terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

As causas da crise do Benfica

A situação presente

 O Benfica encontra-se a meu ver numa situação gravíssima que coloca em causa o futuro próximo do clube. Não que o Benfica vá acabar ou falir, obviamente. No entanto existe um risco real de não sermos competitivos nos próximos anos / década.

Isto porque foi feito um investimento de alto risco, que não deu os resultados esperados, foi aumentada a despesa a níveis perigosos e as receitas desceram a pique devido ao Covid (e assim se manterão no futuro próximo). O Benfica não irá com toda a probabilidade à Liga dos Campeões no próximo ano (como não foi este) e o seu plantel, pago a peso de ouro, terá uma desvalorização brutal. Portanto as receitas extraordinárias também não salvarão a situação. Mas os salários estarão lá na mesma... Como resolver? Vendendo, desinvestindo. Mas essas vendas serão sempre por baixos valores, porque os jogadores não rendem e não estão na principal montra internacional. 


As causas

A principal causa é a total falta de liderança, a completa incapacidade de Vieira para tomar decisões estratégicas acertadas. Tudo começa aí e tudo deriva daí. 

Vieira foi durante alguns anos (poucos) um bom gestor de expectativas e de um modelo empresarial de valorização de jogadores e maximização das receitas que a marca Benfica facilita. Com bons "olheiros" ou scouts, o Benfica comprava relativamente barato e vendia caro. Isto não começou com Vieira (ao longo das décadas o Benfica teve, por exemplo, defesas centrais titulares da selecção do Brasil, jogadores de classe mundial) mas com ele adquiriu uma componente empresarial. Também se soube usar o benfiquismo dos adeptos para aumentar as vendas de merchandising.

No entanto essa política de comprar barato e vender caro (David Luiz, Di Maria, Rodrigo, Gaitan) e de formar jogadores - que tem que ser a política dos clubes portugueses pois não podem competir com os colosssos financeiros europeus - foi completamente invertida nos últimos anos.

Essa é outra dimensão da (não) liderança errática de Vieira. Quando o sucesso desportivo chegou, com a primeira passagem de JJ pelo clube, a porta de entrada para os jovens da formação estava praticamente fechada. São famosas as frases de JJ sobre o assunto, como por exemplo a de que os jogadores da formação teriam que "nascer várias vezes" para poderem estar ao nível de Matic (efectivamente um grande jogador). E são conhecidos os casos de Cancelo ou Bernardo Silva, apenas para citar os mais famosos. JJ queria jogadores "feitos".

Depois JJ saiu supostamente porque o Benfica ia passar a apostar no Seixal. E vários jogadores de qualidade ascenderam, como por exemplo Lindelof e Gonçalo Guedes. Com Bruno Lage (que ficaria no Benfica por "muitos e bons anos"), essa aposta ainda se acentuou mais com a dupla de centrais Rúben/Ferro, entre muitos outros.

Regressado JJ, a "aposta" na formação acabou  - mas o "modelo de negócio" (porque é disso que se trata realmente para os actuais dirigentes do SLB) já tinha mudado antes. As contratações de Raúl de Tomás, Weigl e Pedrinho, todas por 20 milhões de euros e anteriores a Jesus, marcaram uma mudança de paradigma que neste ano atingiu o seu expoente máximo. O Benfica passou a contratar caro.

Estas contratações foram apresentadas como o "dar o salto", especialmente no caso de Weigl, para passar a ser um clube comprador no mercado europeu e adquirir uma dimensão também europeia no seu futebol. Ou seja, o Benfica já tinha (supostamente) o domínio do futebol nacional e iria agora com estas contratações subir a um novo patamar de competitividade, batendo-se com os grandes europeus.

Com isto tocamos numa outra causa da crise do Benfica, intimamente ligada à falta de liderança, que é a da política de contratações errada, tema que fica para o próximo post. 

O problema da liderança, para além dos factores da personalidade de Luís Filipe Vieira, tem também a ver a segunda causa da crise: os múltiplos casos judiciais. 


