segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Regresso ao passado (e às derrotas com palmas)

Não foi mau demais para ser verdade porque foi mesmo verdade.

Jorge Jesus foi à Luz humilhar Rui Vitória e dar uma enorme chapada na cara daqueles que miseravelmente o têm denegrido nas últimas semanas. Nem me vou dar ao trabalho de "explicar" esta frase. A realidade por vezes é auto-explicativa. O que aconteceu ontem é muito bem feito para muita gente. O problema é que o Benfica e muitos que não têm culpa nenhuma dos erros e das faltas de carácter que têm sido cometidas são quem mais sofre com esta lição.

O "processo" instaurado pelo Benfica a Jorge Jesus é vergonhoso, é patético, é embaraçoso. Fez-me lembrar o processo disciplinar a Marco Silva por não ter usado fato num jogo. Faz-me lembrar os maridos despeitados, para não usar outra expressão mais vernácula. 

Muita gente continua porém sem perceber o que aconteceu e muitos continuam a insistir que o problema é a falta de apoio, os pasquins, os avençados, os antis, os árbitros, etc, etc, etc... São burros e não há nada a fazer. Não vale a pena perder tempo com pessoas que são incapazes de aprender com os erros.

Quando se começou a desenhar a saída de Jorge Jesus (e alguns iluminados continuavam a dizer que não, que eram tudo mentiras da comunicação social, que tudo estava a ser tratado calmamente), escrevi aqui que poderíamos estar perante um erro de dimensões históricas. 

Depois defendi que, assumida essa decisão de deixar sair Jesus, Marco Silva seria o homem certo, por todas as razões. E Marco está a mostrar toda a sua qualidade (com recursos escassos) na Grécia.

Quanto a Rui Vitória, está a fazer aquilo que eu esperava. Umas vezes melhor, como em Madrid em que claramente me surpreendeu pela positiva e deu uma grande alegria, outras vezes muito pior como na derrota na Supertaça e na indescritível exibição de ontem. A substituição de Eliseu por Fedja é qualquer coisa que eu não admito e me diz que estamos perante um treinador completamente perdido e que não sabe o que está a fazer. Como se não bastasse, Fedja saiu passados 22 minutos. A perder por 3-0 com o Sporting na Luz.  Rui Vitória faz duas substituições nas quais não altera a estrutura da equipa. Vale a pena dizer mais?

As coisas vão piorar ainda mais. O estado dos jogadores, de cabeça completamente perdida, é indicativo. O efeito Gonçalo Guedes começa a passar (como é evidente, pois estamos a falar de um jovem de 18 anos que é bom que jogue mas de forma gradual, não se lhe podendo colocar sob as costas quase a responsabilidade de resolver sozinho) e Gaitan terá a sua (normal) baixa de forma. À próxima derrota a contestação subirá de tom e a descrença começará a aumentar entre  jogadores e adeptos.

Mas como é evidente as culpas não são todas de Rui Vitória. As coisas até pareciam estar a "entrar nos eixos" mas dois factores fizeram ruir este castelo de cartas a que a nossa equipa (ou apenas 11 jogadores?) se assemelha neste momento.

O primeiro foi a lesão de Nélson Semedo. Numa equipa  demasiado frágil e dependente das individualidades como a do Benfica, Nélson estava a fazer a diferença pela qualidade e dinâmica que conferia ao corredor. Com outro jovem irreverente à sua frente, a nossa ala direita estava temível e disfarçava as limitações do outro lado, tanto mais que Gaitan tinha estado no melhor momento da sua carreira. Sem Nélson ficámos com duas alas coxas e as fragilidades de Eliseu vieram ainda mais ao de cima.

