quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

A faixa da polémica - o que ainda não foi dito

Muito se falou sobre este assunto (já vamos na segunda semana) mas o essencial ainda não foi dito.

A verdade é que quem divulgou a faixa, quem lhe deu o máximo de exposição e portanto a "promoveu" foi o actual presidente do Sporting.

A faixa seria sempre lamentável e abjecta, mas se a grande preocupação eram os sentimentos da família do adepto que morreu no Jamor em 1996 porquê dar tanto destaque à faixa? Naturalmente que quanto mais se fala do assunto mais se agravam esses sentimentos de dor.

É que se não tem sido o actual presidente do Sporting, estou em crer que praticamente ninguém saberia deste caso, incluindo a família da vítima. A coisa aconteceu num pavilhão de futsal onde estava um número limitado de pessoas e na transmissão televisiva nem se viu. Foi só quando o Sporting falou nisso que surgiram fotos em toda a imprensa e que a generalidade das pessoas tomou conhecimento do lamentável episódio.

Por outro lado ao dar-se tanta publicidade à faixa não se está a fazer exactamente aquilo que queriam os seus promotores? A dar importância a quem o não merece? A trazer o extremismo e a marginalidade para o centro do debate e da sociedade?

A indignação sportinguista soa pois muito a hipocrisia: alega-se a dor da família mas não se faz senão agravá-la e usá-la para fins populistas e demagógicos. A hipocrisia manifesta-se também no facto dessa indignação parar e desaparecer quando as faixas e as camisolas são de sentido contrário, dirigidas por sportinguistas a benfiquistas. Aí já não há críticas nem condenação. Tudo bate certo porém com a personagem em causa: um mitómano, um indivíduo que possivelmente nem sequer tem uma noção exacta da realidade, a qual confunde com os seus desejos e visão distorcida das coisas. 

Outro assunto é o das tochas e petardos atirados para o meio dos adeptos do Sporting. Considero isso demasiado grave e a necessitar de atenção por parte da polícia. Acho isso criminoso e a exigir uma punição exemplar. O Benfica precisa de se ver livre desse tipo de gente. Gente que faz isso não pode ter lugar num estádio de futebol. Somos o maior clube português e devemos perceber que isso acarreta responsabilidades próprias, nomeadamente a de tudo fazer para que o futebol seja um espectáculo seguro onde se podem levar as famílias. Para isso há que erradicar algumas ovelhas negras.

4 comentários:

  1. Punicao tambem para quem arremesou uma tocha ao Artur que tambem e um ser humano e a sua vida e tao valiosa como a de qualquer lagarto.

    ResponderEliminar
  2. Assino por baixo. Os sentimentos da família do adepto do Benfica que morreu num acidente de viação não contam para nada. Provavelmente pelo facto de, por ser benfiquista, para os lagartos não terá família.

    ResponderEliminar
  3. Concordo. A hipocrisia foi evidente quando criticaram os petardos e tochas do lado dos adeptos do Benfica num jogo em que o jogo foi interrompido por arremesso de tochas do lado dos adeptos do Sporting que também lançaram mais petardos.

    Ouvimos nós o estádio de Alvalade a assobiar quem arremesou os petardos como já assisti inumeras vezes na luz? Não pois não?

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.