terça-feira, 22 de outubro de 2013

Jogo decisivo na Champions

O grupo C da Champions League, em que o Benfica se encontra, está muito longe de ser um grupo fácil.
Depois da derrota com o Paris Saint-Germain, de alguma forma um resultado "normal" pois jogámos fora contra a equipa teoricamente mais forte, e da vitória do Olympiacos na Bélgica, a margem de erro do Benfica diminuiu quase para zero.

Seguindo a "lógica" do que é previsível, o Paris seguirá em frente. Nos próximos dois jogos jogará com o Anderlecht e, salvo alguma grande surpresa, fará 6 pontos. Com 12 ficará desde logo qualificado.

Tal deixa uma vaga em aberto que será disputada entre o Benfica e Olympiacos (o Anderlecht perdendo os dois jogos fica desde logo eliminado).

Nessa medida, os jogos de confronto directo entre Benfica e gregos assumem uma importância crucial. Ora o jogo na Luz é portanto para ganhar.

O Olympiacos é uma equipa muito móvel e com vários jogadores bem dotados tecnicamente. O Benfica terá que estar a alto nível, muito melhor do que nos últimos jogos.

A paragem no campeonato poderá ter sido positiva para tranquilizar um pouco Jorge Jesus, assentar ideias e para os jogadores interiorizarem que sem o seu total empenho e dedicação será impossível dar a volta ao mau início de temporada. Sem essa "volta", esta temporada poderia desde muito cedo ficar comprometida e isso não pode interessar a nenhum deles.

Face a este quadro, importará também os adeptos apoiarem a equipa, esquecendo as divergências que todos sabemos existirem e as críticas (fundadas) que muitos (entre os quais me incluo) em devido tempo formularam.

Não há, repito, margem de erro e todos devemos estar conscientes desse facto. Todos teremos que remar para o mesmo lado, se ainda queremos ter sucesso nesta época. Até pelo seguinte: por muito mau que tenha sido este início (e foi-o de facto) nada está ainda perdido. A qualidade existe, é inquestionável. A competência está lá e foi demonstrada no passado. É altura de, sem ansiedades mas com muita concentração, colocar em campo toda essa qualidade e superar esta altura difícil. Talvez assim, somando  bons resultados, a coisa se possa encaminhar. As vitórias trazem estabilidade e confiança e ajudam a resolver muitos problemas. Que todos sejam pois responsáveis, desde o treinador aos jogadores, passando até pelo público. Façamo-lo pelo Benfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.