O segundo foi a história das caixas e o silêncio do Benfica perante os ataques diários do Sporting, sob o pretexto de que seríamos superiores e deixaríamos os outros sem resposta, com um "silêncio ensurdecedor" porque isso é que os irritaria mais. O argumento mais idiota que eu já ouvi em futebol. Depois caímos no absurdo, no ridículo de instaurar um processo a Jorge Jesus a 2 semanas do derby, desmentindo por completo essa suposta superioridade e caindo na completa mesquinhez.

Isto não é o Benfica: nem dar prendas a árbitros, nem instaurar processos a ex-treinadores são comportamentos aceitáveis no Benfica.

Rui Vitória não tem culpa destes dois factores mas ele também não está lá para ser ilibado. Ele está lá para ganhar - se necessário impondo a sua vontade perante outros - e isso não me parece que venha a conseguir.

Disse-o e mantenho: quem no Benfica é responsável pelas prendas aos árbitros deveria apresentar a sua demissão. O nome do clube não pode ficar associado a tais comportamentos. Neste momento somos achincalhados quase diariamente e poucos argumentos temos para nos defender. Perdemos qualquer tipo de autoridade moral e só a recuperaremos quando as pessoas responsáveis por isto saírem do clube. Também por aí começamos a perder o derby de forma tão clara. 

O Benfica não é isto. Como não é, apesar de nos tentarem convencer do contrário, irromper em aplausos e festejos quando se está a ser goleado em casa pelo principal rival. Então querer fazer disso o principal facto da noite é de um ridículo inusitado. Os benfiquistas estão confusos e precisam de pensar bem no que se está a passar. Mas também precisam que se apresente uma alternativa credível, de alguém que não veja o futebol apenas como um cruzamento entre o mundo empresarial e a política, e que perceba os valores do Benfica. Infelizmente não vejo para já essa pessoa (ou grupo de pessoas) perfilar-se. 

17 comentários:

  1. Onde estavas tu nas epocas 2010/11, 2011/2 e 2012/3 onde nada ganhamos????
    Em epocas onde o SLB teve dos melhores planteis dos ultomos anos, com jogadores como Aimar, Saviole, Salvio, Gaitan, Enzo Perez, F, Coentrao, Garay, Lima Cardozo, Witsael, Matic, etc, etc, etc???
    E quem fopi o treinador que foi humilhado e se ajoelhou no estadio do dragao???
    E que es tu cama criticar os socios e adeoptos do SLB que entenderam dar palmas à equipa??? Se estavas la e te incomodou...saisses!!!
    Não é mal criticar desde que seja construtiva e nao ataque a tudo e a todos!!!
    Para anti já chegan os "jornaleiros", os "cumentadeiros, " os lagartos, as osgas....ou tu tambem és ANTI.BENFICA''''

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde estava? Estava aqui seu imbecil! Critiquei quando tinha que criticar, tal como critico agora.
      Quanto a ir embora, isso digo-te eu: não gostas das verdades desaparece daqui e vai para os blogs dos yes man. Vai lá e apoia muito e vais ver que no fim da época somos campeões europeus.

      Eliminar
  2. Depois de todos os investimentos estruturais feitos ultimamente no Estádio, Caixa Futebol Campus, Museu Cosme Damião, BTV, nas modalidades, na equipa de futebol, depois da queda do BES, da redução de investimento da PT, do passivo excessivo em que o clube se encontra, da redução dramática do número de sócios pagantes você decidiu com Domingos Soares Oliveira e com a direcção que este seria o momento de realmente mudar a vida do Benfica.

    A ideia é reduzir os investimentos, a folha salarial e num dado momento comunicou isso a Jorge Jesus que obviamente não gostou do que ouviu e começou a preparar o terreno para passar para o outro lado da segunda circular.

    Perfeitamente aceitável.mas andam eguas a zurrar o quê

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente. Nem mais. O Benfica decidiu que não queria o Jorge Jesus. Não podia gastar 4,5 milhões por época. Mas depois quis o Carcela, o Tarbaat e outros que tais, para além dos 9 milhões por 50% do Raul. Por outro lado, meteu um processo contra o treinador que tinha decidido que não queria. É tudo perfeitamente lógico.

