácil...basta ver que a ultima conquista do clube data de 2007 e foi uma taça da liga...campeonato foi em 1960!
    Haaa e tal mas e no Manchester só ganhou taças....mentira, ganhou a Liga Europa....desde que saiu do Manchester o clube ninguem fez melhor.
    E a história repete-se no Roma.
    Queiramos quer não é um excelente treinador, discutivelmente o melhor treinador Portugues de sempre (não havendo discussão em relação ao palmarés) que ja fez trabahos melhores e outros piores, tal como todos.
    O próprio Carlo Ancelotti quando acabou desgraçada a sua aventura no Everton, depois de projetos falhados, todos lhe apontavam o fim da carreira e as suas falhas como treinador ultrpassado...e depois foi o que sabemos.
    Acho mesmo que o Mourinho seria um excelente treinador para o Benfica, e tenho pena que os Benfiquistas não sejam capazes de entender que o sucesso que ele teve no Porto, foi motivado pela forma como foi escurraçado na sua pasagem pelo Benfica, em que ate o João Tomas era um portento e marcava dois golos por minuto ao Sporting, que viria a ser campeão com João Pinto, Jardel, Pedro barbosa, Paulo Bento, Nicolae etc etc...

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.