terça-feira, 15 de outubro de 2013

Selvageria na Luz

Há dois dias um jogador de basquete de um clube da Maia estava a jantar no estádio da Luz quando foi abordado por um conjunto de indivíduos que lhe despejaram o seu prato de sopa pela cabeça. Posteriormente, o jogador Nuno Marçal e os seus colegas abandonaram o local sob escolta policial. 

Importa referir que o Maia e outras equipas ali se encontravam no âmbito do troféu António Pratas, que o Benfica organizou no seu pavilhão. O restaurante em causa, dentro do complexo do Estádio, foi o que foi indicado aos atletas pela federação, naturalmente sob orientação do Benfica.

Trata-se evidentemente de um acto inqualificável, que supostamente foi uma represália pelo papel desempenhado por Marçal aquando das tristes cenas no "dragão-caixa" quando o Benfica ali venceu o campeonato de basquetebol. Na altura o jogador era capitão do Porto.

O que diríamos nós se isto acontecesse a um nosso jogador no Porto? O que dissemos - e bem - sobre os acontecimentos no basquete, no hóquei e, claro está, no futebol aquando das últimas visitas do Benfica?

Seria pois muito triste que aquilo que era condenável ontem passe a justificável hoje, apenas porque da outra vez nos calhou a nós e agora calhou aos outros.

Um Benfica que não defenda os valores da lealdade, do desportivismo e da educação deixa de ser o clube que mereceu o nome de glorioso e torna-se naquilo que tanto denunciou e criticou nos outros que acham que vale tudo. O que mais me espanta e entristece é que há gente que acha que assim é que estamos bem. Não demonstram ser em nada diferentes daqueles que tanto criticam. 

Eu também critico, mas critico precisamente por acções como estas (e outras). Nessa medida condeno em absoluto o que se passou e considero que o Benfica deveria tomar medidas veementes para reparar o que foi feito e evitar que algo de semelhante se possa voltar a passar. É triste, é vil, atacar quem se recebe e janta em sua casa. Seja ele quem for. 

17 comentários:

  1. Falas sem saber e engoliste a propaganda dos gajos do norte. Não foi nada assim que se passou. Os gajos nunca foram agredidos. E o prato de sopa foi entornado por acidente por empregado de mesa. Há testemunhas.
    Quando o pulha do Marçal começou a insultar o Benfica depois do acidente, um grupo de benfiquistas que entraram no restaurante nessa altura ouviram o biltre, reconheceram-no e disseram para ele deixar o restaurante. Fizeram muito bem. Se saíram escoltados pela polícia foi porque ficaram assustados e não porque tenham sido ameaçados.
    Mais uma história mal contada que os benfiquistas idiotas e hipócritas engolem.
    Vocês conseguem ser mais estúpidos que os portistas.
    É só tiros nos pés.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah sim? É engraçado, porque ouvi ontem o Rui Gomes da Silva e ele não disse nada disso. Nem vi o Benfica dizer isso que tu alegas em lado nenhum. Mas vi várias notícias a dizer o que acima relato e inclusivé vários comentários a dizer que os adeptos tinham feito muito bem e que o Marçal só tinha tido o que merecia. Mas claro, eu é que estou a engolir propaganda, uma propaganda de toda uma imprensa (Bola, Record) completamente ao serviço do Porto e que pelos vistos um vice presidente do Benfica também "engole". Há gente para tudo.

      Eliminar
    2. Se calhar até foi o próprio jogador que entornou o prato por cima da sua própria cabeça para depois se fazer de vítima. Eu acho que foi mesmo isso que aconteceu!

      Eliminar
    3. Mas Frank, se isto fosse nas Antas essa seria ja a versao oficial.

      Eliminar
    4. Seguramente que sim. É o que eles têm feito ao longo destes anos todos e o que tem fomentado a violência. Neste momento parece que há muitos adeptos do Benfica que se deixaram cativar por essa forma de estar. Eu ainda não sou um deles, como se pode perceber.

      Eliminar
  2. Marçal que até seria incapaz de insultar o Benfica ou incitar a violencia contra adeptos do Benfica... Pobrezinho...
    Ou entao é o redactor aqui que vai na letra dos jornais avençados...
    Das duas uma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo. Esse comentário explica e resolve tudo.

      Eliminar
  3. O meu lema como Benfiquista é igual aquele que vem na bíblia , olho por olho dente por dente e mais nada , já chega de ser sempre a vitima.
    Benfica sempre.

