quarta-feira, 11 de março de 2020

O estranho negócio Pedrinho

O Benfica esteve interessado em Bruno Guimarães, um jogador que todos reconheciam ter grande valor. O negócio acabou por ser arrebatado pelo Lyon, por cerca de 22 milhões de euros.

Poucos dias depois, o Benfica virou-se para Pedrinho, um jogador completamente diferente quer do ponto de vista da qualidade, quer da posição em campo.
No entanto os valores do negócio são, ao que parece, sensivelmente iguais: 20 milhões de euros. Curiosamente o mesmo valor de RDT e Weigl... Agora pelos vistos é sempre assim. Se calhar é para arredondar.

Este caso de Pedrinho (que no aeroporto mostrou um desconhecimento completo do Benfica) foi tão estranho que levou o então olheiro do Benfica no Brasil a demitir-se, dizendo que estavam a ser contratados jogadores sem qualidade:

 "Entendendo que o papel dos empresários e o interesse destes passou a prevalecer sobre a análise objetiva do valor dos jogadores, tornando seu trabalho inútil e prescindível, entendeu que deveria terminar a ligação que mantinha com o Benfica". - comunicado de imprensa.

Curiosamente perguntaram ontem a Jorge Jesus sobre Pedrinho. A sua resposta foi esta:

"Se me perguntarem se há jogadores no Brasil na mesma posição do Pedrinho melhores do que ele, eu digo que há e mais do que um, são vários. Cebolinha [Everton, do Grémio], Dudu [Palmeiras], Rony [Palmeiras], Michael [Flamengo]. Já lhe disse quatro!".

Face a isto, temos que nos perguntar: a quem aproveitam estes negócios? Porque ao Benfica já se viu que não é...

24 comentários:

  1. Estranho porquê? Por o Rod da Reboleira dizer que há lá melhor? Aposto que sim entre 220 milhões.
    O Bruno Guimarães não veio porque o diretor desportivo do Lyon é brasileiro e amigo. Por isso não veio. Só por isso. Porque não se informam?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi para o Lyon porque é amigo do director desportivo? Só por isso? Então porque negociou com o Benfica e esteve perto de assinar? Os negócios agora fazem-se porque um é amigo ou deixa de ser?
      E isso explica a contratação de Pedrinho?
      Não é só o JJ. No Brasil está tudo espantado com o negócio. O rapaz até pode ser bom jogador, não sei, mas nem é titular do Corinthians. Não vale de certeza 20 milhões. O olheiro demitiu-se por causa deste negócio. Presumo que esse não fosse amigo.

      Eliminar
    2. Andas muito mal informado. Andas ao sabor dos ventos, dos boatos e das cartilhas.
      Sim os negócios fazem-se com os amigos do empresário, que consegue "convencer" o jogador, quando o amigo foi um conhecido jogador brasileiro de selecção. E depois há outras coisas entre brasileiros.
      No Brasil também ficaram espantados com os negócios do Luisão, do David Luis e do Talisca.

      Eliminar
    3. Se há alguém que não anda de certeza absoluta ao sabor de cartilhas ou agendas sou eu. Basta ver o histórico do blogue.
      Muito menos do vento.
      Pelo contrário, penso pela minha cabeça, ao invés de andar a atacar ou defender cegamente este ou aquele.
      Não digo que determinado contacto ou conhecimento não seja relevante. Simplesmente não é determinante.
      Quanto ao Luizão, David Luiz e Talisca, não sabia que tinham custado 20 milhões cada um. Por exemplo, pensava que o David tinha sido contratado por meio milhão e vendido por 25,uma valorização de 50 vezes.
      Será que o Pedrinho vai ser vendido por 1.000 milhões?
      É só essa a questão, mais nenhuma. O custo desta contratação. E para isso é que não vejo nenhuma resposta ou explicação.

