quinta-feira, 16 de julho de 2020

Tenham vergonha - demitam-se

O Benfica partiu para esta época:

1) como campeão em título,
2) com 120 milhões de euros para construir um plantel forte e colmatar as saídas de Félix e Jonas,
3) enfrentando um adversário que PERDEU OS MELHORES JOGADORES (Herrera, Brahimi, Filipe e Éder Militão) e estava limitado nas contratações pelo fair play financeiro.

Os resultados desportivos foram:
Campanha europeia vergonhosa.
Perda do campeonato após vantagem de 7 pontos, tendo perdido os dois clássicos com o Porto.Em 3 campeonatos o Benfica perde dois para um clube falido.
Taça de Portugal - a ver.

Em termos de contratações:

Raúl de Tomás foi um desastre, jogou sempre a titular sem ter nem de perto qualidade para isso, até que se tornou demasiado evidente a sua incapacidade (neste momento é suplente de um clube que desceu de divisão);
Caio Lucas e Cádiz - sem comentários;
Weigel - desnecessário, atirou com Florentino (que é muito melhor jogador) para fora não apenas do 11 como dos convocados, rebentou completamente com o balneário e custou-nos o campeonato (quando chegou tínhamos 7 pontos de vantagem);
Diego Souza - sem comentários;
Pedrinho, outro chapa 20, tal como os nulos Tomás e Weigel, que segundo JJ é um jogador banal;
já os jogadores que eram necessários, nomeadamente para as laterais, nunca vieram.

Depois no plano financeiro houve:

o caso da OPA, que ninguém percebeu e que foi declarada ilegal pela CMVM;
a antecipação de receitas NOS, pouco condicente com a ideia de que as finanças e a tesouraria do Benfica estão em excelente forma;
novo empréstimo obrigacionista nos últimos dias.

E finalmente há os casos vergonhosos em que Vieira está constantemente envolvido e nos quais arrasta o nome do Benfica na lama. Não vou sequer referir estes casos porque isto já não tem nada a ver com desporto nem futebol.

Sr. Vieira: tenha vergonha. Demita-se e não volte a aparecer à frente dos benfiquistas.

11 comentários:

  1. De Odisseias a Seferovic e a Lage, ou o recado necessário a uma equipa
    Já está. Aconteceu o que prevíamos quando começaram a descambar: entregaram um campeonato que era canja.
    Não sei se estão desgostosos ou, pelo menos, a sentir um nico de tristeza pelo insucesso. Do que tenho a certeza é do sentimento dos milhões de adeptos benfiquistas espalhados por Portugal e pelo mundo. Porque sei como me sinto: uma mágoa imensa, uma tremenda desilusão, uma raiva surda. Uma raiva que tem como primeiríssimo alvo os erros próprios, mas que também é dirigida às muitas manhas, velhacarias e traições que nos atingem do exterior. Uns e outras fizeram-nos perder o 38º campeonato, que nos tinham prometido, que merecíamos e vocês tiveram nas mãos e ofereceram a rivais que nos têm como inimigos a abater, a humilhar, a achincalhar.
    Inacreditável, surrealista como perdemos este campeonato. Não concordam? O que é que vos aconteceu, jogadores bem pagos, a quem não faltam condições, apoiados e mimalhados como bebés? Onde é que fica o vosso brio de profissionais? Este insucesso ficará registado para sempre como uma das páginas mais negras da História do clube. Mas também manchará, indelevelmente, e para a eternidade, a vossa carreira, fiquem sabendo.
    Eu sei: Lage nem é o que talvez pense que é, nem o que chegámos a pensar que ele seria. Equivocou-se muitas vezes, errou, não foi capaz de dar a volta, não soube impor-se e liderar quando mais era necessário. Mas ouçam lá: não foi o Lage que falhou passes, nem penáltis, nem livres, nem cantos, nem golos de baliza aberta ou à frente do guarda-redes; não foi ele que cometeu erros de amador na defesa; não era a ele que competia correr, estar concentrado nas vossas tarefas, jogar com vontade e alegria e responsabilidade e chama imensa, ser pressionante, intenso e agressivo, raçudo e solidário com os companheiros dentro de campo, suar a camisola até ao último pingo de suor, dar tudo, tudo para ganhar. Quem esteve em campo foram vocês. E falharam. Porquê? Pergunto porque merecemos respostas.

