segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Caso Roberto - credibilidade da direção ferida de morte

Por muitas voltas que se queiram dar ao assunto, por muita areia que se atire para os olhos das pessoas, por muito contorcionismo que alguns façam para explicar o inexplicável, a evidência impõem-se: a venda de Roberto foi fictícia ou falseada.

Roberto não foi vendido coisa nenhuma, foi uma manobra para enganar as pessoas. Aliás os sinais já eram bastante evidentes à data: logo o Saragoça, clube falido e gerido por uma comissão de gestão, perante a polémica face aos valores referidos, veio dizer que tinha contratado o jogador por apenas 86.000 euros.

Confirmado agora que não houve venda, confirma-se também que Luis Filipe Vieira tentou enganar os sócios e accionistas da SAD. Perante os valores envolvidos e perante outras trapalhadas ainda associadas ao negócio (a compra de 50% do passe de Pizzi para emprestar ao espanhol), considero que a credibilidade do LFV e, por arrasto, da direção está ferida de morte. Não mais poderá falar de transparência e mesmo de verdade desportiva sem ser completamente ridicularizado. Quando o principal inimigo do Benfica nos últimos anos fala de "milhões da treta", numa altura em que o negócio ainda não tinha sido desmascarado, e nos vemos obrigados a reconhecer que tinha razão, estamos mal.

LFV teve tudo para ter sucesso no Benfica: estabilidade directiva, falta de oposição credível, apoio esmagador por parte dos sócios. Em 2009 as coisas pareciam finalmente ir entrar nos eixos, com o Benfica a acabar novamente a época como campeão, a jogar bem e a levar os seus adeptos de volta à Luz, com grandes enchentes.

O ano seguinte era o ano decisivo: vencer de novo significaria quebrar finalmente o domínio do Porto, iniciar um novo ciclo no futebol português. LFV mostrou então falta de visão: deixou cair Hermínio Loureiro, deixou cair Ricardo Costa, apoiou Fernando Gomes, convencido de que este estava a mal com Pinto da Costa e iria ser um actor imparcial no futebol português e os resultados são os que estão à vista. As arbitragens chegaram, nalguns casos, a superar o que de pior se passou aquando dos anos do apito dourado. Desde esse fatídico apoio, o Porto perdeu um jogo para o campeonato, tendo o árbitro que apitou esse jogo sido saneado. Penalties ou expulsões contra o Porto tornaram-se uma impossibilidade física, ao passo que a favor basta o mais ligeiro pretexto.
 
Por estas razões e pela decisão de renovar com JJ, decisão que neste momento parece já ter sido um erro tremendo, LFV está numa posição muito frágil da qual já dificilmente recuperará.

2 comentários:

  1. Tentou não, ele efectivamente ENGANOU sócios, adeptos e acionistas.

    Estamos definitivamente falados quanto á honestidade e integridade de quem está á frente dos destinos do clube, colado que nem uma lapa diga-se. Existisse dignidade e colocaria o lugar á disposição, este não será o mandato desportivo sera o da vergonha e revelação porque muito ainda se vai descobrir.

    Claro que o podre piu soube tudo desde sempre mas com esse grande 'amigo' do BENFICA Jorge Mendes envolvido existem dúvidas que dom bufas é logo informado?

    JJ renovar com poderes e prémios reforçados é mais que erro, é lesivo,um dolo, apenas possível porque perder um cúmplice de saque de tal gabarito nunca é fácil.

    Charlatões para a a RUA!

    ResponderEliminar
  2. ser campeao este ano,coisa que duvido seriamente,nem sequer vai ser gloria nenhuma,vai ser evitar o fracasso ainda maior,nos nao vamos jogar para ser campeoes,vamos jogar para impedir que o porto seja tetra campeao,outra vez num espaco de 8 anos.

    E pessoalmente nao vai ser sequer isso que me vai fazer esquecer as desilusoes que tenho sofrido,foram muitas,nos neste momento somos a puta do porto e o nosos estadio foi o seu salao de festas,alguns tentam atirar isto bem la para o fundo e tentar esquecer mas eu nao consigo esquecer tao facilmente.

    Eu ainda conseguia levantar a cabeca se ao menos tivesemos ganho no jamor epoca passada,mas nem isso,so fomos la passar vergonhas dentro e fora de campo onde os sul americanos nem o cavaco souberam cumprimentar,este benfica nao tem jeitinho nenhum,comeco seriamente a nao me identificar com nada disto,e ja nao aguento ver aqueles caras,que sao o rosto puro da derrota e do fracasso

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.