Graças a Luís Filipe Vieira, o Benfica viu o seu nome envolvido em múltiplos casos judiciais. Houve buscas, denúncias anónimas, há processos, e várias suspeitas. Isto enfraquece a imagem e a influência do Benfica nos órgãos decisórios.

Não gostei de saber que o Benfica oferecia vouchers aos árbitros. Não me parece uma prática salutar. Gosto de pensar no Benfica como um clube impoluto que não recorre a esquemas e expedientes pouco claros. Desde que o caso veio a público, veio-se a saber que vários outros clubes têm práticas semelhantes (alguns tiveram outras bem piores, como sabemos), o que atenua o caso mas mesmo assim deixa sempre um gosto desagradável.

O problema é que as coisas não ficaram por aqui. Houve depois o caso dos emails, o e-toupeira, o caso lex e alegadamente outros relativos a denúncias de subornos (jogos viciados e mala ciao).

Quero deixar claro que na análise que faço dos diferentes casos, com base no que tem vindo a público, não me parece existir matéria de facto para tanto ruído. Uns bilhetes dados a uns funcionários para quebrar o segredo de justiça (que toda a gente faz e nunca se provou que fosse para obter qualquer benefício), um caso em que Vieira queria receber das Finanças dinheiro que aparentemente lhe era devido e conversas truncadas obtidas através da violação de correspondência privada que também nunca provaram coisa nenhuma, a não ser que existiam "cartilheiros". Quanto aos processos por subornos não quero sequer admitir que existam ou pelo menos que tenham a mais pequena credibilidade. Isso seria o fim.

Dito isto, sobram dois problemas: 1) será que há uma conspiração da justiça e das polícias contra LFV, ou pelo contrário haverá um conjunto muito alargado de suspeitas sobre as actividades do mesmo e estes são os casos em que se conseguiram obter indícios para acusações?; 2) não será evidente que estes casos enfraquecem LFV e por arrastamento o Benfica? É que à mulher de César não basta ser séria, tem que o parecer também. Aqui há a suspeita de que nem uma coisa nem outra.

Sem ter respostas definitivas para as perguntas, porque para além de observar que o Benfica é um grande negócio para muitos e que este é o seu principal interesse para estarem no clube, não tenho provas concretas de que Vieira ou qualquer outro elemento da direcção (em que não se incluem obviamente motoristas traficantes de droga) estejam envolvidos em actividades criminosas. Não deixa no entanto de ser estranho que existam tantos casos, tantos rumores e tantas suspeitas.

Do que não tenho dúvidas no entanto é que estes casos prejudicam e enfraquecem o Benfica, retiram-lhe força moral e são grande parte da razão pela qual a nossa equipa de futebol é claramente prejudicada pelas arbitragens e pelas instâncias decisórias do futebol em Portugal. 

Será que nada disto ocorre a LFV? Será que nunca pensou que as sombras que o envolvem se projectam sobre o clube? Uma pessoa inocente e que amasse o Benfica preocupar-se-ia com isso e tentaria proteger o clube. Pelo contrário uma pessoa que estivesse comprometida poderia ter a tentação de usar o clube como escudo protector. Uma tal pessoa tenderia a manter-se em silêncio e a não agitar as águas.

Assim, é legítimo perguntarmo-nos se estes casos (e eventualmente outros que desconhecemos) estão também na origem do silêncio do Benfica perante os roubos arbitrais que se vão acentuando jornada a jornada, ao passo que os rivais se manifestam com grande vigor ao mínimo prejuízo das suas equipas (que nalguns casos inclusivé existem apenas nas suas cabeças).