    ResponderEliminar
  2. Continuação:
    Atrevo-me a pensar que a maior parte de vocês desconhece a grandeza do Sport Lisboa e Benfica. E a exigência que é jogar neste Glorioso clube, onde jogaram guarda-redes, defesas, médios e avançados do melhor que já houve no mundo e que jamais, passem as gerações que passarem, serão esquecidos. Os adeptos do Benfica têm-nos a todos no coração, pelas alegrias que nos deram, pela classe e competência e denodo e honradez com que nos presenteavam em cada jogo. Neste clube, quem cumpre com honestidade é idolatrado e ficará eternamente nos anais e no coração dos adeptos; quem não o faz é atirado para o caixote do esquecimento, quando não para a baixeza do escárnio. Somos os adeptos mais exigentes do mundo, queremos que os nossos atletas, de todas as modalidades, ganhem todos os jogos e todas as competições. TODOS e TODAS! Quem não entender tudo isto não serve para jogar no SLB, está cá a mais. Não é qualquer chuta-bolas ou arremedo de atleta que poderá servir no Benfica.
    Agora, o que exigimos é que sejam homenzinhos para o que falta. Sejam dignos da camisola que vestem, das condições que vos dão e do que vos pagam, e da grandiosa História do clube. Cumpram a vossa obrigação: ganhem os dois jogos da Liga, conquistem a Taça de Portugal, e reparem a burrada que fizeram, ganhando os jogos que permitam entramos na Liga dos Campeões. E não se admirem, aqueles que não cumpriram, se os adeptos e sócios exigirem que saiam enxotados do clube.
    Finalmente, parabenizar quem ajudou o clube da fruta a ganhar este campeonato:
    Parabéns ao senhor Luís Filipe Vieira e a toda a direção do Benfica;
    Parabéns aos jogadores do Benfica e à respetiva equipa técnica;
    Parabéns ao Conselho de Arbitragem;
    Parabéns aos senhores Artur Soares Dias, Jorge Sousa, Vasco Santos, Hugo Miguel, Fábio Veríssimo, Luís Godinho, Tiago Martins, Carlos Xistra (não há espaço para os tantos que ainda faltam)…
    Parabéns à comunicação social que temos, a todos os jornalistas, à cambada inimiga do Benfica e ao complô anti-Benfica criteriosa e miseravelmente instalado na sociedade portuguesa.

    ResponderEliminar
  3. Percebo a raiva e a frustração. No entanto não vejo em que é que o Odysseias, por exemplo, tem responsabilidades no desastre desta época. Pelo contrário, vi-o a salvar muitos golos quase feitos.
    Em relação aos árbitros e comentadores, sim são em geral hostis ao Benfica. No jogo no dragão fomos prejudicados, mas mesmo perdendo esse jogo ficámos com 4 pontos de avanço. Não foram os árbitros que perderam os jogos com o Marítimo e outros que tais. Nem os jornalistas. Temos que olhar para dentro. A culpa é de Vieira e da gestão danosa das últimas épocas, ao serviço de interesses estranhos ao Benfica, nomeadamente de Jorge Mendes.

    ResponderEliminar
  4. Olá. Boa tarde. Não sendo comentador habitual na blogosfera benfiquista, admito k ando com uma necessidade enorme de expressar o k me vai na alma. Não tendo por norma o hábito de me exceder nas palavras ao ponto de ser mal-educado, limito-me a constatar factos. E os que foram mencionados neste post são exactamente aqueles que mais saltam à vista de qualquer um de nós (obviamente, desde k não tenha palas à frente dos olhos (já agora, palas a dizer Vieira 4 ever)). Assim sendo, sugiro k todos aqueles com mais capacidades e habilidades informáticas, e também mais disponibilidade, partilhem de forma o mais exaustiva possível este post. De preferência, em todas as páginas, blogs, sites, k defendem cegamente lfv. Pode ser, que de alguma maneira, os ajude a abrir os olhos.. Pode ser... Não custa tentar!!! Quanto ao resto, enormes palavras de solidariedade para com toda a (verdadeira) nação benfiquista, que tal como eu, está certamente a passar um momento muito, mesmo muito difícil. Temos de acreditar que após as eleições, as perspectivas serão certamente mais animadoras... Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Steven, muito obrigado pelo comentário.
      Tenho esperança que os benfiquistas estejam a acordar e que Outubro traga mudanças. Muito dependerá no entanto do que acontecer até lá, tanto no plano dos tribunais (incrível como estou a escrever isto mas é a pura da verdade) como relativamente à contratação de Jorge Jesus e ao reforço do plantel, sendo que LFV parece preparar-se para o all-in que lhe permita manter-se no poder.

