sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Começar bem. Mais as contratações e atual plantel do Benfica.

RUI Costa tem surpreendido pela positiva. Entrou num momento de enorme crise e escândalo e com muita calma tem vindo a guiar a nau do Benfica através da tormenta, esperamos que em direção à bonanza. 

No meio disto concretizou três contratações que me parecem vir dar uma outra dimensão ao nosso futebol: João Mário, Meité e Yaremchuk. No caso de João Mário, apesar das minhas reticências, o que se tem visto é claramente muito positivo. Não vou aqui estar a analisar, até porque todos podem ver os jogos e ter as suas opiniões mas que JM se posiciona muito bem, aparecendo praticamente no campo todo, e que faz a bola correr com muita fluidez (para além de raramente a perder), não há dúvidas. Contra o Spartak tivemos um meio campo muito dinâmico, com Weigel também a subir bastante de rendimento face às exibições apagadas do passado.

Em relação a Meité, há mais dúvidas na medida em que é um jogador que apesar da sua inegável qualidade nunca se afirmou plenamente. Yaremchuk é uma aposta mais segura na medida em que é um jogador de selecção, com golo, que já demonstrou elevado rendimento em diferentes contextos. Agora claro que chega para uma posição para a qual não havia aparentemente necessidade de contratar dado que temos já Seferovic, Vinícius, Darwin, Ramos, Rodrigo Pinho e Waldschmidt. 

Face a estas reticências, porque digo que as contratações foram boas?

Em primeiro lugar porque acho que vêm dar ao plantel algo que estava em défice: dimensão física. Aqui não tanto por João Mário, que é de constituição normal, mas pelos outros dois: Meité - 1,87m e um porte poderoso, Yaremchuk - 1,91 e também possante. Acho que isto faltava no Benfica. Weigel é um jogador dinâmico mas fisicamente não se impõe. No ataque Seferovic tem até certo ponto essas características mas não é tão forte como Yaremchuk. Já Darwin é um jogador mais esguio. Tem muita velocidade mas não é necessariamente um jogador de choque. Ora o Benfica tinha - e tem - certamente muito talento mas faltava capacidade de choque, faltavam jogadores capazes de se impor fisicamente e portanto também de incutir respeito nos adversários (aspecto muito importante num jogo de futebol, que por vezes é subestimado). 

Em segundo lugar e mais importante que tudo, porque são bons jogadores e encaixam bem no sistema de jogo do Benfica. Eu acreditei muito em Gabriel mas atendendo a que o treinador não aposta nele faltavam claramente soluções no meio campo que agora passam a existir. Principalmente quando jogamos com um meio campo a dois são precisos jogadores inteligentes e com capacidade de jogar em todo o terreno, características que Taarabt (titular praticamente toda a época passada) não tem - nem Pizzi. 

Na frente, apesar de termos muitos avançados muitas vezes faltava quem colocasse a bola dentro da baliza (Seferovic é um jogador de grande qualidade mas não é bem o finalizador nato que este futebol do Benfica pede). Mais uma vez eu pensava que existia uma solução já no plantel (Vinícius) mas os responsáveis não acreditam nele pelo que a contratação de Yaremchuk faz sentido sob esse ponto de vista.

Dito isto, Rui Costa tem ainda muito trabalho pela frente em termos de acertos no plantel. É impensável ficarmos com 5 pontas de lança e com Gabriel, Florentino, Gedson e Taarabt no banco ou na bancada (e há ainda Paulo Bernardo...). E note-se que não estou a incluir aqui Meité neste lote, embora ele tenha começado a época no banco, pois acredito que entre ele e Weigel possa haver alguma rotatividade, nem Chiquinho (que é dado como de saída) nem Samaris (que já nem está oficialmente no plantel. Há centro campistas e pontas de lança a mais e isso também não é bom, pois os jogadores de qualidade que não têm suficientes minutos de jogo começam a ficar insatisfeitos e a criar um mau ambiente, mesmo que sejam bons profissionais. Um ou outro ainda é gerível, mas tantos não é possível. 

