quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Empatar em Kiev é mau?

 Depende.
Claro que sentimos que o Benfica dominou o jogo quase por completo e nessa medida o resultado sabe a pouco.

Mas convém também perceber que a estratégia do Dinamo era precisamente a de dar a iniciativa do jogo ao Benfica e tentar depois lançar contra ataques letais. Ou seja, se nos balanceássemos demasiado para a frente deixaríamos espaços em que os ucranianos nos poderiam ferir, tornando tudo ainda mais difícil.

A questão era portanto de encontrar um equilíbrio em que assumissemos o jogo e tentássemos o golo mas não arriscássemos demasiado (porque isso seria também quase de certeza fatal). Estivemos perto de o conseguir. Houve algumas oportunidades que poderíamos ter definido melhor. As substituições também não foram as melhores. Era um jogo muito mais para Seferovic (ou até Ramos) do que para Darwin.

Por outro lado, o Dinamo também teve as suas, ainda mais flagrantes, sobretudo no fim, quando a equipa do Benfica abanou e quase foi nocauteada. Tivemos a sorte de ter sido detectado um fora de jogo milimétrico no início da jogada do golo, caso contrário sairíamos da Ucrânia numa posição muito difícil. Mas isto mostrou duas coisas: 1) que o Kiev não é uma equipa inofensiva ou medíocre (tem as suas limitações, é algo inexperiente mas tem jogadores talentosos e objectivos); 2) que não nos podemos desconcentrar e muito menos "desligar do jogo" seja no minuto 1 seja no 90.

Em termos de Liga dos Campeões, um empate fora não é um mau resultado. A fórmula do apuramento é precisamente pontuar fora, nem que seja com um empate e ganhar os jogos em casa. 

Claro que neste caso as coisas serão um pouco diferentes porque os jogos com o Bayern são de um grau de dificuldade extremo e o mais certo é perdermos os dois. Mas isso também é válido para as duas restantes equipas do grupo (o Barcelona aliás já perdeu em casa e de forma concludente). Nesse sentido, este grupo é como se só tivesse 3 equipas que disputarão duas vagas: uma para os oitavos da Champions, outra para os 16vos da Liga Europa. Assim, o jogo da próxima jornada com o Barcelona em casa será de extrema importância. Uma vitória dá-nos-ia boas possibilidades neste mini campeonato a 3.

Uma nota final para recordar que os super-favoritos, com orçamentos descomunais, Man Utd e PSG não foram capazes de bater adversários muito mais modestos, que não estão provavelmente acima do Kiev. O Barcelona foi vulgarizado em casa, como já referido. E o Sporting fez a figura que ontem se viu.

Por isso, a concluir, o ideal teria sido ganhar em Kiev, mas o essencial era não perder. Com o Barcelona em casa se verá que tipo de chances temos neste grupo, sendo que à partida e no papel não tínhamos nenhumas, no que ao apuramento para a fase a eliminar diz respeito. O mau momento do Barcelona pode porém criar aqui uma janela de oportunidade que veremos dia 29 se conseguimos aproveitar.

4 comentários:

  1. a analise que fazes esta correcta com apenas duas nuances.

    uma é uma incapacidade que temos de produzir oportunidades contra equipas que se fecham muito, que não é deste jogo nem sequer desta época, e que cada vez mais os treinadores adversários já identificaram e exploram.
    e que tem muito a ver, mas não só, com o facto de a maioria dos nossos avançados gostarem e preferirem e terem características para jogar no ataque à profundidade, sem espaço entre a defesa e o guarda redes são por isso anulados.

    o outro tem a ver com aqueles minutos que nunca podem suceder seja em que momento do jogo seja muito menos nos minutos finais.
    curioso é que tarrabt entrou e nem dez minutos jogou e foi precisamente quando eles atacaram mais sendo que o remate, que foi ao poste, e que originou aquilo tudo, foi feito numa zona que deveria ter a cobertura dele mas depois existe uns por ai que acham que ele não tem nunca culpa de nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o Taarabt desequilibra muito, normalmente no mau sentido, ou seja desequilibra mais a nossa equipa do que a adversária.
      Uma correcção: o 3º classificado agora não vai directamente para a Liga Europa e menos ainda para os 16vos de final.
      De acordo com as novas regras, o 3º classificado vai disputar um playoff com o 2º classificado de um dos grupos da Liga dos Campeões a participação nos oitavos da Liga Europa.

      Eliminar
    2. sim mas essa alteração na liga europa, em teoria, até é mais benéfica para quem vem da liga dos campeões é que antigamente metade dos clubes não eram cabeça de serie e podiam jogar com os primeiros dos grupos da liga europa ou com os outros quatro que viessem da liga dos campeões.

      Eliminar
    3. Exactamente.
      Mas ainda não foi desta que acertei 😂😂
      Os terceiros classificados dos grupos na Liga dos Campeões vão jogar contra os segundos classificados nos grupos da Liga Europa esse playoff. Já os primeiros classificados dos grupos da Liga Europa passam directamente aos oitavos da competição. O que é original aqui é haver um playoff no meio da competição. E este playoff não são os 16avos, dado que os primeiros classificados passam directamente para os oitavos, como já referido. São um playoff mesmo. Isso é algo insólito dado que os playoffs normalmente são no início (para apuramento, nas competições europeias) ou no fim (as liguilhas para decidir quem desce nas commpetições nacionais) de uma competição.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.