      Eliminar
  3. olha la ,então os outros não dão prendas aos arbitros !....
    Sera que tas a falar de CONCORÊNCIA DESLEAL ,não das tu dão os outros .
    Não terá chegado a hora de, dignamente, se demitir em falar mal do benfica este blog ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. A começar por que aqui nunca se falou mal do Benfica nem tal será permitido. Critica-se quem está passageiramente à frente do Benfica sempre que tal se justifique. Há uma diferença entre as duas coisas que qualquer pessoa com dois dedos de testa entende. Mas chegou a hora de, se não gostas, não voltares cá.

      Eliminar
  4. Frank,

    Já tive oportunidade de aqui e há bem pouco tempo dizer-te frontalmente que discordo de muitas das referências que ùltimamente fazes em relação a quem cuspiu num farto prato onde comeu e ainda levou o que sobrou num "tupperwere" para o sítio onde hoje se encontra e perante o qual o Benfica aguentou muita, muita coisa.
    Desastres com ele foram quase tantos e de maior dimensão do que os êxitos que teve enquanto cá esteve.
    Continuas a incorrer no erro da precipitação e lamento que tenhas feito este post completamente destrambelhado e a quente e cujo teor é muito duvidoso e especulativo.
    É nas horas menos boas em que é preciso, absolutamente necessário, cerrar fileiras.
    Não é obviamente o que tu tens estado a fazer.
    Não emprenhes pelos ouvidos, nem por aquilo que a CS te mete pelos olhos dentro. Usa o teu bom-senso, pois penso que o terás.
    Não escrevas a quente. assim és um desastre.
    Prejudicas-te a ti e àquilo que penso que és - Benfiquista.
    O Benfica não precisa deste tipo de abordagens, precisa sim de muito apoio.

    Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, vamos por partes.
      Em relação a Jorge Jesus, foi para mim ponto de honra pura e simplesmente deixar de falar dele a partir do momento em que Rui Vitória assumiu funções. Isto é um facto.
      E o Benfica deveria ter feito o mesmo. Ao fazer um processo contra JJ a pouco tempo do derby, a direcção do Benfica está a comportar-se como um marido enganado e a desvalorizar aquele que neste momento é o seu treinador. Isto é uma opinião. Discutível mas é a minha.
      Em todo o caso se o Benfica fala do JJ, eu por maioria de razão, pois o meu blog é insignificante, tenho toda a legitimidade para o fazer, especialmente depois do desastre de ontem.

      O Jorge Jesus teve "espaço" para fazer asneiras no Benfica porque foi campeão no ano em que chegou. Além disso colocou o Benfica a jogar futebol. Já com Rui Vitória não se vê qualquer evolução - antes pelo contrário.

      Critiquei o silêncio da direcção relativamente aos ataques diários - e graves - do Sporting e também na altura disseste que eu me estava a precipitar. Depois do jogo não tenho dúvida que o discurso guerrilheiro do Sporting o fez encher o peito e crescer e o silêncio do Benfica o amedrontou e diminuiu. O rendimento dos jogadores em campo (que obviamente também tem a ver com a estratégia e falta dela para o jogo) indica isso mesmo.
      Não estou a escrever baseado nos ditos da comunicação social mas sim da minha observação e análise que aliás justifico.

      Quando estamos na direcção certa importa apoiar e até fechar os olhos a certos erros de pormenor.
      Eu defendi a escolha de Marco Silva - mas quando vi que o presidente ia optar por Rui Vitória não falei novamente no Marco. Até agora.
      Quando caminhamos fora da estrada e na direcção errada importa alertar.

      Fi-lo em Agosto e agora faço-o de novo.