De resto acho que o plantel tem qualidade suficiente para podermos competir ao nível esperado em todas as provas. Com algumas saídas nas posições que identifiquei penso que ficamos bem servidos em todas as posições. 

3 comentários:

  1. esses tres parecem à partida de qualidade mas agora é preciso que a demonstrem é que dois deles nem um minuto fizeram ainda e mesmo o joão mario tem ainda muito pela frente é que até hoje ninguém vindo directamente daqueles lados resultou.
    mas também não podemos esquecer as outras duas contratações uma é uma anedota, para o lugar que vem, e o outro sinceramente ainda estou para perceber a sua utilidade.

    mas como dizes e bem tínhamos jogadores que poderiam fazer aquilo que estes agora contratados vão fazer, e nem sabemos se com mais ou menos qualidade é que um nem oportunidades teve, nem tem tido, para o fazer e o outro preferiram queimar o jogador numa posição que não era a sua.
    mas isto é uma táctica já bem conhecida do bazofias queimar, ou não dar oportunidades, para provar que tem razão e para lhe darem o que ele quer mas depois nós é que gastamos dinheiro sem necessidade e com ele empatado noutros.

    já sobre o ultimo paragrafo não concordo nada precisamos de um defesa esquerdo que só temos um, e defende mal, e precisamos de um grande guarda redes porque temos dois que faziam um excelente mas que individualmente são ambos bons para suplentes.
    precisávamos ainda de mais uns retoques mas duvido que aconteçam, e que o dinheiro chegue para tudo, um substituto para o ferro, ouro para o gilberto e mais uma opção para extremo, mas este depende da táctica a usar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, em relação ao guarda redes, sim, idealmente teríamos um Ederson ou um Oblak. O que eu digo é que para o nível de competições e expectativas os que temos bastam. Quanto ao defesa esquerdo, sim o Grimaldo não defende bem. Se o fizesse já não estava no Benfica. Mas, mais uma vez, para o nosso nível está mais do que bem pois a atacar é muito acima da média. Para suplente pode jogar o Gil Dias pelo que percebi ou o próprio André Almeida. Vamos ver até que ponto estas alternativas são fiáveis (por diferentes razões).
      Quanto ao suplente para o Gilberto não percebo, uma vez que temos o referido Almeida e o Diogo Gonçalves (que em princípio até será o titular).

      Eliminar
    2. mas eu também não pedi um ederson, ou um oblak, é que entre este e os que temos existe uma enorme distancia.
      quando falo de um guarda redes com experiência é por exemplo um já na fase final da carreira, como o julio cesar, já nem peço um michel.
      mas como se viu estes não servem nem para as competições internas, basta ver o que aconteceu nas duas finais das taças, supertaça e no jogo decisivo para o campeonato perdemos todos por erros dos guarda redes.

      quanto ao grimaldo eu não disse que o devíamos despachar agora acho que devíamos ter um defesa esquerdo, mesmo que não fosse tão atacante, para determinados jogos e para prever a saída futura do grimaldo.
      o andre neste momento não sabemos se esta em condições de ser lateral direito quanto mais esquerdo, onde nunca serviu, ou a malta já se esqueceu do que dai resultou, e a culpa não foi do andre.
      mandamos o nuno tavares embora porque não servia e vamos buscar um que é pior não faz sentido nenhum e se o grimaldo se lesiona e fica meia dúzia de jogos, os importantes de fora como é que é, melgarejos, luisinhos, cortez e outros que tais já tivemos muitos e com muitos maus resultados.

      a questão do gilberto é simples, sabes como é que o andre esta, quanto tempo vai levar até poder começar a jogar, isto para alem de que nestas paragens longas normalmente seguem lesões musculares recorrentes.
      depois o diogo, tal como o grimaldo, não sabe defender e não é opção para uma defesa a quatro, até porque do outro lado nenhum deles o sabe, por isso até porque o gilberto também não é um prodígio a defender, trocava por outro mas como digo não era a prioridade das prioridades.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.