segunda-feira, 26 de abril de 2021

Um Benfica desequilibrado

Os problemas que o futebol do Benfica hoje apresenta são praticamente idênticos aos que tinha há 11 épocas atrás - e sempre teve com Jorge Jesus ao comando da equipa.
O Benfica é capaz de jogos bons, de alguma espectacularidade, mas é sempre e fundamentalmente uma equipa desequilibrada. 
Em 2009/2010 tínhamos uma equipa tremenda. Praticamente todos aqueles jogadores foram contratados pelos melhores clubes do mundo e alguns (David Luiz, Di Maria) ainda jogam ao mais alto nível.
Mas mesmo essa equipa, que tinha um grande trinco e um jogador na ala direita que equilibrava, muitas vezes era apanhada completamente em contra pé.
Claro que todos entendemos que se uma equipa é muito ofensiva, vai correr mais riscos e ter menos gente atrás.
Mas a questão neste momento nem é essa, dado que até estamos a jogar com 3 centrais. 
O problema é (e sempre foi com JJ) o equilíbrio e o controlo (ou falta dele) do meio campo. 
Por vezes isso é disfarçado por uma superioridade muito grande face aos adversários ou por uma grande entrega de Taarabt (de quem sou muitas vezes crítico mas a quem tenho que reconhecer essa característica), mas em jogos contra equipas do mesmo nível acaba por vir ao de cima.
Não existem treinadores perfeitos, isso é óbvio. Agora este défice das equipas de Jesus (sobretudo no Benfica, por alguma razão) tende a não ser corrigido.
Esta época está perdida. O melhor que podemos ambicionar é o 2° lugar e mesmo isso me parece muito difícil.
A verdadeira questão é que temo que o próximo ano seja mais do mesmo. 
O Benfica tem bons jogadores. Mesmo os que não renderam o que se esperava vê-se que têm qualidade. No entanto o desequilíbrio é inerente a este sistema que entrega o meio campo defensivo praticamente a um único jogador. Por isso o rendimento é inconstante e imprevisível.

Uma última palavra para algo que tenho visto no universo de blogues benfiquistas, especialmente num: a ideia de que deveríamos estar a torcer pelo Sporting. Estou a simplificar, mas no essencial é isso.
É uma ideia completamente absurda e contrária ao espírito do Benfica. 
Se não podemos ser campeões é totalmente indiferente quem o será. "Defender" o Sporting é contranatura e ridículo. Ninguém nos pediu tal coisa, ninguém quer a nossa "ajuda" e obviamente que esse não é o nosso papel. 
É um tipo de discurso que diminui o Benfica, é algo que deveria ser impensável.
Deixem por favor de se prestar a esse papel. É confrangedor e caricato. Os nossos adversários só se podem rir dessas figuras a que alguns benfiquistas se estão a prestar. 

8 comentários:

  1. "Uma última palavra para algo que tenho visto no universo de blogues benfiquistas, especialmente num: a ideia de que deveríamos estar a torcer pelo Sporting. Estou a simplificar, mas no essencial é isso.
    É uma ideia completamente absurda e contrária ao espírito do Benfica.
    Se não podemos ser campeões é totalmente indiferente quem o será. "Defender" o Sporting é contranatura e ridículo. Ninguém nos pediu tal coisa, ninguém quer a nossa "ajuda" e obviamente que esse não é o nosso papel.
    É um tipo de discurso que diminui o Benfica, é algo que deveria ser impensável.
    Deixem por favor de se prestar a esse papel. É confrangedor e caricato. Os nossos adversários só se podem rir dessas figuras a que alguns benfiquistas se estão a prestar. "

    Frank: muito obrigado por isto. É lamentável o que tenho visto na chamada "Blogosfera Benfiquista" e, o que é pior, entre muitos Benfiquistas que já viram, já viveram e já sofreram na pele toda a espécie de golpes baixos e sujos vindos do Sporting contra nós. É miserável essa mentalidade pequenina. É a mentalidade dos lagartos, que quando o título é disputado entre nós e o Porto torcem pelo Porto, vibram com as vitórias do Porto contra nós, preferem ganhar o joguinho que têm contra nós para que o Porto seja campeão. Pensar assim é pensar pequenino, é pensar à lagarto. E desses benfiquistas é que os lagartos e a gente do CRAC se estão a rir. Não envergonhem o Benfica! Se gostam tanto dos lagartinhos passem-se para lá. Gente com essa mentalidade não faz falta nenhuma ao Glorioso. Para infiltrados já chegam os que lá temos. Um abraço para ti e Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente. Não envergonhem o Benfica. Já basta o que basta. Obrigado e um abraço

      Eliminar
  2. no sistema que o bazofias joga ele precisa de ter dois monstros no meio, e mesmo assim ele já os teve e não conseguiu dai tirar partido, quando só tens um ou até nenhum ficam completamente à vista as debilidades.

    e jogar com tres centrais é apenas remediar, ou tentar, a situação porque o problema continua lá no meio campo.

    ou ele a jogar com dois no meio campo tem sempre de ser dois de um lote deste, weigl, samaris, florentino, gabriel, gedson.
    e pizzi, chiquinho e taarabt são para esquecer ali.
    ou ele joga com tres medios e ai estes últimos já podem entrar nas contas.

    mas isto é apenas um dos vários erros até porque ele mais do que jogar bem joga em frenesim que pode ser muito apelativos para uns mas desequilibra qualquer equipa.

    sobre o ultimo paragrafo só mais uma coisa caso eles sejam prejudicados até ao fim os culpado vamos ser nós e não os corruptos mesmo que a nós a coisa nem sequer interesse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente. E é isso mesmo, se forem roubados e o Porto beneficiar disso ainda arranjarão forma de dizer que a culpa é do Benfica. É sempre.

      Eliminar
    2. alias já o fizeram quando foi em moreira, não sei se foram prejudicados que não vi pelo menos vieram com queixas, quem beneficiou foram os corruptos mas as bocas foram logo para a conversa dos padres.

      Eliminar
  3. Viva.
    Não defendo o seportem, mas prefiro que sejam eles os campeões ao clube corrupto do norte.

    ResponderEliminar
  4. LedZep. Sou da mesma opinião que o Senhor.
    Sócio e Emblema de Prata.

    ResponderEliminar
  5. LedZep e Águia, eu não tenho qualquer preferência. Porque é que havia de ter? Algum deles é nosso amigo? Algum torce por nós? Quando o Benfica está a lutar pelo campeonato com o Porto algum sportinguista "prefere" que o Benfica seja o campeão? Antes pelo contrário!
    Por isso não percebo minimamente essa questão preferência pelo Sporting. Estão sempre, mas sempre, contra nós.
    Eu não estou contra eles a favor do Porto. Simplesmente não tenho qualquer preferência. Não é um problema meu.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.