domingo, 28 de fevereiro de 2021

Entrevista de Vieira - duro ataque à Liga e arbitragem

 

  Luis Filipe Vieira terá este Domingo uma entrevista difícil, porque o que está a acontecer é inexplicável.



Há aqui quatro "escolas" de pensamento: 

  • os que acham que Luis Filipe Vieira não tem culpa nenhuma, que deu todas as condições para JJ triunfar e que a responsabilidade pelos maus resultados é toda deste;
  • os que consideram que LFV não deu a JJ as condições que lhe prometeu (nomeadamente Cavani, um trinco e Lucas Veríssimo mais cedo) e que como tal Jesus é mais vítima do que culpado;
  • os que consideram que ambos são culpados;
  • os que consideram que nenhum é culpado e que a culpa é do covid e dos árbitros (e talvez do azar).

Eu penso que a maioria dos benfiquistas acha que ambos são culpados; que há uma minoria (ainda muito considerável) de adeptos e sócios que continua a defender Vieira (que depois se subdivide entre os que acham que Jesus é que tem a culpa toda e os que acham que é o covid e os árbitros); e finalmente os "adeptos" de Jesus, que o defendem apesar de tudo e que são já uma minoria já muito pequena, embora bem representada na comunicação social (afinal Lage tinha uma certa razão quando disse que alguns jornalistas escreviam em função dos almoços que lhes pagavam).

Por isso ou Vieira assumia as responsabilidades e colocava o lugar à disposição, manifestando-se pronto para convocar eleições assim que as condições o permitissem (cenário, convenhamos, nada provável) ou teria que disparar em alguma direcção.

É isto que vai fazer. E vai disparar muito em particular para a arbitragem e a Liga.

Claro que a arbitragem tem sido miserável e tem prejudicado brutalmente o Benfica. A questão é: porque é que só agora (que já é demasiado tarde) se vai finalmente falar disso?

A minha resposta é simples: porque agora é a própria sobrevivência política de Vieira que está em jogo. Esse é sempre o seu critério de decisão: foi por isso que investiu em ano de eleições apesar da pandemia, foi por isso que foi buscar JJ.

Os seguidistas ficarão contentes e acharão que tudo fica resolvido. Para o ano as coisas serão diferentes e voltaremos a ganhar, dirão. É uma perspectiva. Mas ilusória. Os problemas manter-se-ão lá todos. 

Agora, este discurso é capaz de criar um certo alívio da pressão sobre a equipa e talvez possa (num cenário optimista) mobilizá-la no sentido de alcançar os poucos objectivos ainda possíveis. Veremos. Espero que sim, naturalmente. Mas não deixa de ser uma análise simplista e desresponsabilizadora que não vai resolver os problemas estruturais do Benfica, que começam com o próprio LFV, as suas más decisões e a sua liderança desgastada por inúmeros casos judiciais.
 

Parabéns ao Benfica pelos seus 117 anos de vida!






 Nota: a violência e as ameaças de morte são completamente inaceitáveis. Ninguém merece isso. Repudio totalmente todos esses comportamentos anti-desportistas e anti-benfiquistas. Uma coisa é contestar, com faixas, com mensagens, com buzinões, abaixo-assinados ou qualquer outra forma legítima de protesto. Outra coisa é entrar por caminhos de violência e criminalidade. São duas coisas que não se cruzam. Pelo contrário, são até incompatíveis. Quem se envolve nisso deve ser punido.


1 comentário:

  1. Faltam palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias. Lamento ter duvidado no início, eu investi $ 200 e ganhei $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente sucesso, você pode contatá-lo através do e-mail: carlose78910@gmail.com
    Via Whatsapp: (+12166263236)
    Aconselho que você não hesite. Ele e ótimo.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.