terça-feira, 18 de março de 2014

Foi o vento...

Mais uma grande exibição do Benfica, com golos soberbos, num dos jogos teoricamente mais difíceis até ao fim da época (e já só faltam 7).

Apesar da equipa ter estado em geral num grande plano, sobretudo até resolver o jogo, temos naturalmente que destacar Rodrigo e Garay, pelas exibições e pelos golos: o segundo e o terceiro foram simplesmente espectaculares. 

A reacção do Benfica foi notável, demolidora, à campeão, respondendo a um início mais forte do Nacional e a um penalty inexistente (algo a que iremos no post seguinte) com uma avalanche futebolística que praticamente resolveu o jogo na primeira parte. 

Para a semana recebemos a Académica, ao passo que o Sporting vai à Madeira para defrontar o Marítimo, naquele que será mais um jogo muito difícil para o nosso principal rival. 

Temos porém que nos concentrar exclusivamente no nosso jogo e não nos desviarmos um milímetro da mentalidade de que o próximo jogo é o mais difícil. Enquanto as coisas não estiverem matematicamente resolvidas - para o que faltam 14 pontos, a que se subtrairão os que o Sporting for perdendo - ou perto disso (vantagem ainda maior, para uns 9 ou 10 pontos a poucas jornadas do fim) não poderemos abrandar nem pensar noutras competições (com excepção da Taça de Portugal, que é outra questão).

Do jogo de ontem fica pois uma vitória muito importante, num jogo bem conseguido no qual a equipa (que não contou com Fedja, que tem sido muito importante nas últimas partidas) demonstrou raça e coração e venceu com toda a justiça.

Para não variar, alguns tentaram logo não digo desvalorizar mas retirar brilho à vitória do Benfica, procurando recambolescas análises que em factores múltiplos encontraram a "verdadeira" "explicação" do jogo, desde a lesão de um jogador do Nacional até aos próprios factores metereológicos, com os quais pelos vistos o Benfica estaria em especial conluio... Para alguns o Benfica ganhou por causa do vento imagine-se...

Neste particular tem estado em destaque pela negativa João Rosado, que comentou os dois últimos jogos do Benfica: o primeiro, com o Tottenham, para a SIC, o segundo, o de ontem, para a TSF.

No jogo com o Tottenham, Rosado falava de um domínio do clube inglês que mais ninguém via, ao passo que ia fazendo reparos desajustados às exibições de vários jogadores, deixando de parte apenas Luisão (pudera!). 

Ontem, aquando dos vários golos do Benfica, Rosado tinha sempre algo a apontar. No primeiro, de Lima diz que "não sabe se os jogadores do Nacional reclamavam uma falta de Luisão no início do lance". Importa-se de repetir???? Aquando do monumental de Rodrigo, o comentário inicial de Rosado é que "depois da perdida inacreditável de Gaitan". Quanto ao terceiro, considerou que Garay "tira partido do factor vento" e "fico com a ideia de que Garay tenta fazer uma assistência", pois "não é o seu gesto uma intenção clara para golo" e que "é pena que os jogadores depois não assumam o que verdadeiramente queriam fazer". No comentário de resumo da primeira parte, diz que "Rodrigo tem feito a diferença".

Enfim, são perspectivas.

Importante mesmo é o Benfica continuar a ganhar.

3 comentários:

  1. a benfica tv tira o poder às sporttvs, sics e tvis compradas! torna-se urgente a criação da radio benfica para deixarem as pessoas de alimentar os pançudos da tsf, da antena 1 e renascença!

    ResponderEliminar
  2. Pela minha parte, normalmente gosto de ouvir os 'pançudos', até porque não tenho Sportv nem Benfica Tv. Em todo o caso é preciso denunciar e criticar esses comentadores pseudo-isentos, que acham que estão acima dos adeptos e falam de alto sobre as equipas. O jogo começou mal, com um penálti no mínimo muito duvidoso (quanto a mim mal assinalado) que poderia ter definido o jogo. Felizmente as coisas saíram bem e ganhámos mais uma vez com grande mérito e belos golos. O árbitro também devia ter expulso um jogador do Nacional, tirando isso foi mais ou menos coerente no critério. Devo dizer, em contracorrente com a opinião dominante entre benfiquistas, que nada tenho contra o golo do Sporting - o sal do futebol são os golos e os fiscais de linha têm instruções para em caso de dúvida deixar seguir. Preocupam-me mais os golos mal anulados por foras-de-jogo inexistentes e os penáltis duvidosos que alteram a verdade do jogo e transformam lances inofensivos em golo (isto não está em contradição com o que disse sobre os golos, pois um golo de penálti não tem obviamente a magia de um golo de bola corrida). Há penáltis vergonhosos por supostas bolas na mão (cortou a 'jogada') em lances sem qualquer perigo para a baliza. E aí é outra coisa: os critérios variam muito de árbitro para árbitro. Há uma margem de variação enorme. Os jogadores têm braços, não podem fazê-los desaparecer. Só os lances em que os usam deliberadamente para cortar uma jogada de perigo deviam ser punidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Comestor, concordo totalmente. Em relação aos lances de penalty por mãos, gostaria aliás de ver feita uma estatística que indicasse de quantos beneficiou o Benfica e quantos viu serem marcados contra si. E quem diz o Benfica diz o Porto. Uma estatística destes penalties nos últimos 3 anos. Creio que seria muito reveladora.

      abraço

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.