      Saudações

      Eliminar
    2. Frank,

      Não discuto a tua opinião, pois nem sequer aqui saberás a minha. Em particular poderemos discutir o que tu quiseres.
      O que eu te quis e quero tornar a dizer é que NÃO ENTRES NA DEVASSA PÚBLICA!
      Tem calma e guarda essa azia e esses desabafos para ti. Creio-te um Benfiquista sério. "Atrás de tempos, tempos vêm!"
      Só isso, mais nada.

      Saudações.

      Eliminar
  5. Frank, se estiveste no jogo ontem deverias ter percebido que não foram palmas pelos 0-3, mas sim um cantico unico chamado "Eu amo o Benfica" que é o nosso equivalente pobrezinho ao fantástico "You will never walk alone". E o que isso quer dizer é que ganhemos ou percamos somos todos Benfica e o nosso amor ao Benfica ultrapassa TUDO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei muito bem o que foi, mas discordo completamente disso.

      Eliminar
  6. A moralidade bacoca destrói este país, é ate o Benfica todos os dias, mais um bocadinho...

    ResponderEliminar
  7. Tasqueiro, os teus critérios de decência, respeito e seriedade são nulos.

    ResponderEliminar
  8. Sinta-se livre para me ofender da melhor forma que você sentir necessidade.

    ResponderEliminar
  9. Ui, são tão democráticos neste blog...
    Deixei aqui um comentário, como Anónimo, que, por ser contra a corrente, foi mais tarde retirado.
    Ah, já sei: deve ter sido considerado "insultuoso". E eu que pensava que insultuoso era fazer a apologia de quem nos tem desrespeitado, e desrespeitado quem nos representa, sempre que pode (e mesmo quando não pode) e que nos atraiçoou bandeando-se para o maior rival ,mesmo quando ainda tinha vínculo contratual connosco, e mesmo antes de ir para o Marquês festejar com a família benfiquista o bicampeonato.
    A grandeza do Benfica permite a emergência de anti-corpos no seu próprio seio. Tristes!
    Mas, sim senhor! A remoção de comentários, desde que afrontem a "linha oficial" do blogue, é aconselhável. Claro!
    ... Sim, é de gente que preza o debate de ideias....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás enganado. Este blog é unipessoal. Portanto obviamente que publico o que entendo e que não publico quem me falta ao respeito. Isso é óbvio. Também não há nenhuma linha "oficial". Existe apenas a minha visão e as minhas opiniões acerca do que se passa.

      Vamos lá ver uma coisa: ninguém está a fazer apologia de JJ. Quem é que foi voltar à história do JJ uma semana ou 10 dias antes do derby? Fui eu? Ou foi a direcção com aquele processo ridículo? Esse processo atraiu novamente as atenções sobre JJ e diminuiu RV! JJ é passado! O Benfica não tinha nada que voltar a falar dele.

      Eu não estou a fazer apologia nenhuma estou simplesmente a apontar as enormes incongruências desta abordagem da direcção/estrutura neste caso EM PREJUÍZO DOS INTERESSES DO BENFICA.

      A estrutura diz que JJ saiu porque o Benfica decidiu que era hora de apostar nos jovens/reduzir o investimento, etc . Então se foi assim como é que depois se declara atraiçoada? Além disso, isso é uma conversa própria de relacionamentos amorosos e não de vínculos profissionais. Ao falarmos nesses termos estamos a dar o flanco e a mostrar que não conseguimos ultrapassar o JJ. E isso é fatal.

      Por outro lado (e deve ser por isso que acha que eu estuo a fazer a apologia do JJ) eu acho que a estrutura teve a resposta que merecia, apesar de isso me custar muito como benfiquista. Meter um processo a uma semana do derby NÃO É DIGNO DO BENFICA. É uma canalhice, uma xico-espertice. O Benfica pauta-se por valores bem superiores a isso. E dizer que os êxitos do Benfica nos últimos anos afinal não têm nada a ver com o JJ mas sim com a estrutura era estar a pedir o que aconteceu no domingo.


      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.