      Eliminar
  5. Não têem vergonha.
    O que lhes falta em vergonha e decoro sobra-lhes em chico-espertice.
    Não se demitem.

    ResponderEliminar
  6. Boas,

    Partilho em grande parte do teu post, no entanto, dizes que o alemão rebentou com o balneário... e no ano passado quem rebentou com ele?? Se não fosse o milagre Lage no ano transacto, seriam 3 em 3 para un clube falido! A questão do Weigl é um fait-diver!
    Estes jogadores, especialmente a turma da picanha, com o apoio do Vieira, arrumam com os treinadores que querem... Rui Vitória e Lage...
    O Vieira lá lhes prometeu um prémio chorudo para perderem o campeonato, e com isso trazer o Judas, qual D. Sebastião...
    Urge arrumar com esta direcção e estrutura inúteis e estes jogadores que não tem a mínima qualidade para envergar esta camisola!! Pizzi e A. Almeida titulares indiscutíveis?? São una vergonha! Demonstra bem a falta de qualidade que temos!

    Toda a gente via as carências da equipa, do quarteto defensivo, só o R. DiaS poderia ser titular!! E não se comprou rigorosamente ninguém!! Weigl era efectivamente desnecessário, quando poderia e deveria ter vindo o Renato Sanches!!

    Vieira, Mendes e Judas são o cancro só Benfica!!

    Vamos acordar todos!!

    ResponderEliminar
  7. mas se tivessem um pingo de vergonha já se tinham era demitido à muito, se não o fizeram também não é agora.

    concordo com tudo excepto com a parte do weigl.
    desnecessário, sim.
    sobre o florentino queres explicar como é que o weigl que entrou a meio de janeiro atirou para fora do onze um jogador que já não era titular desde novembro.
    isso de rebentar com o balneário é um suponhamos.
    ele quando chegou tínhamos apenas quatro pontos de avanço.
    ele é parte do problema mas nem sequer é a parte mais importante existem outros jogadores, que pelos vistos tem passado pelos pingos da chuva.

    ResponderEliminar
  8. Também tenho as maiores dúvidas de que a direcção tenha um assomo de vergonha e saia com dignidade. No entanto os sócios têm todo o direito - e até a obrigação nesta fase - de indicar o caminho da porta da rua.
    Em relação ao Weigel já aqui deixei várias vezes a minha opinião, não vale a pena repetir. Não tenho nada contra o rapaz. Estou certo de que é aplicado e dá o seu melhor. Simplesmente o seu rendimento na equipa é muito menor do que o de qualquer um dos jogadores que já lá estavam. Passa para o lado e para trás e faz cobertura à zona. Não é bom a desarmar, não tem físico para ganhar duelos, não se impõe e não chega ao ataque; não marca golos, não remata, não faz passes de rotura, não finta, não transporta a bola para a frente.
    Para mim é uma nulidade.
    Ora um jogador que não mostra nada, chegar a uma equipa a meio da época, assumir logo a titularidade, tirando o lugar a quem já lá estava (e mantém-se no 11 apesar do fraco desempenho e dos maus resultados da equipa) que ambiente é que irá causar no grupo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, Frank... esta a ler isto, e pensei que estavas a falar no Pizzi...

      Tirando o Gabriel, R. Dias, Cervi e Taarabt, tudo o resto não tem mentalidade / estofo para jogar no MAIOR!

      Venha o Gasperini.

      Abraço

      Eliminar
    2. concordamos que se esperaria muito mais dele.
      alguns do erros que apontas são comuns a outros que passaram pelo lugar.
      eu não digo que ele não tenha feito mau ambiente não temos a maneira de o saber, alias acho que fará muito mais mau ambiente o taarabt por tudo o que ele fez.

      e mesmo para uma analise simplista de ele entrou e passou a ser tudo mau, ao mesmo tempo saiu o chiquinho e entrou o rafa.
      e se calhar o mal esta nestas duas, que até devem ser mais, coisa.
      isto para não falar que o weigl não tem culpa nenhuma dos erros infantis do ferro e de outros.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.