terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Ajax, Jorge Mendes e os acontecimentos do Dragão

I. Começando pelo Benfica, que é e sempre foi a motivação de aqui escrever, vejo algumas melhoras, mas tudo ainda muito frágil. Sem ser Darwin, que está a superar as minhas expectativas e a mostrar realmente uma qualidade muito acima da média, Grimaldo (já sei que muitos o criticam pelas suas falhas - indesmentíveis - a defender, mas para mim compensa largamente ao atacar como poucos), CebolinhaVlachodimos, os centrais a espaços e Ramos, também a espaços, todos os restantes jogadores do Benfica estão em claro subrendimento. Rafa é uma sombra, Weigel está mais agressivo mas ainda não é o jogador de que o Benfica precisa, Lázaro é quase sempre um desastre (não percebo porque Gilberto não joga, embora suspeite que seja por razões disciplinares) e Paulo Bernardo apesar de esforçado tem sido muito trapalhão. Diogo Gonçalves ainda não fez nada desde que Veríssimo apostou nele, Radonjic idem, João Mário está em baixo de forma e Meité depois de um bom jogo voltou a um perfil apagado e sem nada acrescentar.

Espero sinceramente que as coisas possam melhorar durante a semana que falta até ao jogo com o Ajax. Caso contrário arriscamo-nos a ter uma eliminatória muito desagradável. Era só o que faltava que depois de tudo o que tem acontecido nas últimas épocas ainda sofressemos uma humilhação a nível europeu. Espero que não aconteça mas para isso todos terão que fazer muito mais. Estamos a sofrer golos em todos os jogos, contra equipas absolutamente medíocres. Contra um Ajax que é uma máquina de futebol atacante as coisas podem-se tornar muito complicadas. 


II. Jorge Mendes é uma figura do futebol mundial, mas não necessariamente pelas melhores razões. Os empresários de futebol são pessoas que geram muita especulação, muita comissão e muita instabilidade nos clubes pela permanente sede de transferências que deixa a cabeça dos jogadores fora do lugar. Percebo que para os jogadores os empresários sejam muito apreciados, pois eles contribuem para que  ganhem mais dinheiro, mas o que não pode acontecer é os empresários, para além dos seus clientes, mandarem nos clubes. Isso é inverter a ordem natural das coisas. E aparentemente foi exatamente isso que aconteceu com Jorge Mendes no Benfica de Vieira. Espero bem que as coisas tenham mudado com Rui Costa. No Benfica e no Wolverhampton. É incrível que Mendes tenha dito a Ancelotti que Vinícius só poderia ser colocado no Benfica ou os Wolves. Quer dizer, ele põe e dispõe destes clubes. E isso não é ético, não é aceitável e não sei se é legal.

III Porto - quem ainda se espanta?

O que aconteceu no "Dragão" foi parecido com o que já tantas outras vezes se passou. Intimidação, cobardia, falta de desportivismo, batota e, para acabar, vitimização. Não há nada fazer, se não houver coragem para fazer o que é preciso. Toda a gente tem medo deles e ninguém se atreve a dizer a verdade. São uns parolos, uns provincianos, são retardados mentais em muitos casos. Olhe-se para Rudolfo Reis. Interrompe toda a gente aos gritos, com um sotaque intragável. Qual é a diferença entre aquilo e um homem das cavernas? Alguns são um pouco mais polidos mas a mentalidade é a mesma. Em 40 anos não evoluíram nada, pelo contrário. Veja-se o jornal "O jogo". 90% do que ali se escreve só existe na cabeça daquela gente. Segundo um pseudo intelectual que para lá escrevinha, o problema é que os jogadores do Porto não são suficientemente manhosos para lidar com a provocação... Isto está escrito. 

Uma senhora (?) que participa no Trio de Ataque, que ali se faz passar por muito evoluída, a armar um bocadinho em fina, disse esta pérola: se os adeptos que estavam ainda no Estádio tivessem ouvido as declarações de Varandas, algo de muito grave poderia ter acontecido. Ou seja, não apenas o que aconteceu aparentemente não é grave (cheguei a ouvir outros fazer piadas com o facto de haver uma bala em campo), como Varandas ou seja quem for tem que ter muito cuidado com o que diz para não irritar os meninos. Porque se não, arrisca-se... O quê? Uma intifada? Um linchamento de toda a equipa visitante? Esta gente é doente. 

Atenção que eu não tenho ilusões de que o Benfica é um clube de cavalheiros ou que não haja grunho e selvagens entre os nossos adeptos e sócios. Mas o que não há é uma cultura institucional que acha que essa é a forma correcta de estar no desporto e na vida. 

No FC Porto o futebol não é um jogo, não é um desporto no qual deve ganhar o melhor. Não, ali o futebol, como qualquer outra modalidade aliás, é para ganhar a todos os custos, sem princípios nem ética. Vale tudo. 

"Ides sofrer como cães" - isto foi colocado numa ponte da cidade. E esse é outro problema. É que as autoridades são cúmplices com isto. A polícia, obviamente, mas até os tribunais, como ficou claro no processo Apito Dourado. Isto para já nem falar do poder político. 

Será que algo vai mudar depois desta vergonha que toda a gente pôde ver? Duvido muito. Acho que não há coragem para dizer as coisas como elas são e agir como é necessário. 

Sobre a última acusação ao Benfica falarei noutro post. 



