sexta-feira, 8 de março de 2019

Era o que mais faltava que FCP não vencesse o Feirense

Entramos na recta final do campeonato e a dimensão mental dos jogos terá um papel cada vez mais decisivo no desfecho do mesmo.

Semana após semana os jogos terão uma carga mais dramática, visto que qualquer deslize pode ser fatal para as ambições de Benfica e Porto. A pressão será enorme e os media e comnicação dos clubes explorarão esta dimensão semana após semana.

É um pouco como um duelo do faroeste no qual qualquer hesitação ou piscar de olhos pode ser a morte do atirador.

Cada clube procurará valorizar as suas vitórias como marcos decisivos (quando é um pouco o contrário que é verdade - a perda de pontos é que será decisiva), sendo que o Porto, estando atrás, é quem usará mais deste expediente e procurará fazer mais mind games.

E começa já esta semana. Vários media já estão a dizer que "o Porto pode passar para a frente ainda que de forma provisória", pois joga antes do Benfica, que apenas segunda-feira receberá o Belenenses no Estádio da Luz.

Nessa medida, tentarão fazer da, mais do que previsível, quase inevitável vitória do Porto em Santa Maria da Feira, um grande feito e um passo na direcção do título. Depois dela acontecer comportar-se-ão como se o Benfica agora estivesse sob pressão adicional.

Ora isto é absurdo por duas razões.

Em primeiro lugar não há primeiros lugares "provisórios". A classificação faz-se ao fim de cada jornada. Antes disso não há trocas de posições.

Além disso, neste caso em particular, era o que mais faltava que o Porto não vencesse o Feirense! Estamos a falar do último classificado contra o campeão em título! De uma equipa que tem sido constantemente o lanterna vermelha e que perdeu por 4-0 com o Belenenses na última jornada.

Ou seja, o Porto tem mais do que obrigação de vencer (mesmo com o desgaste da Liga dos Campeões) e até de forma muito tranquila.

Digo isto porque é fundamental que tenhamos noção das realidades e que nesta altura saibamos estar completamente imunes a pressões externas. 

O Benfica tem que olhar exclusivamente para os seus jogos e abordá-los como tem feito até aqui no campeonato: com grande concentração, determinação e instinto goleador. 

E também com confiança: estou seguro de que a derrota e má exibição de Zagreb foi um acidente de percurso que não se repetirá, pois os jogadores aprenderam a lição. Contra o Belenenses adeptos e equipa recuperarão o élan que nos levou a vencer no Porto e ocupar o primeiro lugar com todo o mérito. 

O resto, as "passagens para o primeiro lugar" por jogarem antes de nós, a "pressão acrescida" para "recuperar o primeiro lugar", tudo isso é paisagem, conversa de quem sabe que não depende de si e que só contando connosco pode alcançar os seus objectivos. Por isso é deixá-los falar à vontade: disso, de VARs, de toupeiras e o que mais quiserem. Aliás, o Porto é que está na corda bamba: cometendo um deslize antes do Benfica fica quase definitivamente arredado do título.

Temos pois apenas e exclusivamente que nos focar no que já provámos fazer melhor que quaisquer outros em Portugal: jogar futebol e ganhar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.