terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Sportinguismos...

É relativamente habitual o Sporting fazer muito barulho e muitos comunicados quando joga contra o Benfica.

Basta dizer que uma vez ameaçaram que não jogavam...


Também já nos habituaram ao ridículo, desde Bettencour e Dias Ferreira a cantar num palco de uma feira, a este mesmo Dias Ferreira a sair de uma mesa na SIC com o moderador a apelar "oh Dias Ferreira sente-se", até aos disparates do presidente que queria despedir o treinador e afinal diz agora que nada se passou.

A última é um comunicado onde se acusa o Benfica de tudo e mais alguma coisa e se apela a castigos. 

Deixem-me dizer que faixas alusivas à morte de seja quem for, em termos aparentemente congratulatórios, são algo de deplorável que ultrapassa todos os limites da decência. Ninguém bem formado deixa de condenar veementemente atitudes tão reles que roçam o limite inferior da humanidade. 

Pretender contudo confundir a acção de um conjunto de indivíduos (não sabemos quantos) num jogo de futsal com a posição dos sócios do Benfica em geral e dos seus órgãos dirigentes é porém algo que não colhe. 

Os sportinguistas têm todo o direito de estar chocados com essa tal tarja - eu também estou.  

Mas misturar isso com o resultado do jogo de futebol de Domingo, com considerações sobre a exibição do Benfica e uma série de outras questões, é misturar coisas que nada têm a ver umas com as outras e que sugere até que mais do que a indignação com a tarja, o que se passa é uma grande frustração e incapacidade de encaixar o resultado daquele jogo.

Para além disso, a indignação do Sporting parece um pouco parcial, porque houve em Alvalade - no estádio - faixas exibidas por adeptos do Sporting cujo conteúdo é pelo menos tão criticável como aquele (por exemplo sugerindo que os benfiquistas deveriam todos morrer). 

Em que ficamos? 

Outra coisa que as declarações e comunicados sportinguistas ignoram é que no jogo de Alvalade os adeptos do Sporting passaram grande parte do tempo a entoar palavrões e insultos ao Benfica ou que houve uma festa no estádio quando Maxi levou com uma bola na cara. Note-se bem: os adeptos do Sporting têm músicas inteiras dedicadas ao Benfica, com insultos, provocações e idiotices sem sentido. Algo que pelos vistos nada incomoda os dirigentes sportinguistas. E não falo das claques - falo da esmagadora maioria dos adeptos sportinguistas que estava no estádio e que cantava em coro que em cada lampião há um c... ou SLB filhos da ...

É preciso pois dizer uma outra coisa: ao passo que os comportamentos violentos, desviantes e doentios de alguns no Benfica são fortemente criticados e repudiados pela generalidade dos benfiquistas (talvez se possa, admito, fazer algo mais para os erradicar de vez, embora me pareça que terá que ser sobretudo a polícia a actuar), já no Sporting esses mesmos comportamentos parecem ser tolerados quando não aplaudidos. 

E demonstro num segundo o que afirmo: o incêndio ateado pelos seus adeptos na Luz (que não contentes ainda agrediram os bombeiros que o tentavam apagar) NÃO FOI CONDENADO POR NENHUM DIRIGENTE DO SPORTING. O máximo que disseram foi que "não se reviam" naquele comportamento". É esta gente que agora nos quer dar lições de moral? Tenham dó mas para esse peditório eu não dou. Vão dar lições de moral às vossas tias.

1 comentário:

  1. E isso ai Frank vao dar licoes de moral as suas tias, essa cambada esse nojo de equipa,esse nojo de adeptos,sempre a nos provocar e como nao somos santinhos ripostamos,o que esta mal nunca haveria haver tarjas a glorioficar-se com a morte de um ser humano,mas eses filhos duma...vivem do odio ao Benfica e precisamente isso que me faz o Zmerda de Portugal ser o clube mais odiado do Mundo i hate ,i hate i,hate milhoes de vezes o Zmerding so por causa dos seus adpetos.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.