quarta-feira, 4 de outubro de 2017

A continuidade de Rui Vitória


Nos últimos artigos tenho-me focado muito nas limitações do plantel do Benfica como causa principal dos recentes maus resultados.
Muitos dos comentários aqui deixados e artigos noutros blogs do Benfica têm porém insistido nas responsabilidades de Rui Vitória, sendo (ou parecendo) opinião generalizada que o treinador não tem condições para inverter a situação e deve sair.

Muito embora percebendo todas as críticas e a descrença, penso que não chegámos a esse momento e que Rui Vitória ainda pode dar a volta à situação. Segue-se a minha avaliação, estando os leitores convidados a deixar os seus comentários e opiniões, como sempre aqui acontece.


A solidez mental de Rui Vitória


Fui um grande crítico de Rui Vitória nos seus primeiros tempos de Benfica. Não engoli muito o argumento de que a "estrutura" seria um garante de uma estabilidade e solidez que permitiria ao clube continuar a senda vitoriosa. Achava que Rui Vitória não tinha dimensão para o Benfica. A verdade é que, depois de um início titubeante, no momento da verdade Rui Vitória mostrou grande frieza. Nunca se "desmontou", nunca colapsou perante as críticas, a desconfiança e as provocações e no fim soube pôr o Benfica a jogar um grande futebol e a vencer títulos.

A integração de jovens na equipa


Rui Vitória é o responsável pelo lançamento de vários jovens jogadores na equipa principal: Nélson Semedo, Renato Sanches, Victor Lindelof, Gonçalo Guedes e Éderson. Muitos outros tiveram oportunidades, mas por esta ou aquela razão (ainda) não se impuseram. Acima de tudo fica a ideia de que Vitória não tem qualquer receio em apostar nos jogadores e que estes, sentindo-se apoiados e portanto confiantes, mostram as suas qualidades. 

O excelente futebol do Benfica


O Benfica já jogou um excelente futebol desde que Rui Vitória chegou ao clube. Curiosamente dos melhores jogos que fizemos, nomeadamente as duas recepções ao Porto, não vencemos, mas quem não se lembra do completo massacre que fizemos no primeiro jogo ou das defesas impossíveis de Casillas em qualquer um deles? Quem não se lembra da vitória sobre o Atlético em Madrid? Da dinâmica atacante e das goleadas, sobretudo, mas não apenas, em jogos em casa (a última das quais já esta época, contra o Belenenses)?

Os títulos


No futebol, como em todos os desportos de alta competição, os resultados são a ultima ratio da avaliação do trabalho de um líder. E nesse capítulo Rui Vitória já deu provas mais do que cabais: dois campeonatos disputados - dois primeiros lugares, duas Taças - uma vitória, duas Taças da Liga - uma vitória, duas Supertaças - uma vitória, duas Ligas dos Campeões - duas qualificações, uma para os oitavos outra para os quartos de final. 

O desastre da presente época


O mais irónico de tudo isto é que a presente época até começou bem. O Benfica ganhou a Supertaça e venceu os primeiros jogos de forma convincente. No entanto a partir do momento em que se teve o primeiro deslize (Vila do Conde) tudo começou a desmoronar-se muito depressa. O que se passou em Basileia é altamente desprestigiante para o Benfica. Tememos pelo que venha a acontecer com o United. A Champions está quase perdida e no campeonato estamos em risco de descolar dos da frente, sobretudo o Porto. Ao contrário do ano passado, este ano temos adversários competentes. Ao contrário do que aconteceu há duas épocas, este ano não temos a Champions para "compensar" um mau início no campeonato. 
Este ano tudo está a correr mal, desde os resultados ao futebol praticado, à inconstância das escolhas de Rui Vitória em matéria de jogadores, às incertezas (e limitações) em termos de modelo de jogo. Rui Vitória parece mais desorientado e desanimado do que alguma vez o vi no Benfica.

O que mudou?


O que mudou é o sobretudo o que tenho assinalado em anteriores artigos: o plantel não apenas perdeu qualidade como envelheceu. Entrámos assim numa curva descendente que Vitória não tem sabido contrariar.

Pode Vitória inverter o presente estado de coisas?


A questão que se coloca aqui é se Rui Vitória chegou ao fim do seu ciclo, se esgotou a sua energia e as suas ideias. Um dos argumentos que ouço muito é o de que se acabou o "gás" que vinha ainda de JJ, que Rui Vitória não tem ideias próprias e que a memória dos "processos" (que vinha do anterior treinador) está a desaparecer.