    ResponderEliminar
  4. Devia ter saido de maca, quem ferros mata com ferros morre

    ResponderEliminar
  5. Primeiro: não é selvageria mas selvajaria. E nem considero isto selvajaria: selvajaria é o que se passou no pavilhão da corrupção quando fomos campeões em basquete com este biltre a incentivar a violência dos selvagens tripeiros sobre a equipa do Benfica. Não sei do que é que ele estava à espera ao entrar no restaurante na luz. Ao pé do que fizeram no pavilhão da pocilga isto é uma cortesia. Até acho uma forma de protesto muito bem humorada tendo em conta o energúmeno que é...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Selvageria e selvajaria são duas formas válidas da mesma palavra.
      Como ambos os eventos descritos são selvagerias: tanto é selvageria não permitir que uma equipa festeje o título conquistado com todo o mérito (tentando atacar, cuspindo, insultando, etc) como é selvageria despejar um prato de sopa pela cabeça de alguém que janta em nossa casa.
      O que ele estava à espera era de jantar normalmente no restaurante indicado pelo Benfica e pela federação (convém ler aquilo sobre que se comenta).
      As acções ficam com quem as pratica. Em ambos os casos.

      Eliminar
  6. "Olho por olho, dente por dente", portanto quando vocês forem ao Porto e levarem com sopa pela cabeça abaixo (além de uns sopapos) vão achar muito bem. Cresçam e apareçam.

    ResponderEliminar
  7. Mas tu não te cansas de estar agachado aos corruptos? Mas tu achas que ainda podemos ir nas conversa do "somos diferentes"? Onde nos tem levado essa postura do "somos diferentes" nestes anos todos? Achas que se os recebermos bem também somos bem recebidos lá em cima? Eu só espero que isto seja o começo, e que daqui para a frente essa escumalha seja recebida como gostam de nos receber. E espero que individuos como tu ou aprendam rapidamente como tem que ser, ou se afastem de vez...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gonçalo M., em poucas linhas consegues dizer um surpreendentemente grande conjunto de disparates.
      Obviamente que nunca me agachei nem conto fazê-lo. Pelo contrário orgulho-me de ter ido ao Porto festejar um campeonato no Estádio das Antas. Em segundo lugar não há "conversa" nenhuma do "somos diferentes" nem isso tem nada a ver com os resultados obtidos nos últimos anos. Se havia clube que usava essa expressão do "somos diferentes" era o Sporting, estando implícita aí outra coisa. O que se trata é de agirmos de acordo com os princípios e identidade do Benfica, mas pelos vistos isso não te diz nada. Achas que quem está bem é o Porto e Pinto da Costa, pois defendes que o Benfica deve fazer exactamente o mesmo. (Quão cobarde é ir em grupo despejar um prato de sopa sobre alguém que janta em nossa casa???)
      Se somos mal recebidos, certamente que não lhes devemos conceder honras de estado quando cá vêm mas há um mínimo de civilidade que distingue os senhores dos ordinários.
      Esperas que isto seja o princípio. De quê? De vários episódios de violência, que escale até haver múltiplas mortes? Eu espero que não.
      Esperas que eu "aprenda" mas contigo e comentários dessa natureza não será de certeza.
      Era bom que as pessoas pensassem um bocadinho naquilo que dizem porque quando não o fazem arriscam-se a agir também sem pensar. O futebol é um jogo e um desporto, não é uma guerra.

      Eliminar
  8. Sr Frank parece que afinal existem outras versões não coincidentes com a torre das antas, vulgo fruta corrupção e putedo. Entendo a sua posição de não á violência, a qual concordo a 90%. Noventa por cento porque, são 30 anos a ser roubado, humilhado, espezinhado, cuspido, agredido, etc etc, etc... Esta provado que a justiça para aquele esterco e pessoas ligadas a tal não funciona, não quer funcionar e persegue quem pensa e age de forma contrária. São saques atrás de saques, são o espelho do país. Assim o Direito de Defesa obriga a medidas adequadas. Se for com paz e amor perfeito, infelizmente não vivemos essa utopia.

    Saudações Gloriosas
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ninguém é obrigado a levar e calar! Eu não estou aqui a dizer isso. Agora o contrário disso é levar e responder, ou seja devolver a chapada ou o murro que se levou. Acho muito bem que o façam, acho muito bem que não se fiquem. Agora o que estamos a falar não é disso. Estamos a falar de uma atitude que é semelhante a traição porque se apanhou um indivíduo que foi atleta do Porto no nosso estádio quando era suposto ele estar protegido (pelo nosso clube que o recebia) e se foi atacá-lo. Se me disserem que vão dar uma lição de pancadaria aos superdragões, ao macaco e a toda essa gente para eles aprenderem, eu digo-vos, força. Mas isso já não vejo eu acontecer...

      Eliminar
  9. FRANK, parabéns! Rebateu os comentários dos mal formados com humildade, digno é de ser GLORIOSO. Não sou dos vossos, mas afoito-me a gritar aqui: VIVA O BENFICA!!!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.