domingo, 17 de setembro de 2017

Desastroso mas previsível

Quando o Benfica vendeu três titulares da sua estrutura defensiva e contratou apenas um jogador (e mesmo no fecho de mercado) para o sector era evidente que se estava a correr um grande risco, especialmente face às persistentes lesões de Jardel e à veterania de Luisão.
Quando Jardel e Fejsa se lesionaram a situação tornou-se periclitante.
Quando Rui Vitória decidiu ostracizar Samaris e dar a titularidade a Filipe Augusto, era evidente que o desastre estava apenas à espera de acontecer.

É difícil sequer analisar o jogo de jogo. Foi tudo tão mau que nem vale a pena bater no ceguinho. Varela deu um frango monumental, o que acontece. O problema é que quando se tem simultaneamente em campo Varela, Rúben  Dias e  Filipe Augusto, o erro torna-se bem mais provável.
Numa equipa bem oleada, ganhadora e confiante, é possível integrar um destes jogadores jovens sem que o rendimento colectivo seja afectado significativamente. Com o tempo esse jogador pode ascender aos patamares de rendimento exigíveis e passado mais algum tempo ser ele a integrar um novo jovem.
Numa equipa num péssimo momento como é neste momento o Benfica, qualquer jogador jovem está a ser "lançado às feras" e sujeita-se a "queimar-se" muito rapidamente.
Isto aplica-se porém sobretudo a Varela - que devia ter dado o lugar a Júlio César no jogo da Liga dos Campeões - e a Rúben Dias. No caso de Filipe Augusto, é completamente inaceitável e quase inconcebível que Rui Vitória, com Samaris no banco, opte por esta não solução para o nosso meio campo. Custou-nos já um atraso difícil de recuperar tanto na Champions quanto no campeonato. E Vitória que não me venha com estatísticas nem com apologias do jogador (quando ele próprio sempre diz que não gosta de individualizar). Faz-me lembrar Souness a defender Thomas. Mas o que é isto?

A defesa do Benfica é hoje uma calamidade e isso resulta principalmente dos dois factores que já apontei acima e que estavam à vista de toda a gente: por um lado uma defesa onde não abunda muito a qualidade, por outro um meio campo que pura e simplesmente não cobre. Jogo após jogo qualquer ataque mediano nos coloca em pânico. Jogo após jogo sofremos golos. Muitos dos golos sofridos parecem de apanhados: cortes falhados uns atrás dos outros, jogadores a cair, a chutar contra o adversário, a não conseguirem limpar a bola da área. O que é isto? Isto é uma equipa tetracampeã??

Quando as coisas correm mal tiram-se defesas, adaptam-se jogadores e joga-se com 3 e 4 pontas de lança, sem que se faça um cruzamento em condições para a área.

Rui Vitória parece completamente desorientado e precisa urgentemente de rever o que está a fazer. Rui Vitória está a ser prepotente e teimoso, ao embirrar com jogadores como Jimenez e Samaris, com enorme prejuízo para a equipa. O próprio mau rendimento de Lizandro (sinceramente tenho dúvidas em relação à suposta doença que o afastou do Bessa) pode ter a ver com o facto do jogador sentir que o treinador não lhe dá oportunidades e que o tira à primeira oportunidade (como aconteceu com o CSKA numa substituição incompreensível). Num plantel já de si com pouca qualidade, deixar no banco jogadores como os já referidos e Júlio César é "criminoso".

Claro que Vitória não tem culpa da falta de soluções. O que a administração fez neste mercado é algo de indesculpável. Como é que um clube "falido" como o Sporting se reforça com jogadores de qualidade inegável e o Benfica depois de anos a facturar centenas de milhões não apresenta uma única contratação de jeito para os sectores mais fragilizados? Isto para já nem voltar à questão de Augusto. É um rapaz esforçado, seguramente um excelente profissional e nunca o assobiarei ou insultarei, mas obviamente não é para estas andanças. A dispensa de Horta faz ainda menos sentido perante esta situação.

