quinta-feira, 25 de julho de 2013

Os jogos do Algarve e a necessidade de definir o plantel

O Benfica está a realizar jogos de preparação no Algarve e a testar os novos jogadores. Precisa porém de definir o seu plantel, pois as saídas de jogadores como Matic, Sálvio ou Garay afectariam consideravelmente a forma como a equipa joga, tornando estes "testes" pouco significativos.

A saída de Matic, em particular, significaria uma alteração substancial da forma de jogar (para além da necessidade de ir ao mercado para encontrar um substituto). Não é qualquer jogador que poderá substituir o gigante sérvio, quer pela capacidade deste de ocupar os espaços do meio campo quer pela sua qualidade no passe e saída controlada com a bola.

Nesta medida o estilo de jogo do Benfica assenta muito nas características de Matic, pelo que estar a preparar uma equipa com base nele e depois perdê-lo antes de começar a competição a sério não parece a melhor das ideias.

Abstraindo desse importante "pormenor", os sérvios vêm confirmando a qualidade que desde o início julguei neles reconhecer, ao passo que Cortez começa a inserir-se melhor na equipa dando indicações de poder vir a ser uma solução válida. Por outro lado, as contratações para o eixo da defesa também me parecem bastante boas. Sou, há algum tempo, fã das características de Steven Vitória e o argentino Lopes (apesar de não ter jogado esta última partida) parece-me também uma excelente aposta. Há ainda Mitrovic que impressiona pela sua capacidade física e atlética. Não se perceberá porém se Garay continuar: é absurdo uma equipa contar com 6 centrais no seu plantel principal. Mesmo admitindo que Jardel e Mitrovic seriam, num tal quadro, relegados para a equipa B, ter Steven e Lisandro no banco (ou nem isso) parece-me um desperdício pouco condizente com o momento económico-financeiro de Portugal e da Europa.

Voltando aos aspectos positivos, Markovic dá excelentes indicações. Tudo aponta para que tenhamos ali jogador! Qualidade técnica, velocidade, capacidade de remate, confiança ao abordar os lances e a partir no um para um são tudo características altamente encorajadoras e que nos fazem esperar que dali possam vir muitas boas exibições e golos.

Djuricic tem estado menos participativo mas creio que se trata apenas de uma questão de (normal) adaptação a uma nova equipa e um novo estilo de futebol. Sulejmani continua o seu processo de integração na equipa (até agora a correr bem), ao passo que Gaitan e Sálvio mostram a qualidade que lhes é reconhecida - e que é muita.

No eixo do ataque há porém o risco de se vir a sentir demasiado a ausência de Cardozo. Lima é um grande ponta de lança mas mesmo ele não tem, como desde o início venho assinalando, as características e sobretudo a presença de Cardozo na área. Muita gente não percebia isto mas se calhar vai agora perceber, para mal do Benfica. Espero que não, mas temo que sim. O jogo de ontem aliás mostrou-o em larga medida: muito futebol atacante, muitas bolas a circundarem a baliza, várias oportunidades mas apenas um golo.

Sublinho mais uma vez: há que definir o mais cedo possível as saídas: caso Sálvio, Matic e/ou Gaitan (para além de Garay e Cardozo) venham a sair há que começar a integrar os seus substitutos e entrosá-los com a equipa. Caso contrário a pré-época terá sido tempo perdido.

4 comentários:

  1. Enormerrimo Frank, Companheiro,

    "Sublinho mais uma vez: há que definir o mais cedo possível as saídas" ... mas como e que tu conseguias a 'quadrature deste circulo'?

    Como e que consegues impedir que, no proximo dia 31 de agosto (para nao ir mais longe), te apareca um clube qualquer a 'bater' uma clausula (e nem isso seria necessario, bastando-lhes dar a volta a cabeca de um Atleta, vide o exemplo do Luiz) e a prometer multiplicar o salario do Atleta que quiserem levar?

    Sim, como?

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Matic não sai. Ele já o disse a JJ. A não ser que haja alguém que bata 50M€ o que eu sinceramente não acredito.
    Cardoso e Garay saem de certeza assim como poderá Gaitan. Mas vamos buscar um substituto para o Cardoso.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo, ficaria satisfeito se esse cenário se verificasse, uma vez que o Cardozo já não contamos, o Garay também já estávamos preparado para que saísse e o Gaitan apesar de tudo é mais facilmente substituível que o Sálvio. Mas acima de tudo porque isso significaria a permanência de Matic.

    Caro José Albuquerque, quanto a cláusulas, nada a fazer, como é óbvio. O problema porém é ter necessidade de vender à última da hora por não se terem realizado atempadamente verbas suficientes (e se terem feito demasiadas contratações, desequilibrando ainda mais as finanças). O Porto por exemplo conseguiu vender o Moutinho e o James já há muito tempo e por verbas astronómicas. E isto num ano em que quem chegou à final da Liga Europa foi o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enormerrimo Frank, Companheiro,

      Nao te quero melindrar, muito menos offender, pelo que te sugiro que deixes os assuntos economicos e/ou financeiros para quem os domina.

      Tenta falar com quem sabe, de modo a entenderes que escrever "e se terem feito demasiadas contratações, desequilibrando ainda mais as finanças" constitui um disparate de todo o tamanho.

      De uma vez por todas, se quiseres confiar no tanto que eu tenho escrito a este proposito, convence-te que a SAD nao vende Atletas por "necessidade", vende quando oportuno e porque disso depende o seu modelo de crescimento.

      Alias, trata-se de um modelo de crescimento com resultados confirmados e para o qual nao existe alternativa.

      Viva o Benfica!

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.