Esta ideia é insólita. Quem a professa está a aderir por inteiro à lógica do "cérebro", aos argumentos do Ferrari e afins, que combatemos com tanta determinação há dois anos.

Será possível que se ache que uma equipa ganha dois anos em "piloto automático"? Que se preparem estratégias de jogos presentes a partir de esquemas e ideias do passado (que supostamente nem se domina)?

Defender isto é desrespeitar Rui Vitória, é ser injusto e não dar mérito a quem o tem. Vitória soube aproveitar o que tinha e tirar grande rendimento dos jogadores. Se assim não fosse os maiores clubes europeus não se teriam interessado pelos nossos jogadores e não teriam pago dezenas de milhões por eles.

Rui Vitória continua pois a ter as qualidades que tinha há dois anos. No entanto a verdade é que não está a conseguir colocá-las em prática da mesma forma. E a verdade também é que será sempre avaliado pelos resultados que produzir. Por isso a grande questão que se coloca é se Vitória irá conseguir inverter o estado de coisas. 

O futebol do Benfica não agrada. Defensivamente a equipa é uma calamidade. 

Luisão já não tem a meu ver condições para jogar a este nível. Certamente que esta dupla, com um Jardel muito debilitado relativamente há dois anos atrás, não funciona. Não se percebe porque saiu Rúben Dias da equipa. Estava a jogar bem e a compensar um pouco a falta de velocidade da nossa defesa. Há que ter a coragem de sentar Luisão ou Jardel. Depois Almeida tem muitas limitações. Há que trabalhar outras opções. O que se passa com Douglas?

No meio campo o Benfica não consegue ter controlo do jogo nem quando está a ganhar nem quando está a perder. Pizzi não pode jogar 90 minutos todos os jogos e, a manter o presente modelo, os extremos precisam de jogar de outra maneira. 


São muitas questões para Vitória resolver mas é esse o seu papel. Acima de tudo o treinador precisa de ter energia, determinação e confiança nas suas capacidades e convicções. Só assim pode liderar estes jogadores e levá-los a inverter o rumo negativo da época. Apesar das limitações do plantel (e teremos necessariamente que ir ao mercado em janeiro) há qualidade para fazer muito melhor. Continua a haver jogadores de classe nesta equipa mas tem que se lhes dar um aproveitamento diferente. Há que procurar soluções que dêem outro equilíbrio à equipa. 



Se e quando Rui Vitória deixar de ter a energia e a confiança necessárias para liderar a equipa, então será chegado o momento de dar o lugar a outro. Ainda não estamos lá. A pausa no campeonato é uma janela de oportunidade para o treinador retomar as rédeas e fazer a equipa entrar novamente nos eixos. Esperemos que a agarre.

8 comentários:

  1. Só li até,
    "Pode RV inverter ou não o presente estado de coisas?"

    O presente estado de coisas inverte-se com a união entre benfiquistas e não com especulações sobre a substituição do treinador que para além de não fazer qualquer sentido, nunca irá acontecer.
    Apenas os Rui Santos que se dizem benfiquistas podem defender tal coisa.

    Os Rui Santos desta vida para além de não serem benfiquistas, são inimigos do clube e têm de ser combatidos pelos benfiquistas.

    Tudo que seja oportunidade para dividir o clube tem de ser combatido pelos benfiquistas, porque o Benfica é pertença de todos os benfiquistas e não dos inimigos!!
    Um Benfica unido jamais será batido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse tipo de discurso é, no mínimo dos mínimos, tentar tapar o sol com uma peneira. Alguém pode genuinamente acreditar que os 5-0 de Basileia ou as derrotas com um Boavista medíocre e um CSKA em casa são da responsabilidade dos adeptos? Adeptos que não se cansam de apoiar, contribuir com quotas, redpasses e subscrições da Benfica TV para o clube - e para os salários de atletas e dirigentes (pagos a peso de ouro)?
      A situação "inverte-se com a união dos benfiquistas". Eu gostaria que assim fosse mas não me parece. A realidade não se altera simplesmente porque nós queremos ou cremos.
      Os problemas existem e não vale a pena tentar negá-los.
      A substituição do treinador "nunca irá acontecer"?? Então Rui Vitória será o treinador do Benfica até ao fim do mundo? Eu espero que RV continue no imediato e até por mais anos, porque isso seria o sinal de que as coisas tinham voltado a entrar nos eixos, mas seguramente não ficará para sempre.
      Quanto aos Rui Santos que "se dizem benfiquistas", a sugestão é ridícula e denota uma mentalidade paranóica.
      No futebol como no mundo profissional em geral o que conta são os resultados. E para isso requer-se trabalho, organização e qualidade. Não basta querer: todos querem ganhar, mas só os melhores o conseguem.
      Por fim, "combater" outros benfiquistas e acusá-los de ser "inimigos" não me parece a melhor maneira de promover a "união".

