quarta-feira, 2 de julho de 2014

Mundial 2014 - antevisão dos quartos de final

As previsões que aqui fizemos para os oitavos de final revelaram-se totalmente acertadas. Não falhámos nenhuma mas tivemos a nosso "favor" dois desempates por grandes penalidades.

Não houve nenhuma surpresa nestes oitavos (os grandes favoritos passaram e todos os vencedores dos grupos da primeira fase se mantêm em prova) mas esteve à beira de haver - e bem grande.

O Brasil esteve a centímetros do desastre. Uma bola na barra nos últimos segundos podia ter dado a eliminação prematura da equipa frente a um Chile que se mostrou de uma fibra extraordinária. Os jogadores chilenos, pequenos em estatura mas grandes em coragem, mostraram as melhores características do seu povo.

O Brasil jogou muito mal. Depois de aparentes melhoras contra os Camarões, o Brasil voltou a demonstrar um tremendo nervosismo e a ser incapaz de produzir um futebol fluído e acutilante. Acima de tudo o Brasil, ainda relativamente cedo na segunda parte, deu a ideia de não ter capacidade de ultrapassar as dificuldades, desmontar a teia chilena e resolver o jogo. Salvou-se sobre o gongo; mas e agora?

A Colômbia é, a par da Costa Rica, a grande surpresa do Mundial. James está a demonstrar uma categoria bastante acima do esperado. Embora se soubesse que era um jogador de qualidade, muito bom tecnicamente, não costumava ter um rendimento tão constante e ser tão desequilibrador. A verdade porém é que, apesar de jogar há muitos anos a alto nível, James é ainda bastante jovem. Nesta medida, este está a ser o palco da sua confirmação. A Colômbia já foi longe mas a coisa pode não acabar aqui.

Outra semi-surpresa foi o Alemanha-Argélia. A melhor equipa africana deste Mundial mostrou raça e uma entrega enorme, tornando a tarefa da Alemanha muito difícil. Embora não se esperassem muitas facilidades, a verdade é que a Alemanha era tremendamente favorita para este jogo mas teve que ir a prolongamento para conseguir vencer. 

A Holanda sofreu mas acabou por merecer, embora o penalty que evitou o prolongamento ofereça algumas dúvidas e seja uma forma cruel de eliminar um México que também deu tudo e demonstrou um grande coração. 

A Argentina voltou a não convencer. Contra uma Suíça muito limitada só mesmo um Di Maria infernal e um momento de magia de Messi resolveram um jogo que ameaçava ir para penalties. Para além de incapacidade para marcar muitos golos (apesar da qualidade superlativa dos seus avançados), a Argentina denota algumas inseguranças na defesa para o que o seu guarda-redes também contribui. 

França, Costa Rica (esta apenas nos penalties, mas, deve-se recordar, a jogar em inferioridade numérica) e Bélgica venceram com alguma naturalidade, pois era isso que se esperava (pelo menos nós aqui no blog).

Temos pois, para os quartos de final, os seguintes jogos:

França-Alemanha
Brasil-Colômbia
Argentina-Bélgica
Holanda-Costa Rica.

Nesta fase, as previsões tornam-se ainda mais difíceis. Se fossemos pelo nome e pelo ranking, passariam a Alemanha, o Brasil, a Argentina e a Holanda. Mas poderá não ser assim, passe o truísmo. O estado físico e mental dos jogadores, as vicissitudes do jogo, as decisões dos árbitros e a sorte são tudo factores impossíveis de prever. Quando o equilíbrio é muito grande, como é o caso, estes factores podem fazer a diferença.



Em concreto e partindo do mais previsível para chegar ao mais imprevisível, penso que a Holanda é claramente favorita. A Costa Rica tem sido a surpresa deste mundial, ultrapassou o grupo da morte (esse sim), derrotou a Grécia e chegou aos quartos com todo o mérito. Mas penso que não tem futebol para a Holanda, claramente melhor do que todos os adversários prévios.



No Argentina-Bélgica, o favoritismo da Argentina existe mas pode ser surpreendido. Nomeadamente se a Bélgica conseguir defender bem tem fortes hipóteses de ultrapassar os argentinos, dado que, como atrás refiro, a defesa alvi-celeste (apesar de ter bons jogadores) normalmente dá algum espaço. Isto acontece sobretudo porque falta dinâmica à equipa e ligação entre sectores. A causa disto é um meio campo pouco participativo no jogo com dois jogadores (Gago e Mascherano) que são demasiado parecidos. Enzo faria todo o sentido nesta equipa, mas claramente o treinador não aposta nele. Assim, uma vitória belga neste jogo seria apenas uma meia surpresa.



No Brasil-Colômbia poderá acontecer a meu ver algo de inesperado. O Brasil acusa demasiado a responsabilidade, treme muito, falta-lhe dinâmica e depende demasiado de Neymar e também de Hulk. Ou seja, depende demasiado do que os seus principais desequilibradores consigam fazer. Isto não é bom. Já a Colômbia parece uma equipa mais harmoniosa, também com muito talento mas mais integrado na dinâmica colectiva da equipa. Por isso vou fazer aqui a previsão "arriscada" de que a Colômbia elimina o Brasil. Note-se que faço esta previsão contra aquilo que eu gostaria, que era ver o Brasil campeão do Mundo. Gostava muito, obviamente por ser um povo irmão e "meio português" mas também devido a David Luiz, que é um jogador que muito admiro e até a Neymar cujo futebol me tem fascinado. Penso no entanto que se o Brasil não mudar 180º de registo (e isso é obviamente ainda possível), se não se libertar definitivamente do peso da "obrigação" de ganhar e se não jogar muito, mas mesmo muito melhor do que nas anteriores partidas, terá uma grande desilusão e sairá já do Mundial nos quartos. Baseando-me no que vi até agora é isso que antecipo que possa acontecer.



Finalmente no França-Alemanha penso que é quase impossível prever um desfecho. A Alemanha é favorita pelo estatuto que tem, pelo que vem fazendo nos últimos anos em que a Espanha acabou por ser a equipa que a impediu de chegar mais longe em mais do que uma ocasião. A França pelo contrário vem de um período menos bom, no qual se tem ficado por fases muito preliminares das competições. No início deste Mundial precisamente questionávamo-nos sobre que França apareceria. A resposta até agora é: uma França muito forte, muito competitiva, muito consistente. A Alemanha começou muito forte (contra um Portugal muito macio) mas desde então parece vir a perder gás. Uma vitória da França não me surpreenderia nada portanto. Há um factor adicional que poderá ser importante neste jogo: a França sofreu apenas dois golos até agora, ambos contra a Suíça, num jogo que já estava ganho. Nunca esteve a perder neste Mundial. A Alemanha é o favorito "natural" mas tendendo ao que vi nos últimos jogos atrevo-me a prever que a França possa vencer este jogo.



Destas previsões (que ao contrário das dos oitavos de final apostam nalgumas das equipas menos favoritas) resultariam as seguintes meias finais:

Argentina-Holanda
Colômbia-França.

Veremos pois o que acontece a partir de quinta-feira. Emoção não faltará de certeza.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.