      Eliminar
    4. Andas mesmo mal informado. O negócio do BG não se fez pq para além dos 20M€ ainda há outros 20M€ a pagar mais espaçadamente. Depois dizer que o Pedrinho não joga no clube dele tb andas mal informado. Ele jogou a Libertadores e a coisa não correu muito bem ao Timão. Além disso é jogador da selecção Olimpica do Brasil que acaba de se classificar para os JO.
      Os empresários com amigos colocam de preferência junto dos amigos.É alguma surpresa? Negociou com o SLB assim com o outros que estavam para ir para outros clubes o SLB antecipou-se e contratou-os.
      Mete pena estarem sempre na desconfiança. Os negócios agora têm que ser anunciados antes de se fazerem? Uns dão certo outros não.
      Quanto ao David Luis, Luisão e outros foram contratados em épocas totalmente diferentes no mercado. E se David Luis veio barato foi pq jogava na 3ª divisão brasileira e ninguém esquece o que se disse do Luisão nos 1ºs. jogos que fez.
      Achas que se se fosse buscar o Eusébio hoje tb vinha por 250 contos?

      Eliminar
  2. E não haverá extremos (o rapaz é extremo, não é?) no campeonato português que sirvam ao Benfica? Nuno Santos (Rio Ave) e Ricardo Horta (Braga) não serão suficientemente bons para jogarem no nosso clube, onde foram formados? Pergunto eu. E custariam menos de 20 milhões (os dois juntos). Digo eu.
    Vamos lá a ver se o Pedrinho se adapta e rende o que se espera de um jogador que custou 20 milhões. O RDT não se adaptou. E o Weigle...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que há. Mas eu até percebia se fossem buscar o Pedrinho por ser um jogador promissor se o negócio se fizesse por 5, 7, 10 milhões no máximo. Agora isto não é nada.

      Eliminar
  3. Boas... realmente o Judas é bom a avaliar jogadores... quem não se lembra da super estrelas que ele trouxe para o glorioso??
    Cortez, Emerson, Djavan, Roberto, Julio César (Belem) Luís Felipe, Eder Luiz, César, Kardec... de facto o homem é um visionário... em 10 flops, lá escapava 1...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Super estrelas? Aimar, Saviola, Javi Garcia, Ramirez... Matic, Enzo Peres... David Luiz como titular indiscutível.
      Não prestam?
      Claro que o JJ não é perfeito e se engana muitas vezes, mas imagino que estando no Brasil saiba do que está a falar. Mas não é o JJ que está aqui em causa.
      O que está em causa é este negócio que levou à demissão do nosso olheiro que disse que "o interesse dos empresários" é que conduz a política de contratações do Benfica actualmente. Isso é que merece ser comentado, não se o JJ trouxe ou não barretes para o Benfica. E atenção que o olheiro não foi desmentido...
      I

      Eliminar
    2. Aimar só veio devido ao Rui Costa...
      Ramírez veio, mas já se sabia que iria para o Chelsea após 1 ano, o Benfica foi somente uma ponte... dispenso esses negócios... isso é para equipa pequena...
      Esse mesmo olheiro, não terá sido o mesmo que avaliou todos esses flops do Judas??
      Olheiro era o Boto, que quis sair e foi ganhar umas belas coroas para a Ucrânia...
      Se esta contratação é um erro de gestão? Claramente!! Dar 20 milhões por um miúdo praticamente desconhecido, quando já deu pelo alemão e espanhol... a mesma quantia não houve para resgatar o nosso Renato!! Polítiquices de Vieira e super agente... correr com essa máfia do clube de uma vez por todas!!!

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    4. Frank, as aquisições do primeiro ano do JJ são da responsabilidade do Rui Costa. Aimar, Saviola, Javi não têm nada a ver com o JJ. O Benfica é campeão e depois é que o JJ passa a mandar nas aquisições e vêm o Jara, Airton, Kardec, ..., e também o Enzo, etc...

      Eliminar
  4. É engraçado, excepto para os benfiquistas, que LFV "apresente" contratações quando não resolvem nada. Em janeiro, que era quando faziam falta para reforçar a equipa, como o treinador "não viu" nada nos 2 jogadores que o Jorge Mendes queria que o SLB contratasse à Lázio, Vieira disse logo que já não havia mais contratações quando ainda faltavam cerca de 5 dias para o encerramento do mercado. Agora que só abre depois de terminado o campeonato apresenta este brinca-na-areia! Ele tem a pasta do futebol e não consegue ver que o Pedrinho nem jogava? Ou só viu os 10% do amigo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, essa é ainda mais uma: contratar em Março e depois mandar de volta para o Brasil. 20 milhões investidos num jogador que vai estar meses noutro continente, com o risco de se lesionar...