      Eliminar
  2. O que é isto, pá?

    Quando esreveste este relambório estavas na posse de todas as tuas faculdades mentais?

    Franka...mente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Isto" é um artigo analítico sobre o presente momento do Benfica. Se tens algum ponto a contrariar estás à vontade para o apresentar. Caso contrário estás à vontade para não voltar cá porque como é óbvio não vou tolerar insultos nem faltas de respeito.

      Eliminar
  3. Nao vou nem quero ser advogado do diabo,mas nao vejo neste texto algo que disse o Frank que belisque o Benfica,ele falou dos jovens que se impuseram o excelente futebol que praticou com o RV,talvez foi por ter dito que o Luisao ja nao serve devido ao peso da idade perdeu algumas faculdades bem isto sao opinioes que se respeitam ma s o RV sabem muito melhor que nos porque e ele quem os treina,quanto a mim o problema do Benfica esta no meio campo e com jogadores em ma forma mas a coisa se ira recompor com estas duas semanas de paragem.Ja agora se o meu amigo Grao Vasco ler esta minha opiniao o que se passa que nao conseguia entrar no teu blog fechaste-nos a s portas oh Grao lol.
    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  4. «Os vómitos do antigo estádio das Antas», vídeos publicados hoje num post do blogue «Fura-Redes».
    São muito elucidativos acerca da pressão incrível dos jogadores do clube das quengas sobre os árbitros, e mostram a porrada basta que os caceteiros nortenhos davam nos jogadores do Benfica.
    Não deixem de ver (e de divulgar).
    A BTV podia (e devia, digo eu) passar isto várias vezes ao dia, para mostrar quem são aqueles corruptos e desmascarar «a sua verdade desportiva», e também para chateá-los, que é o que nos fazem constantemente esta época - seria o olho por olho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A BTV não se dá a esse trabalho de compilação.
      Obriga a trabalhar.
      Neste momento só existe para ser quenga duma operadora.
      Recebe dos pagantes e passa a nota à gigolina.

      Eliminar
  5. Frank 4 de outubro de 2017 às 18:09

    Concordo em pleno quando dizes que o problema está no meio campo. O Pizzi está fora de forma, é muito bom jogador, mas a cabeça quer e o corpo não, não há nada a fazer. São muitos passes falhados por jogo. Percebo que jogue, pelo facto do Krovinovic e o Crhien(acho que é assim) não terem sido inscritos na LC.
    O Filipe Augusto é esforçado, mas não tem a qualidade e mentalidade necessária para o Benfica. Pelo que vi o ano passado, e mais gritante este ano, parece um jogador perdido em campo, não sabe bem o que fazer.
    O Krovinovic já provou o ano passado no Rio Ave e no pouco tempo que jogou este ano que é jogador. O Chrien pouco jogou para ter uma opinião sobre ele.
    Nas alas, o Sálvio luta, mas agarra-se demasiado à bola. O Cervi e Zivkovic têm sido os melhores e são os que mais sofrem rotação sem se perceber porquê. O Rafa ainda não explodiu e este "ambiente" não ajuda. O Gabriel é um brinca na areia e está tudo dito. O Diogo Gonçalves merece muito mais que jogar 5 minutos na Luz de dois em dois jogos lá.
    Outra situação que não compreendo é o João Carvalho que para RV é um substituto de Jonas, o que para mim é errado. O João Carvalho é jogador para fazer de Médio Centro à vontade: tem técnica, joga de cabeça levantada, tem físico e grande sentido posicional.
    Na época 2015/2016 falei que Renato Sanches era jogador para jogar já pela equipa principal, fui criticado em vários blogs e no fim... Não quer dizer que acerte sempre no que digo.
    Outro jogador que pode jogar já na equipa principal é o Gedson Fernandes. Não digo que é outro Renato Sanches, tem um estilo diferente, mas que é um grande talento e pode vir a ser jogador, disso não tenham dúvidas.

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.