quinta-feira, 19 de março de 2015

Liga dos campeões decepcionante

A Liga dos Campeões tem sido uma galinha dos ovos de ouro para a UEFA, a qual continua por isso a explorar o formato à exaustão, tornando-o menos atractivo para os espectadores. 
Depois de ter sido tentado um esquema de competição que contemplava duas fases de grupos, solução ridícula que obviamente não durou, é agora a vez de se fazer arrastar uma eliminatória por 5 semanas, como foi o caso destes oitavos de final. A intenção é clara: mais transmissões televisivas e mais receitas. Se os jogos fossem como antigamente todos no mesmo dia, as televisões teriam que optar por um e portanto as receitas seriam menores. No entanto este arrastar no tempo não faz qualquer sentido futebolisticamente e acaba por banalizar os jogos desta competição, retirando parte do encanto das "noites europeias".

Este ano deparamo-nos com outro aspecto decepcionante que é o da falta de qualidade das equipas: o United, um dos grandes desta competição, não se qualificou, o Chelsea está eliminado depois de uma prestação ridícula, o Real Madrid passou in extremis depois de perder em casa por uns inexplicáveis 3-4 contra uma equipa fraca, como é o Shalke, Arsenal e City também saíram de prova. Penso mesmo que deve ser a primeira vez em muitos anos que não há uma única equipa inglesa nos quartos de final. Para além disso temos um Atlético de Madrid desenxabido e um Mónaco ultra defensivo nos quartos. O Porto teve evidentemente todo o mérito na forma como se qualificou, mas a verdade é que ainda não defrontou uma única equipa de qualidade, o que não deixa de ser espantoso, tendo em atenção quão avançada a competição já vai. Só lhe falta de facto apanhar o Mónaco nos quartos.

Penso que as equipas favoritas neste momento são o Barcelona e o Bayern, duas equipas com a marca de Guardiola. De facto o melhor Barcelona é aquele que faz recordar o super-Barcelona de há uns anos, treinado por Guardiola, ao passo que o Bayern foi elevado a um novo patamar com a chegada deste grande treinador espanhol. Ao contrário de Mourinho, Guardiola aposta no futebol e na qualidade de jogo, proporcionando grandes espectáculos. 

Outras equipas a rever serão a Juventus e o PSG, para verificar se confirmam as boas indicações que deixaram nos oitavos (sobretudo na segunda mão) ou se ficam por aqui.

Uma coisa é certa: este ano a competição está a desiludir em virtude um rendimento desapontante de algumas das maiores equipas europeias. Dito de outra forma, é um bom ano para uma equipa não favorita poder ir longe na competição. Em todo o caso penso que no final prevalecerá a "lógica" do favoritismo e um dos grandes "tubarões" voltará a conquistar o troféu.



3 comentários:

  1. Para dizer a verdade este nao parece um desses anos. Bayern, Barcelona, real Madrid, PSG e juventus sao enormes equipas e so perdem mesmo uns com os outros. Eu ate diria que este eh um ano onde as equipas mais fortes estao quase todas la, menos o chelsea e o city. Assim num degrau abaixo esta o atletico. Num degrau Mt Mt abaixo estao Porto e Monaco. Abraco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bayern sim, Barcelona, também, embora este ano já tenha passado por momentos maus nos quais até se falou do despedimento do treinador. Quanto ao Real está a jogar pessimamente, os próprios adeptos assobiam a equipa e o Presidente já teve que vir declarar que o treinador não está na corda bamba. PSG e Juventus terão ainda que provar, como disse no corpo do texto, que verdadeiramente têm estofo para outros voos.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.