domingo, 20 de outubro de 2013

RTP Memória mostra o grotesco

Sábado de madrugada, o zapping leva-me à RTP Memória. Para minha surpresa está a dar um Porto-Benfica. No canto superior direito explicita-se o ano: 1993.
 
O Benfica tem uma equipa de sonho: Neno, José Carlos, Hélder, Mozer, Veloso, Shwartz, Kulkov, Isaías, Vitor Paneira, João Pinto e Rui Águas. O Porto é Baía, João Pinto, Fernando Couto, Paulinho Santos, Aloísio, André, Jaime Magalhães, Rui Filipe (falecido), Semedo, Timofte, Domingos e Kostadinov.
 
Na segunda parte, com 0-0 no marcador, o Benfica domina completamente o jogo e parece perto de marcar. Nisto há o célebre lance: um atraso para Neno, este chuta a bola, Domingos levanta os braços e "defende" a bola, que então fica à mercê de Kostadinov, que empurra para a baliza. O golo é bem anulado e a partir daí é o descontrolo: Kostadinov corre a toda a velocidade para o fiscal de linha e agride-o com uma peitada. Todos os jogadores do Porto rodeiam, empurram e insultam José Pratas. Dirigentes (?), adeptos (?) berram com o fiscal, um deles tenta agredi-lo com algo que parece um chicote. Finalmente a polícia aparece e apazigua esta gente que estava mesmo junto à linha lateral. Dentro de campo, quem faz de polícia é Mozer: revoltado com a situação, empurra os jogadores do Porto e impõe a sua autoridade. Os jogadores do Porto sabem que com Mozer não brincam. No fim da comoção, Fernando Couto leva um amarelo.
Se já na primeira parte tinha havido várias situações "no limite", a partir daí vale TUDO!
Os jogadores do Porto empurram, rasteiram e o árbitro deixa passar tudo. Nas bancadas, quando há um canto para o Benfica a turba cospe, insulta, tenta atirar objectos (ainda havia redes).
Deixa de haver faltas marcadas a favor do Benfica por muito que os jogadores do Porto as façam.
A turba rejubila.
É então que Fernando Couto, já amarelado, dá um pontapé a Isaías com o jogo parado mesmo à frente do árbitro. O comentador diz que Couto este acto pode custar a expulsão a Couto. Mas José Pratas corre para os jogadores, separa-os e nada faz. Há depois um canto, Mozer e Couto embrulham-se e aquele dá uma cotovelada (com bastante força) na cara de Couto. Este fica no chão a contorcer-se. Desta vez o árbitro não terá mesmo visto pois o lance passa-se longe da disputa da bola.
Um pouco mais e Paulinho Santos placa João Pinto numa jogada perigosa. Nada de cartão.
No lance seguinte, o mesmo Couto entra a pés juntos (uma agressão) de novo sobre Isaías. O árbitro, em vez de dar o vermelho, mais uma vez nada faz perante a indignação dos jogadores do Benfica.
 
Mais uns minutos e uma bola é metida em profundidade no ataque do Porto. Mozer ganha a posição, Kostadinov aparece no chão e Pratas mostra o vermelho ao nosso jogador. Na repetição fica a ideia de que Mozer coloca o cotovelo à frente do queixo do atacante do Porto. Como este, caso passasse, ficaria na cara de Neno, o vermelho aceita-se (Mozer não tinha ainda amarelo, apesar do lance referido). No entanto, Couto teria que ter sido expulso pelo menos duas vezes antes, tal como Kostadinov uma, tendo então o árbitro feito vista grossa.

Na sequência do livre é golo do Porto.
Não aguento mais e deixo de ver.
 
Mas quando decido escrever este post, apenas para mostrar como pouco mudou em 20 anos no futebol português, vou à net para recordar o que aconteceu até ao fim do jogo.
 
E o que aconteceu foi que um Benfica reduzido a 10 e a perder 0-1 contra uma equipa para a qual tudo valia, teve a raça e a fortuna de empatar nos últimos minutos. Aguentámos até ao fim o empate e, como o jogo era para a Taça, recebemos depois o Porto e vencemos. Acabaríamos por vencer a Taça nesse ano.
 
Apesar do grotesco do comportamento dos jogadores e público do Porto, apesar de uma arbitragem incapaz de ser imparcial face à insuportável pressão, os nossos jogadores não se deixaram vergar e tiveram o seu merecido prémio. Apesar de tudo o que se passava no campo e fora dele, aqueles nossos jogadores não tinham medo!
 

3 comentários:

  1. Também vi esse jogo!!!

    Valeu tudo com o palhacito do Pratas a permitir tudo e mais alguma coisa.

    Aquele cabeludo do Fernando Couto...até parecia que estava a dizer ao palhacito...EXPULSA-ME...mas nada. Não só deu um pontapé ao Isaias mesmo nas ventas do palhaço, como entrou a pé juntos sobre o mesmo Isaias. Chiça, nem sei como é que o Isaias saiu daquele jogo a andar pelo seu pé.

    O golo do Mostovoi, resultou numa falta sobre o Isaias...que foi um saco de pancada. Ele e os outros.
    Que pena a Benfica-TV não poder retransmitir esse jogo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o festejo do golo do porto?! Lembrei-me logo do 'Animal Farm' do George Orwell.. Amanhã tenho de meter isto no youtube. Quanto à entrada do Couto a pés juntos, reparaste no comentário do José Nicolau de Melo?

      Eliminar
  2. Por falar em sacos de pancada, o João Pinto foi outro deles. Eram entradas umas a seguir às outras para amarelos e vermelhos. Ao fim de duas ou três o árbitro lá dava um amarelo...

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.