segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

O futebol português é uma farsa

 Quem aqui costuma vir, sabe que eu sou extremamente crítico do actual momento do Benfica e das opções erráticas - e erradas - desta direcção, assim como do futebol nulo da nossa equipa, que é evidentemente responsabilidade do treinador. 

Dito isto, não é possível observar as decisões arbitrais semana após semana e fingir que não se passa nada. É que começa a ser demais.

Mas antes de lá ir, um parêntesis: como eu previ, o VAR não resolveu nenhum problema da arbitragem em Portugal. Deixou de se festejar os golos com a mesma emoção (há sempre o receio de que venha a ser descoberta alguma irregularidade, real ou fabricada) e criou-se mais uma camada de influência arbitral no jogo. 

Quanto ao que se está a passar este ano, os adjectivos são redundantes para descrever o que está à vista de todos. 

Os nossos adversários já se dão ao luxo de gozar com o Benfica, dizendo que não temos penalties porque não chegamos à área das outras equipas. 

É que as evidências são de tal ordem que não vale a pena estar aqui a ilustrar. Qualquer jogador do Porto que caia na área é penalti, mas para marcar um a favor do Benfica é preciso... nem sabemos o quê, visto que já houve vários CLARÍSSIMOS que os árbitros e os VARs pura e simplesmente se recusam a marcar. Mãos, rasteiras, empurrões, tudo... 

Mas o problema não são só os penalties, os cartões, os descontos (que quando os nossos rivais estão empatados se prolongam quase até aos 100 minutos mas quando é o Benfica não passam dos 4 ou 5), as faltas e as faltinhas. 

O problema está também na (in)justiça desportiva. Quando Taremi leva um jogo de suspensão depois da entrada que teve sobre Ottamendi ou Sérgio Conceição leva multas de 200 euros, está tudo dito. 

Ou seja, as regras estão viciadas e este campeonato é uma fraude. E a Sporttv é parte desta fraude, como também em tempo assinalei, porque a sua edição das imagens não é isenta. Seria fastidioso estar aqui a ilustrar este ponto. Já o fiz em tempo e não vou insistir nisso. Acho que é algo de evidente para qualquer observador que não seja fanático. Aliás foi nessa base que o Benfica começou a transmitir os seus jogos na BTV e que a dada altura chegou a ter os direitos de transmissão da Liga Inglesa. 

Agora, que postura assumem os dirigentes do Benfica sobre isto, sobre esta fraude? Numa palavra, uma postura frouxa. Eles lá saberão porquê. Uma coisa é certa: não é assim que defendem o Benfica. Mas se calhar também não estão muito preocupados. Só nós, os adeptos, os idiotas que não ganham nada mas que alimentam os que ganham (e muito) com este negócio do futebol, é que nos preocupamos e sofremos. 


 

2 comentários:

  1. Chega a ser confrangedora a atitude de quem dirige o Glorioso. Por muito menos, já vimos imediatas intervenções quer de Pinto da Costa quer de Varandas, na defesa legítima dos clubes que governam. O Benfica calado perante tantas adversidades demonstra uma de duas coisas: ou acham que está tudo bem e deixam andar ou não acham tudo bem mas também não podem levantar a crista por terem o rabo preso a algo. Não é nada normal que só os adeptos e simpatizantes vejam o rumo mal parado do clube e que sejam aqueles que realmente o sustentam, como diz muito bem o artigo. Entregar o ouro ao bandido, no caso da BTV, é outro caso de fazer ranger os dentes e passível de estudo.

    ResponderEliminar
  2. A stv já é um problema há mais de 20 anos, e não há benfiquista que se preze que não a assine, numa submissão bovina. Mais a cerveja deles, determinados jornais, etc.
    Bastava esta mudança de comportamento dos adeptos enquanto consumidores para o sistema levar um rombo. Qual quê, o sofá é melhor.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.