(CONTINUA)




15 comentários:

  1. existem mais duas coisas tinhas profissionais de qualidade, scout, lab, etc que foram saindo por razões diversas, divergências, desgaste, melhores propostas, etc, mas que foram sendo substituídos sobretudo por gente da casa com evidente perda de qualidade e em circuito fechado nem sequer permitindo isso trazer novas ideias em relação aos que tinhas.

    por outro a cegueira pelo negocio que levou a achar que tudo o que mexia no seixal e cada vez mais cedo serviam que levou a quebra evidente de qualidade, alguma apenas por ser cedo de mais.

    quanto a essas contratações algumas resultam da diminuição da qualidade dos scout embora outras tem a ver com o que encontram é que se calhar com outro ambiente que não o que temos se calhar até tinham outra produção.

    no outro tema para alem do que dizes existe o apoio do vieira ao presidente da fpf e a toda a sua equipa no findo ele criticar era assumir as suas culpas, porque se da primeira vez ainda se poderia dizer que foi ao engana agora desta já se sabia o que a casa gastava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Ainda há uma segunda parte, na qual serão abordadas mais causas, incluindo a política de contratações em que se inclui o problema dos scouts. Em relação ao lab, não sei por isso não posso comentar.
      Quanto ao apoio a Fernando Gomes, é também um bom ponto. Há muito tempo escrevi neste blog (no início, dá para pesquisar) acerca do tema do sistema, de que isso, tal como a Sport tv são os principais componentes. Talvez ainda volte a referir.
      Jogadores com rendimento abaixo do que podem dar - sem dúvida. Isso é responsabilidade da estrutura e do treinador mas também da própria política, como explicarei na continuação.

      Eliminar
  2. Excelente reflexao com a qual concordo no essencial.

    Desempenhar as funcoes de presidente de um clube gigante como o SLB e representa-lo com a digniddade e competencia que o cargo e a dimensao do clube exigem, nao e para todos.
    Exige qualidades e valores que LFV claramente nao tem.

    Doses elevadas de arrogancia aliada a chico-espertismo, um nivel cultural muito baixo, enorme ganancia e ambicao, complementadas com um benfiquismo muito duvidoso e um passado nebuloso e de co-habitacao com o porco corrupto, com quem tera aprendido muita coisa.
    E este em linhas gerais o perfil do homem LFV.
    Os quase 20 anos de poder so fizeram com que estas caracteristicas pessoais se acentuassem.
    A presidencia do SLB tornou-se um modo de vida e de sobrevivencia.
    LFV presidente e uma forma de gestao da sua vida pessoal, financeira e ate de relacao com a justica.
    A sobrevivencia de LFV subsituiu a gestao estrategica do SLB.
    Com os resultados catastroficos que estao cada vez mais a vista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.
      Efectivamente um dos aspectos da falta de liderança é essa dimensão cultural e moral. Acho que todos quisemos acreditar que haveria aí uma evolução, mas como refere e bem o que aconteceu foi o contrário: um acentuar dos defeitos.

      Eliminar
  3. Diagnóstico mais que certo - é isso mesmo! Quem é que pode pô-lo em causa?
    Venha a continuação, Frank. Abraço benfiquista.

    ResponderEliminar
  4. Graças a Luís Filipe Vieira, o Benfica viu o seu nome envolvido em múltiplos casos judiciais. Houve buscas, denúncias anónimas, há processos, e várias suspeitas. Isto enfraquece a imagem e a influência do Benfica nos órgãos decisórios.

    porra...e tu não achas estranho esta sanha/perseguição????
    Porra identifica-te e faz declaração de interesses para todos sabermos quem te paga,pá!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És PIDE?
      Eu escrevo como benfiquista, tu respondes como vierista.
      Nunca ganhei um tostão com o Benfica, mas já gastei muito dinheiro, para não falar sequer do tempo, com esta paixão.
      Já para ti, pelos vistos, tudo se resume a dinheiro. Na tua cabeça, uma pessoa defende ou ataca em função de quem lhe paga. Assim, tenho que concluir que és pago para defender Vieira.

      Eliminar
    2. Pois, mas a identificação?. Tá quieto, ups

      Eliminar
  5. Bom post, estou à espera da segunda parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Está no "forno". Provavelmente só no fds. Para já temos Arsenal... cumprimentos

      Eliminar
  6. Faltam palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias. Lamento ter duvidado no início, eu investi $ 200 e ganhei $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente sucesso, você pode contatá-lo através do e-mail: carlose78910@gmail.com
    Via Whatsapp: (+12166263236)
    Aconselho que você não hesite. Ele e ótimo.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.