domingo, 7 de julho de 2024

Uma seleção sacrificada a um ego

 O desfecho do jogo com a França foi o que esperava, embora Portugal até me tenha surpreendido. Pensei que perderíamos logo nos 90 minutos. Não porque não tivessemos equipa para ombrear com a França, mas porque jogaríamos com um avançado que não corre, não se desmarca, não pressiona e nem sequer tem já capacidade para finalizar.

É tudo demasiado evidente: Ronaldo não tem lugar a este nível mas a sua presença traz publicidade e consequentemente muito dinheiro que vai reverter para a Federação. Quando Martinez foi contratado, foi-lhe certamente dito que Ronaldo teria lugar cativo. É impensável que o seleccionador tenha ido à Arábia por sua alta recreação. Foi a Federação que lhe disse para ir.

O futebol há muito que não é sobretudo paixão, mas sim negócio. Mais recentemente ficámos a saber que o próprio sucesso desportivo é secundário face ao dinheiro.

Ronaldo, futebolisticamente falando, só não foi uma absoluta nulidade porque fez uma (boa) assistência para Bruno Fernandes. Mas para esse bom momento acontecer, vários maus e péssimos tiveram igualmente lugar. Ronaldo não se limitou a ser uma nulidade, foi um corpo estranho que prejudicou a equipa e tirou lugar a outros que claramente pior não fariam.

Ouvi ontem Miguel Henrique dizer que "Ronaldo continua a ser o nosso melhor finalizador". Ele realmente finaliza as jogadas, mas é matando-as, não colocando a bola dentro da baliza. MH representa aqui quase todos os comentadores cuja falta de coragem para apontar o óbvio roçou o repulsivo.

Ronaldo deu muito à seleção e ao país, pelo que vou terminar a minha apreciação por aqui. A única coisa que resta dizer é que realmente o ego é algo que nos pode levar ao sucesso mas que se não é controlado conduz à queda e ao ridículo.

Esta seleção poderia ter ido mais longe. Merecíamos pelo menos a oportunidade de disputar com a Espanha o acesso à final. Mas tudo foi sacrificado ao ego desmedido e ao narcisismo de um outrora grande jogador que não soube sair a tempo.


Cristiano Ronaldo: Portugal forward on brink of more international history  - BBC Sport

12 comentários:

  1. Frank nem mais nem menos Ronaldo é tudo isso, vamos ter que o aturar mais uns anos até já li que não desistio porque quer jogar com o filho, por isso se entender jogar até aos 50 nenhum treinador tem a coragem de o deixar fora dos selecionados,bem faço eu que não ligo patavina á seleção do Ronaldo que dê desgostos aos sportinguistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa de querer jogar com o filho já nem merece comentários. É como a estória de que este foi o último Europeu. Até dá vontade de rir. Quer dizer que não vai jogar um Europeu com 43 anos... Extraordinário! Mas por outro lado ainda pode querer jogar um mundial com 41... Ridículo.

      Eliminar
  2. Mas tiravas para pôr quem? Há algum ponta de lança português em grande forma? A marcar que nem um touro? Criavas um "caso" para arriscar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gonçalo Ramos, obviamente. O hat-trick do Mundial não apareceu por acaso.

      Eliminar
    2. Jota ou Gonçalo ramos....não tem muito que pensar qualquer um dos dois acrescenta mais á seleção que o penaldo

      Eliminar
    3. Em grande forma? Arriscar?
      Temos um jogador que está plantado no ataque e marca ZERO golos. Nem de penalti conseguiu marcar apesar de ter jogado TODOS os minutos de todos os jogos. No entanto para o substituir, segundo essa lógica, era preciso um avançado que estivesse "a marcar que nem um touro".
      Todos sairam menos ele. E tirá-lo era "arriscar"...
      Quem é que eu colocava? Sinceramente qualquer um, mas concordo com os anteriores comentários que referem Ramos e Jota.
      Ronaldo não deveria ter sido convocado quanto mais jogar todos os minutos.

      Eliminar
    4. Como concordo com o Frank a 100% nem, devia ser convocado quanto mais jogar todos os minutos,podia e devia ser uma boa referencia para todos os jogadores devido a sua classe e experiencia que acumulou ao longo dos anos podia ser muito util mas nao e isso que ele quer ele tem outros objetivos em mente, aquelas lagrimas do penalti falhado e somente para mama dolores ver.
      Frank arrisco a dizer que na minha opiniao o Martinez deixou dois jogadores atraz que faziam falta nesta selecao, que nao jogam no Benfica, riem-se mas para mim o Nuno Santos e Trincao especialmente este actualmente e mais eficaz mais perigoso que o Penaldo em Portugal ninguem cruza tao bem como Nuno Santos que ate ja foi nosso.

      Eliminar
  3. Miguel Henrique não foi o representante que CR7 escolheu para o representar na operação de compra do grupo do correio da manhã e CMTV? Foi o que me recordo de ter lido no Expresso. Logo, seria de esperar outro tipo de comentários?

    ResponderEliminar
  4. O artista fez o passe p/ o Bruno Fernandes porque já sabia que ía bater o record de ASSISTENCIAS...

    ResponderEliminar
  5. Bruno fernandes e o bernardo nunca fazem (quase) bons jogos na selecção. Na questão dos livres, que o bruno e bernardo marcam bem, na selecção nunca têm esse protagonismo. E a falta de movimentação do ronaldo tira-lhes espaço porque ficam mais à mercê de marcações...
    Está cada vez à vista que este treinador apenas foi contratado porque a obrigação de meter ronaldo seria cumprida...o fernando santos bastou tirá-lo num jogo que teve logo os dias contados, bem acima da equipa jogar bem ou mal ou conquistar o que quer que fosse...e o martinez parece perceber tanto da poda como o santinho, seja da tatica horrivel dos 3 centrais ou da equipa continuar a jogar muito pouco não face aos excelentes jogadores que tem, mas dos bons jogadores que tem (excelentes são uns 2 ou 3, bons uns 6 ou 7, e o resto medianos ao contrário do que a CS normalmente endeusa...).

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.