terça-feira, 17 de abril de 2018

Benfica-Porto - histórico das últimas décadas

30 anos, 8 vitórias


Como assinalei no anterior post e vários blogs referem hoje, os números do Benfica contra o Porto nos últimos 30 anos são atrozes.

Em 30 épocas, contando apenas os jogos disputados para o campeonato no Estádio da Luz, o Benfica alcançou o paupérrimo pecúlio de 8 vitórias, o que dá uma media de vitórias de 26,6%. Ou seja, precisamos quase de 4 jogos para ganhar um. Nesse mesmo período perdemos 9 vezes. Ou seja, perdemos mais jogos em casa do que os que ganhámos. 

Últimas 17 épocas


Mas se pensam que este registo tem sobretudo a ver com os infames anos 90 e que nas épocas recentes as coisas têm melhorado, desenganem-se. Recuando até à época 2001-2002, ano em que Luís Filipe Vieira assume o lugar de diretor desportivo (maio de 2001), o registo torna-se ainda mais negativo, sendo mesmo o pior de sempre: três - TRÊS - vitórias, seis empates e sete - SETE - derrotas!! Ou seja, o Benfica precisa de mais de 5 jogos para conseguir ganhar um ao Porto em casa...  Durante o período de Luís Filipe Vieira no Benfica o Porto tem mais do dobro de vitórias do que o Benfica na Luz! Isto não é aceitável.

O período entre 1994 e 2000


Curiosamente, o período entre 1994 e 2000 foi, neste passado de 30 anos, o melhor. Nessa fase o Benfica conseguiu 5 vitórias e concedeu apenas dois empates e uma derrota. Digo curiosamente porque, como se sabe, esse não foi um período famoso para o futebol do Benfica: fomos campeões apenas uma vez (precisamente em 94 e o Porto depois disso alcançou o penta).   

O presente e a necessidade de mudar


À data de hoje (17 de abril de 2018), passaram 1556 dias desde que o Benfica venceu o Porto na Luz para o campeonato. Temos uma - uma (!!) - vitória nos últimos 8 anos. Estes números gritantemente negativos têm que começar a ser invertidos muito rapidamente. Como? Mudando-se mentalidades.

Até à época de 1984/85, ou seja nos primeiros 50 anos de campeonato nacional, o Porto tinha apenas 6 vitórias no Estádio da Luz. Esta equipa entrava praticamente derrotada no nosso Estádio. Se não sofresse uma goleada já não era muito mau. Dir-se-á que isso eram outros tempos e que no futebol moderno o factor casa já não é tão decisivo. Mas se assim fosse o registo inverso - o do Benfica no estádio do Porto - não seria tão mau. Ora nós nos últimos 40 anos vencemos ali ...  três vezes. Parece mentira mas é verdade. 

Ou seja, tudo é uma questão de mentalidade. O Porto encontrou a partir dos anos 80 uma motivação e uma confiança que lhe permitiu (a partir da referida época 84/85) vencer  na Luz por 10 vezes e perder apenas por 9. Ou seja, considerando que o empate na casa de um rival e competidor direto é um resultado positivo, o Porto tem saído da Luz quase sempre (praticamente 3 em 4 vezes) satisfeito. Isto é desastroso para o Benfica. 

Precisamos portanto (para além de equipas competitivas, que temos tido) de uma mudança de mentalidade. Que isso é possível está plenamente demonstrado nos parágrafos atrás. E recordo como Octávio conseguiu, ao serviço do Sporting, impor ao Porto derrotas na maioria dos confrontos diretos. 

Atendendo a que a tendência nos jogos contra o Porto se tem tornado ainda mais negativa desde que Luís Filipe Vieira chegou ao Benfica, apesar da clara melhoria dos resultados globais do futebol, a reflexão terá também que passar por aí. Algo não estará a funcionar na mensagem. Se num, em dois, em três ou mesmo em quatro confrontos diretos se pode falar em sorte e azar, em 17 anos essa argumentação não colhe. Algo não está a ser feito ou está a ser feito erradamente.

Os adeptos merecem outros resultados contra o principal rival dos últimos anos. Se o campeonato é sempre o objetivo número um de uma época, os confrontos diretos entre os candidatos, clássicos e dérbis, são os momentos altos para os adeptos, para além de poderem determinar o curso da época por razões motivacionais ou mesmo decidir campeonatos, como muito provavelmente aconteceu no passado domingo.

6 comentários:

  1. Eu penso que um dos segredos do sucesso do Porco é a raiva, a dureza e a agressividade com que jogam sempre, sempre contra nós. Contrariamente, o nosso insucesso derivará de jogarmos contra eles com pezinhos de lã, lealdade e fair play, e inibidos.
    Não dá. Armarmo-nos em santinhos a disputar o jogo pelo jogo, sem manhas e velhacaria associada, com aquela gentalha, não dá.
    A solução? Jogarmos com eles como eles jogam connosco. Ali, olhos nos olhos, queres raiva?, toma lá raiva, queres dureza?, toma lá fruta, olho por olho, que é assim que se devem tratar os adversários desleais, que se portam como inimigos. No dia em que um treinador do Benfica perceber isso e tiver a coragem de passar a mensagem aos nossos jogadores, passaremos a ganhar-lhes muito mais vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, mas isto é futebol de alta competição, não é solteiros contra casados. Isto é uma rivalidade intensa, claro que é para jogar sempre no limite. Essa suposta ligeireza dos jogadores do Benfica seria completamente inaceitável. Claro que têm que jogar "com tudo", atendendo ao historial. Claro que com molezas não vamos lá. Se é como sugeres então a coisa ainda é mais grave do que eu penso.
      Também me pergunto o que se passa com o Rui Costa de quem não se ouve falar nos últimos tempos.

      Eliminar
  2. Ca por mim concordo com o nau com aquela escumalha e olho por olho dente por dente se eles tem um filipe vale tudo nos temos que um tambem,so que eles tem o que nos nao temos eles tem um soares a dias que podem malhar a vontade se fizermos o mesmo vimos parar logo ao olho da rua, ai esta a diferença pessoalmente ja estou cansado de ser esfregado na Luz por aquele clube mais corrupto a face do planeta.

    ResponderEliminar
  3. vergonhosa estatistica para o benfica deixem de ser medricas contra esse merdas fodase é demais

    ResponderEliminar
  4. orelhas de merda ditador vai lamber o cu ao pinto da costa

    ResponderEliminar
  5. mas assim de repente sem sequer ir consultar valores exactos se dividirmos entre jogos em que o treinador é português e quando não é, penso que ficara muito bem explicado a razão de tão fracos números.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.