quinta-feira, 7 de março de 2019

Um desastre (semi) anunciado

Uma exibição desastrada e desastrosa foi o que se viu este fim de tarde, início de noite em Zagreb por parte do Benfica.

Previsível?
Não, se olharmos para o que o Benfica de Bruno Lage vem fazendo.

Mas as análises não podem ser feitas só assim.

Infelizmente o que aconteceu hoje era uma questão de tempo. Era previsível desde o fim de Janeiro.

Porquê? Porque desde essa altura deixámos de ter uma alternativa a Seferovic.

Não escrevo isto agora, em cima de um mau resultado. Escrevi-o quando o mercado fechou e saíram dois avançados não tendo entrado ninguém para os substituir.


Com Seferovic a ser determinante no actual futebol do Benfica, porque é realmente o único jogador deste plantel que, como agora se diz, ataca a profundidade, a sua utilização foi constante e a lesão de esforço acaba por ser previsível. João Félix é outro jogador que tem jogado sempre e corre os mesmos riscos.

Já no jogo com o Porto a quebra física destes e outros jogadores foi notória, algo que também assinalei nos anteriores posts. Grimaldo é outro caso.

Por isso defendi aqui antes do jogo que hoje deveriam ter jogado Jota e Yuri Ribeiro.

https://justicabenfiquista.blogspot.com/2019/03/equipa-para-zagreb.html 
 
Grimaldo deveria ter sido poupado, tal como Félix ou Seferovic. São jogadores com grande desgaste nesta fase da época. (Isto para já não falar nos centrais, mas aí não há aparentemente alternativas face às múltiplas lesões.)

Concordo completamente com a não convocatória de Pizzi e André Almeida mas acho que Lage deveria ter ido bem mais longe. E não percebo a ausência de Jonas. Se está novamente lesionado então as coisas vão ser ainda mais complicadas e arriscamo-nos a deitar pela janela tudo de excelente que foi feito até agora.

O campeonato é a prioridade número um e nenhuma outra competição o pode colocar em causa. Se fôr preciso colocar 11 não habituais titulares em campo na Liga Europa é isso que tem que se fazer!

Outra coisa que não gostei no jogo de hoje foi uma certa displicência e sobranceria. O que se fez nos jogos anteriores não dá qualquer vantagem quando o árbitro apita para o início de uma nova partida. Só estando concentrados e solidários do princípio ao fim os jogadores podem vencer os adversários.

É agora tempo de reagrupar, cerrar fileiras e perceber que NADA, absolutamente nada está ganho. Na primeira volta ganhámos ao Porto, passámos para a liderança e depois perdemos com o Belenenses e começou o descalabro. E há uns anos atrás pensámos que o campeonato estava ganho quando vencemos na Madeira (porque dávamos como certa a vitória em casa sobre o Estoril) e perdemo-lo na penúltima jornada. A euforia e o triunfalismo antes do tempo são receitas certas para o falhanço!

Não vamos novamente cometer os mesmos erros! Que este jogo sirva como alerta à navegação para todos!

7 comentários:

  1. não foi por falta de aviso de vários que tínhamos ficado com menos um ponta de lança do que deveríamos sobretudo porque o jonas estava lesionado, e tem tendência a recaídas.

    mas com o jonas disponível devia ter sido feita rotação dos avançados, e existiram algumas oportunidades, e não foi feito e vários também alertaram para isso e o desgaste dos avançados era evidente já à alguns jogos, e nisso o lage tem muita culpa.

    pelos vistos o jonas tem sempre problemas antes de jogos fora que impliquem deslocações de avião, é que já não foi à turquia depois de ter recuperado.

    ResponderEliminar
  2. Compreendo as preocupações.
    O teu raciocínio é bom, desde que
    indiques um jogador com as características do Seferovic disponível em Janeiro para reforçar o plantel.
    Quanto ao resto é uma opinião legítima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Repara, eu não tenho nenhuma obrigação de indicar alternativas ao Seferovic no mercado de Janeiro porque não não fui responsável pela saída de dois pontas de lança que já estavam no plantel. Quem tomou essa decisão é que tinha que ter acautelado alternativas. Aquilo que eu vi logo é que estava ali uma carência, ao contrário de outros que achavam que não havia problema nenhum. Eu adorava estar errado e que realmente quem planeou a segunda fase da época tivesse razão e aqueles avançados fossem suficientes. Infelizmente pouco mais de um mês passou e essa carência do plantel já está à vista de todos. Não tenho prazer nenhum em ter razão neste caso, muito pelo contrário até me irrita!

      Eliminar
    2. mas se não existia ninguém no mercado para se poder ir buscar, então não se tinha deixado sair os dois ponta de lança que tínhamos ao mesmo tempo, um deles emprestado.

      Eliminar
    3. Que meta o Saponjic. Nunca se sabe. Pode resultar.

      Eliminar
  3. Muitos de nós falaram isso. Jogamos com dois pontas de lança e não temos alternativa a eles. Jonas com as lesões dele já nem conta.
    Ainda antes desta lesão do Seferovic alertei para o jogo contra o Belenenses. Estão com uma grande equipa (e com um Kikas endiabrado, atenção ao scouting a este jogador) e moralizados. Vai ser um jogo tramado e se não obtivermos os 3 pontos lá se vai o estado de graça por agua abaixo. E Gabriel, castigado, também não joga.
    É ganhar este jogo, custe o que custar. E na 5ª feira jogar com os suplentes contra o Zagreb. E que se f... a Liga Europa. Até porque logo a seguir temos o Moreirense em casa deles. Para mim os dois jogos mais difíceis dos 10 que faltam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente com a análise em relação ao Belenenses e ao Moreirense. Só acrescento aí o Braga Acho que estes são os três jogos potencialmente mais complicados. E dois deles já nestas duas jornadas.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.