8 comentários:

  1. Caro Benfiquista em relação ao Grimaldo qual o seu papel no Benfica? Defesa esquerdo algo em que é imcontetente não tem velocidade e a marcação é super deficiente o ultimo jogo é um exemplo se foi contratado para defesa e já o digo há muitos anos qualquer extremo passa por ele e chama-lhe um figo,a atacar a sua jogada é sempre a mesma e os adversários também o sabem ,poderia ser um bom médio? sim, mas falta-lhe fisico ,há 4/5 anos que o digo !

    ResponderEliminar
  2. Talvez as coisas mudem um pouco pelas bandas de Contumil, quando o velho bufas se finar. Não desejo que o homem morra, que viva muitos anos, mas, tenho para mim, que ele é o responsável pela teia que criou à sua volta tipo Padrinho calabrês, através dos ensinamentos que lhe foram ministrados por José Maria Pedroto. Aliás, o discípulo suplantou largamente o mestre.
    José Augusto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi dizer que isso pode acontecer em breve. E é um facto que Pinto da Costa não tem aparecido em público nem dito nada ultimamente. Isso também explicaria a reacção descontrolada de Vítor Baía e Sérgio Conceição. O que Varandas disse foi absolutamente normal, nem insultou de forma nenhuma Pinto da Costa. Simplesmente o responsabilizou pelos acontecimentos e é óbvio que tem toda a razão. Isto é só mais um episódio nos últimos 40 anos. Mas se o dito está bastante doente, mesmo essa simples referência, seria considerada como uma afronta e algo de inaceitável para os seus seguidores. Aliás, o facto deles sentirem que têm de vir em sua defesa indica que o próprio já não é capaz de se defender ele mesmo.

      Eliminar
  3. continua a não existir jogo colectivo e sobretudo existe muita falta de confiança.
    depois a equipa não tem capacidade para aguentar as adversidades, coisa que não é só desta época já vem do ano passado, mas que agora se tem agravado com a falta de confiança.

    o problema era que pelos vistos não era só o mendes que mandava no clube existiam mais empresários a fazer o mesmo.
    enquanto a fifa não mudar as regras dos empresário dificilmente as coisas vão mudar.
    empresários pagos por jogadores e não pelos clubes, existe um claro conflito de interesses, com limite máximo de comissões.
    também acho deveriam ser proibidos o uso de empresário nas negociações entre clubes, mas sendo isso mais difícil pelo menos o limite máximo das comissões nos negócios.

    mais do mesmo desde a década de oitenta, nada mudou esta tudo igual.

    ResponderEliminar
  4. O que é certo é que apesar do futebol sofrível e dependente da inspiração das individualidades, a verdade é que se não fossem os árbitros e os VARs se calhar estávamos à frente do Sporting e encostados ao Porto.

    Outro ponto que gostaria de referir é que além da parcialidade das estruturas do futebol, temos também que lidar com a parcialidade dos órgãos de comunicação. Quer dizer numa semana em que um gajo investigador tem um ataque cardíaco, é autopsiado, e depois cremado em tempo recorde; semana essa em que assistimos a imagens das décadas de 80 e 90 em plena segunda década do Séc. XXI; o caso é um pagamento de uma empresa (suspeita é verdade) ao serviço do Benfica paga serviços a uma empresa pertencente a um árbitro, e portanto "prova-se" que o Benfica em 2016 "comprou" o Bruno Paixão para favorecê-lo em 2019. Espectáculo.

    Eu penso que todos temos a perfeita noção de que a verdadeira corrupção (bem feita) é algo desse género, paga-se hoje para ter o serviço feito um dia no futuro, aliás essa é a forma de trabalhar mais a Norte sejam a 5 ou a 300 km. "Tenho juízes e procuradores na minha lista", lembram-se?

    Atenção que não me passa pela cabeça que os dirigentes do Benfica sejam uns santinhos, e que não tenham o rabo preso. Mas feliz (ou infelizmente) os interesses deles não são o sucesso desportivo do Benfica, mais depressa pagavam a um árbitro para favorecer um rival se ganhassem dinheiro a título pessoal com isso, do que pagariam para beneficiar o Benfica. Para quem governa o Benfica a parte desportiva é algo que não lhes interessa.

    ResponderEliminar
  5. Nesta equipa do Benfica, é chamar equipa aquele conjunto de rapazes é uma ofensa a qualquer equipa, tens razão em alguns jogadores a aproveitar... Vlacho, Weigl, Gonçalo pelo que pode vir a dar com um treinador, e Darwin... O resto é merda. É preciso um reset total... Laterais horríveis. Do pior que passou pela Luz... Centrais reformados. Talvez Ota para dar experiência e voz de comando pudesse ficar. Alas fazem menos que eu com 52 anos. Menos corridas, menos fintas, menos atitude e muito menos vontade. Um nojo de 40 milhões... Nem consigo olhar para a tromba dos dois. Umaro é Tiago já lá deviam estar. Não temos músculo no meio. Desde is centrais ao pontas de lança é tudo pesos plumas ou velhos reformados. Junta-se a pouca vontade do resto e com um treinador de bolas paradas (a piada fica feita) está o cocktail perfeito feito para o desastre que está a acontecer... 10 pontos perdidos em meia dúzia de jogos com este timoneiro...
    O resto é a verdadeira podridão do futebol alargado à sociedade que, tal como em Portugal, só com um 25 de Abril poderemos aspirar a respirar ar puro. Até lá é vá fantochada que se tem visto todos os fins de semana... Um nojo!

    ResponderEliminar
  6. O Weigl é para aproveitar onde ? Nas obras a carregar baldes de Cimento? O pior jogador do Benfica com elevado nível de passes certos para trás e para os lados,um jogador sem intensidade e lento na reacção à bola , falta de velocidade enfim uma anomalia é por causa dele e mais que o Benfica está reduzido a esta miséria.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.