No entanto Vitória está a dar tiros nos pés e a tornar uma situação já de si complicada numa situação possivelmente calamitosa. Ou arrepia caminho e volta à postura do primeiro ano ou se continua neste caminho não acaba a época. Nada ainda está perdido mas as coisas estão muito complicadas neste momento. É preciso uma mudança séria e as notícias de constantes entradas e saídas na estrutura também não ajudam à estabilidade que será precisa nesta fase. Não venham é com o discurso de que os adeptos têm que fazer isto e aquilo. Os adeptos gastam o seu dinheiro para que todos estes profissionais ganhem os milhões que ganham. São eles e não nós quem tem que fazer muito mais e melhor.

1 comentário:

  1. Chama-se sabotagem que fizeram este ano ao Benfica , de nao poder lutar de igual para igual com os nossos concorrentes directos , e ja começou na epoca passada com a saida do Guedes numa altura importante , que era so uma das mais valias ,e que curiosamente foi a partir dai que começamos a perder pontos para o porto do Nuno Espirito Santo(esse grande treinador) porque começou apostar se no Rafinha ''o Inconsequente'' a espera do Valorizar para mais uma bela negociata do sr Mendes.

    Nao contente com isso ainda foi preparar-se para vender 4 jogadores da nossa defesa , sim porque Grimaldo tambem ia nao fosse a lesão.

    É Miserável ver que nao contente com isso ainda vende o nosso unico ponta de lança , o nosso poste aquele que deu nos o Tri em Alvalade e que o unico que esteve disponivel para dar-nos o tetra , nao descansou enquanto nao vendeu um dos 4 avançados.

    Desde que saiu Renato, Guedes , Lindelof , Semedo vieram Danilo , Felipe Augusto , Pedro Pereira , Hermes e Felipe Augusto - este é o nivel miserável dos reforços.

    Miserável é dizer que se vai apostar na formaçao mas à primeira oportunidade vao todos embora ,e ainda trazem mais um coxo emprestado para enviar o Buta para a Bélgica e ainda um emprestado brinca na areia para tapar ainda mais o lugar ao Diogo Gonçalves , que ja por si , estava tapado por Salvio e Rafa.

    É Injusto , ouvir dizer que os jogadores nao querem jogar ou correr e eu a ver que acabam as pilhas em 10 minutos e termos um Benfica Lab que dizem que é um centro de alto Rendimento e vejo os jogadores de braços abertos a discutirem uns com os outros porque nao procuram a bola. , e olho para o que era Seferovic quando chegou e o que está , assim como Pizzi , assim como Cervi, ou Jonas e muitos outros que passam a vida entre 1 2 jogos e a enfermearia.

    É miserável saber que esta epoca podiamos ser penta e fazer os dragartos imploidirem pela presssao que teem em cima deles que fazem de tudo para investirem como loucos ou manter os melhores porque ainda por cima so um vai á champions e nós vendemos ao desbarato e nem nos reforçamos!! Como a querer dizer NAO QUEREMOS o PENTA!!!
    mas ainda assim aumentarem o Red Pass quando deviam querer os estadios cheios!! e iludem-nos a dizer que vamos lutar pelo Penta!!

    Vai ser Miserável ver o treinador e jogadores a serem enxovalhados!! quando sao os menos culpados !!

    Miserável foi este jogo porque nao temos um 6 aos ANOS! sem ser Fejsa nem centrais quando o melhor é Jardel e anda sempre lesionado , e Lindelof ja saiu e a defesa está velha , qualquer portimonense com 10 na luz manda no meio campo do Benfica e depois admiram-se ? e depois acham que todos os problemas estão no Lisandro , quando é so o melhor central disponivel que temos agora!!

    Se Rui Vitória for campeão com este plantel é o melhor treinador do mundo!!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.