quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Qual a próxima tábua de salvação?

 O Benfica foi infeliz. Tinha o jogo controlado quer quando sofreu o segundo, quer o terceiro. A dada altura, com 2-2, o Benfica estava a jogar francamente bem, a manter a posse de bola por largos períodos de tempo. No entanto a nossa defesa continua a ter fragilidades e quando do outro lado está um jogador como Aubameyang isso é fatal. Foi um jogo cruel para o Benfica.

Dito isto, já há algum tempo que eu aqui escrevo que JJ não tem a capacidade para dar a volta à situação. Pelo contrário, as coisas tenderão a piorar. 

Por isso estou convencido de que Jesus está no Benfica a prazo. E importa começar a pensar em alternativas.

O problema é que, depois de Vieira apostar tudo em JJ, fazer um investimento brutal com as consequências que estão à vista (e que terá uma ressaca brutal de desinvestimento), que coelho poderá tirar da cartola?

E que treinador com o mínimo de capacidade quererá vir para um Benfica depauperado e em crise?

Nenhum, obviamente. Vieira terá provavelmente que apostar num treinador sem grande experiência nem currículo que, num cenário de instabilidade e com um plantel empobrecido (e possivelmente desequilibrado, visto que mesmo os plantéis com qualidade que temos tido nos últimos anos têm tido sempre esse problema), terá muitas dificuldades. Poderá ser um "novo Amorim" ou um novo Mourinho, mas é mais provável que seja um novo Silas... 

Mas o problema é maior do que esse: saindo Jesus, toda a contestação será dirigida a Vieira. O futuro afigura-se muito difícil.

Os sócios precisam de se mobilizar e as figuras credíveis do Benfica têm que se organizar para criar uma alternativa a Vieira. Esta liderança (ou este vazio de liderança) chegou ao seu fim e precisa de sair. 

14 comentários:

  1. foi cruel pelo tempo a que foi.
    agora não foi infeliz porque dois dos tres golos que marcamos caírem do céu, o que não soubemos foi aproveitar a felicidade que tivemos.

    ele agora não tem nenhum coelho para tirar até porque gastou o dinheiro que tinha para um grande treinador num treinador que nunca teve a qualidade correspondente ao que ganhava e um treinador mediano vai ser mais do mesmo que já tivemos nos últimos anos.

    o que eu acho é que por este treinador ter sido um all in de vieira ele não tem condições de ficar saindo o treinador.
    alem de que com ele será mais do mesmo quem tem qualidade não quer vir e só aceitam treinadores que comem com tudo o que vieira quer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Mas o Arsenal também não me parece que tenha feito assim tanto que merecesse marcar três golos. Mas claro que o futebol é assim e principalmente quando uma equipa está em baixo tudo lhe acontece.
      Por outro lado, isto não surpreende assim tanto, recordando 2013... Jesus tem perdido os jogos decisivos ao longo da carreira. No Sporting foi a mesma coisa. A única excepção foi o Flamengo, de onde ele nunca devia ter saído.

      Eliminar
    2. o resultado justo neste jogo seria o empate a um, ou quando muito a dois, sem duvida, mas no anterior o empate foi muito lisonjeiro para nós.
      e estava a falar globalmente já que em eliminatórias muito apertadas como foi esta a analise tem de ser sempre aos dois jogos.

      sobre o treinador concordamos em absoluto.

      Eliminar
  2. Pior que isto seria ser eliminado da taça pelo estoril. Mas como não acredito nisso, iremos ter uma final com o porto/braga na qual eu espero que a história recente n se repita. Esta época é um desastre em TUDO. Até já vejo alguns benfiquistas a exigirem o 2º lugar. Só mesmo neste clube de plástico fundado em 2003 se exige MEDIOCRIDADE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres o primeiro, pois também nós todos o queríamos, mas isso é uma miragem, o que devia fazer o JJ dizer aos adeptos isto, peço desculpa por falhas minhas por falhas não minhas o 1º lugar não temos hipótese de lá chegar, vamos tentar ganhar o que nos falta e que esta au nosso alcance, Taça de Portuga, e segundo lugar, isso ainda é possível, mas tem que tirar a cabeça do buraco porque ainda temos coisas importantes a conquistar.

      Eliminar
    2. Perder com o Estoril não. Depois a final é um jogo, tudo pode acontecer. Já o segundo lugar não acredito. O terceiro é que não podemos falhar é o terceiro que dá presença na pré eliminatória da Champions

      Eliminar
  3. Alguém se está a esquecer que a sportinguização do SLB começou com a entrada de LFV. Vejam a subalternização do Benfica face ao Porto, estando a mostrar constantemente que "quer" ocupar o lugar de equipa de reservas que tem sido reservado para os lagartos. Desde que Vieira "se tornou o dono do Benfica", legitimado pelos sócios, assiste-se a um declínio brutal em quase todas as modalidades. Destas salvam-se momentaneamente o voley e equipa de futebol feminino, "que foi criada específicamente" com um investimento que "roubou" o Penta ao Benfica. Estas coisas não aconteceram por acaso. Foram pensadas e executadas cirurgicamente, tal como foi o regresso do "anormal" que treina a equipa principal de futebol. Os lagartos que dominam o Benfica montaram um esquema que passa pela destruição interna do clube. Agora estamos assistindo à derrocada final!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então há que mudar a Direcção, sejam só os lagartos infiltrados, seja tudo o resto, mas isto tem que mudar.

      Eliminar
    2. As modalidades é algo sobre que estou há bastante tempo para escrever. O que se passa nessa área é outro escândalo. Ainda não escrevi porque terei que fazer alguma pesquisa para ter os dados e números exactos desse declínio.

      Eliminar
  4. os últimos 3 anos do Benfica são horribilis no futebol e com excepção do voléi nas modalidades também!

    no face da A. do bem, vem mais + 1 empresa com contrato de 1,3 M feito com o SLB com 1 Por maior importante, foi constituída 2 meses depois do contrato feito.

    juntem às outras 2 empresas de 1,8 M que não se sabe ainda hoje o que fizeram para receber............. não serão sinais a mais???

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O comentário foi apagado não por discordar com o autor do blogue mas sim por vir para aqui insultar. Isso não admito. Mas vou responder ao argumento que basicamente é que com estas críticas estamos a ajudar os nossos adversários.
      Claro que a União é importante e até está no nosso lema. Mas o que está a ajudar os nossos adversários são as más decisões de gestão e as derrotas e empates. A falta de exigência não pode fazer parte da cultura do Benfica.
      Portanto os sócios e adeptos têm todo o direito e até a obrigação de exigir muito mais.
      Aliás, essa desunião ou falta de mensagem coerente, vem primeiro até da própria estrutura: o Rui Costa veio falar de exigência e de responsabilidade e o JJ veio a seguir dizer que nem ele, nem os jogadores, nem o Presidente (não referiu o Rui Costa) não têm nenhuma responsabilidade. É tudo covid aparentemente... Mesmo a eliminação da Champions-league ou levar 3 do Boavista ou perder a supertaça daquela forma...
      Isto não se admite e os adeptos têm, repito, que exigir muito mais.

      Eliminar
    2. por esse argumento, o da união e da falta de espírito critico, o vale ainda lá estava hoje.
      alias já na altura existia esse argumento, se calhar os mesmo que o utilização hoje, valeu que a maioria foi doutro entendimento.

      Eliminar
    3. Nem mais. Lembro-me bem disso. Estive nessa batalha. Na altura conseguimos salvar o Benfica. Agora é preciso fazê-lo novamente.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.