      Eliminar
  5. eu apreciações e valorizações do jogador não me vou prenunciar.

    estranho é o valor que se pagou por alguém que nem sequer é titular indiscutível num clube brasileiro.

    mais pior que isso são as características físicas dele quando claramente já temos um excesso de jogadores muito baixos e débeis fisicamente eis senão que alguém acha que devemos contratar mais um.

    isto para não falar que precisamos pelo menos de um segundo avançado, de um central todos que tenham qualidade para serem titulares.
    uma alternativa ao guarda redes e alternativas aos laterais e qual a primeira contratação um extremos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já para nem falar nisso. Abordei o tema de passagem num dos posts anteriores: Pedrinho é mais um levezinho a juntar aos muitos que já lá estão. Só vem juntar ao que já é uma das fragilidades do plantel, a fraca compleição física.
      Esse factor é muito visível em jogos europeus e contra o Porto, nos quais se vê que não somos tecnicamente inferiores mas que perdemos na dimensão física e na capacidade de choque.

      Eliminar
    2. Só um aparte acerca de Pedrinho, dizem alguns leigos, que é mais um levezinho, sem físico que vem... lembrando os tempos do Guardiola no Barca..
      . Mascherano a central (como é possível ter um central com este tamanho?)
      . Dani Alves
      . Jordi Alba (penso que já não apanhou Guardiola, mas também serve)
      . Xavi
      . Iniesta 
      . Messi
      . Ronaldinho
      . Eto'o (David Silva)

      Esta equipa a nível físico deve ter sido das piores em termos mundiais, e a facilidade que tinham em recuperar a bola, era surreal!! Se uma equipa funcionar como equipa, pressão forte, com linhas subidas e juntas, não é necessário ter Fernando Aguiares ou Betos... eram os primeiros a recuperar as bolas, mas logo de seguida a entregavam ao adversário...
      A questão fundamental é ter jogadores com posse de bola e que não a percam com facilidade... se virmos o Pizzi, por exemplo, em 10 bolas, perde 9... o anão Zivkovic dá-lhe 10-0, mas outros valores se levantam perante o afilhado e protegido Pizzi...
      O foco não será ter pugilistas, mas sim craques com bola, que não tenham medo de a ter. O futebol foi, é e será de fantasistas, só eles desbloqueiam um jogo! E quem privilege a táctica ou força, à técnica, mais cedo ou mais tarde irá ter problemas, certo Mourinho?

      Eliminar
    3. o problema como eu disse acima não é termos um jogador é termos muitos ao mesmo tempo.

      mas quantos exemplos existem mais sem ser esse do barcelona?
      e já agora a qualidade dos que temos é igual a esses do barcelona?
      e o treinador também é o guardiola?

      já agora todos os gajos altos e fortes são cepos, ou o matic, e outros não servem de exemplo.

      Eliminar
    4. Carlos...."o Pizzi, por exemplo, em 10 bolas, perde 9..." são estes exageros que fazem perder a credibilidade no que se escreve. Ele realmente perde muitas bolas...quando as mete dentro da baliza adversária ou faz passes de morte para golos de colegas"... Há que ter cuidado com o que se escreve. Isto de mais valer cair em graça do que ser engraçado é obra.

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Aqui há liberdade para discutir todos os assuntos e todos os argumentos serão aceites.
    Não se admitem porém insultos e ataques pessoais, muito menos ao blog por levantar questões "incómodas".
    Como já disse antes, ninguém é obrigado a ler ou visitar.
    Essa ideia de que os sócios e adeptos só servem para pagar e apoiar, devendo seguir cegamente tudo o que é dito e aplaudir tudo o que é feito, sem qualquer tipo de questionamento, já não cola. As pessoas não são todas estúpidas.

    ResponderEliminar
  8. PARABENS pois outros há que só deixam passar se forem "amigos" que falam a uma só voz Desde que feito sem faltas de RESPEITO há que escutar quem tem opinião sejam concordando ou discordando.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.